Comentário Bíblico
Adventista
Mediante fé em Jesus Cristo - (cba)
Romanos 3:22
Ou, “pela fé de Jesus Cristo”. Em Marcos 11:22, em que o grego significa, literalmente: “tende a fé de Deus”, a NVI verteu como: “tenham fé em Deus”. Da mesma forma, o literal “a fé do Seu nome” é traduzida como “fé em o nome” (Atos 3:16). O literal “aquele que tem fé de Jesus” é traduzido como “daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26). Os santos são os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus (cf. Apocalipse 14:12; TM, 58).
- 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Marcos 11:22 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12
Alguns têm preferido entender que “a fé de Jesus” representa a fé que o próprio Jesus exerceu, Sua fidelidade, a vida santa que viveu e o caráter perfeito que desenvolveu, que são concedidos como um dom gratuito a todos os que O recebem (ver DTN, 762; comparar com “a fidelidade de Deus”, ver com. de Romanos 3:3). Além disso, Sua “fé” incluiría a fidelidade em Sua morte vicária (cf. Romanos 3:25,26; Filipenses 2:8).
- 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? Romanos 3:3 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:25,26 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8
Em qualquer operação de justificação, esses dois aspectos estão em atividade. É a “fé de Jesus” que torna possível para Deus ser “justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26). “A fé em Jesus” é o canal pelo qual o indivíduo entra na posse das bênçãos da justificação (ver Ellen G. White, Material Suplementar sobre Romanos 4:3-5).
- 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:3-5
No entanto, a justiça não é recebida como recompensa pela fé em Cristo, mas, em vez disso, é o meio pelo qual nos apropriamos da justiça. Quando, por amor e gratidão, o crente em Jesus se consagra sem reservas à misericórdia e à vontade de Deus, a justiça da justificação lhe é imputada. Quando ele segue diariamente nessa experiência de confiança, entrega e comunhão, sua fé aumenta, permitindo-lhe receber mais e mais da justiça comunicada da santificação.
A fé é como se fosse a mão que o pecador estende para receber o “dom gratuito” da misericórdia de Deus (Romanos 5:15). Esse é o dom que Deus sempre espera e se dispõe a nos conceder, não como recompensa por qualquer ação, mas inspirado por Seu amor infinito. O dom é nosso quando o recebemos, e é recebido “por meio da fé”.
E sobre todos - (cba)
Romanos 3:22
As evidências textuais se dividem quanto a se estas palavras faziam parte do manuscrito original. Mas a omissão delas não afeta o sentido.
Creem - (cba)
Romanos 3:22
Ou, “têm fé” (ver com. de Romanos 3:3).
Não há distinção - (cba)
Romanos 3:22
Ou, “não há diferença”. Gentios e judeus estão todos incluídos no mesmo método de salvação. O motivo de não ser feita distinção entre eles é que não existe qualquer diferença em sua necessidade (Romanos 3:23).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não Poupança de Propriedades na Lei
Romanos 3:19-28
Ver Gálatas 2:16,17; Gálatas 3:10,11,12,13,24. Eu apelaria a todos os que quiserem conquistar o céu, que tomem aviso. Não dediquem seu precioso tempo de experiência a costurar folhas de figueira para cobrir a nudez resultante do pecado. Ao olhar para o grande espelho moral do Senhor, Sua santa lei, Seu padrão de caráter, nem por um momento suponha que isso possa purificá-lo. Não há propriedades salvadoras na lei. Não pode perdoar o transgressor. A pena deve ser aplicada. O Senhor não salva pecadores abolindo Sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. A punição foi suportada pelo substituto do pecador. Não que Deus seja cruel e impiedoso, e Cristo tão misericordioso que morreu na cruz do Calvário para abolir uma lei tão arbitrária que precisava ser extinta, crucificada entre dois ladrões. O trono de Deus não deve ter nenhuma mancha de crime, nenhuma mancha de pecado. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho fizeram um pacto que se o homem se mostrasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deve cair sobre ele (Manuscrito 145, 1897 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:16,17 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:10,11,12,13,24
“Esta é a justificação pela fé”
Romanos 3:19-28
Ver Romanos 5:1. Como o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita esta expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Esta é a justificação pela fé. Cada alma crente deve conformar sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se em um estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiatórios do Redentor e avançando de força em força, de glória em glória.
Perdão e justificação são uma e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. O pecador recebe o perdão de seus pecados, porque esses pecados são suportados por seu Substituto e Fiador. O Senhor fala com Seu Pai celestial, dizendo: “Este é Meu filho. Eu o isento da condenação à morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - vida eterna - porque tomei seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é até mesmo Meu filho amado. ” Assim, o homem, perdoado e vestido com as belas vestes da justiça de Cristo, permanece sem defeito diante de Deus.
O pecador pode errar, mas não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, entretanto, é o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. É prerrogativa do Pai perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos aliviou, imputando-nos a Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as demandas da justiça.
Justificação é o oposto de condenação. A misericórdia sem limites de Deus é exercidapara aqueles que são totalmente indignos. Ele perdoa transgressões e pecados por causa de Jesus, que se tornou a propiciação por nossos pecados. Por meio da fé em Cristo, o transgressor culpado é levado às boas graças de Deus e à forte esperança de vida eterna ( Manuscrito 21, 1891 ).
Um sinal para o mundo
Romanos 3:19-28
A justificação pela fé em Cristo se manifestará na transformação do caráter. Este é o sinal para o mundo da verdade das doutrinas que professamos. A evidência diária de que somos uma igreja viva é vista no fato de que estamos praticando a Palavra. Um testemunho vivo vai para o mundo em uma ação cristã consistente.
Ele declara a um mundo que apostatou que há um povo que acredita que nossa segurança está em nos apegarmos à Bíblia. Este testemunho é uma distinção inconfundível daquele da grande igreja apóstata, que adota a sabedoria e autoridade humanas em lugar da sabedoria e autoridade de Deus ( Carta 83, 1896 ).
Com corações humildes examine a expiação
Romanos 3:20-30
Ver Gálatas 6:14; Efésios 2:8,9; Tito 3:5; Hebreus 7:25; Apocalipse 22:17. - Ninguém assuma a posição limitada e estreita de que qualquer uma das obras do homem pode ajudar da maneira menos possível a liquidar a dívida de sua transgressão. Este é um engano fatal. Se você quer entender, deve parar de regatear suas idéias preferidas e, com o coração humilde, examinar a expiação.
- 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17
Este assunto é tão vagamente compreendido que milhares e milhares que afirmam ser filhos de Deus são filhos do maligno, porque dependerão de suas próprias obras. Deus sempre exigiu boas obras, a lei exige, mas porque o homem se colocou no pecado onde suas boas obras eram inúteis, somente a justiça de Jesus pode valer. Cristo é capaz de salvar ao máximo porque vive sempre para interceder por nós.
Tudo o que o homem pode fazer para sua própria salvação é aceitar o convite: “Quem quiser, tome de graça da água da vida”. Nenhum pecado pode ser cometido pelo homem sem satisfação no Calvário. Assim, a cruz, em apelos fervorosos, continuamente oferece ao pecador uma expiação completa ( Manuscrito 50, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:21-26
O homem culpado deve permanecer submetido à ira pari sempre? A ferida estará aberta para sempre? Não, bendito seja Deus, há outro caminho aberto para nós. É a justiça de Deus; a justiça na ordenação, na provisão e na aceitação. Essa fé que tem a Jesus como seu objeto; o Salvador ungido, este é o significado do nome de Jesus Cristo. A fé justificadora diz respeito a Cristo como Salvador em seus três ofícios ungidos: Profeta, Sacerdote e Rei; essa fé confia nEle, o aceita e se apega a Ele; em tudo isto os judeus e os gentios são igualmente bemvindos a Deus por meio de Cristo.
Não há diferença, sua justiça está sobre todo aquele que crê; não somente lhes oferece, mas a coloca neles como uma coroa, como uma túnica. É livre graça, pura misericórdia, nada há em nós que mereça tais favores. Nos é concedida gratuitamente, mas Cristo comprou-a e pagou o preço. A fé tem especial consideração pelo sangue de Jesus Cristo, como a que fez a expiação. Deus declara a sua justiça em tudo isto. Fica claro que Ele odeia o pecado, quando nada inferior ao sangue de Cristo faz expiação pelo pecado. Cobrar a dívida do pecador não estaria em conformidade com a sua justiça, posto que o Fiador a pagou e Ele aceitou esse pagamento por toda a dívida.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado. 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. 20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3-13,20-22 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:6,11,22 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 6 Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Gálatas 3:6 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23 10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61:10 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Mateus 22:11,12 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; Lucas 15:22 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. 9 De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão. Gálatas 3:7-9 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. Romanos 2:1 12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Romanos 10:12 9 e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Atos 15:9 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:7 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28 11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:11 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:16,20 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Gálatas 3:22 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. Efésios 3:12 16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. Romanos 4:16