Comentário Bíblico
Adventista
Abraão [...] creu em Deus - (cba)
Gálatas 3:6
Citação de Gênesis 15:6 na LXX, em que Abraão aceitou as promessas da aliança pela fé. Os oponentes de Paulo tinham feito parecer que ele não respeitava os escritos de Moisés, ao qual eles haviam atribuído uma importância exagerada. Ao enfrentá-los em seu próprio terreno. Paulo cita Moisés para provar sua posição. O caso de Abraão, de quem eles se vangloriavam, era um exemplo do que Paulo cria que deve ser a experiência permanente de todos os cristãos. Em Romanos 4:1-3, Paulo cita a mesma passagem como uma prova de que Abraão foi justificado pela fé, e não pelas obras. Se fora certo no caso de Abraão, também devia ser no de seus descendentes (Gálatas 3:7) e com mais razão com seus filhos espirituais (Gálatas 3:14,26,27,28,29). O importante é a superioridade da fé sobre a lei como meio de alcançar a justiça.
- 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:1-3 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. Gálatas 3:7 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:14,26,27,28,29
Imputado - (cba)
Gálatas 3:6
Ou, “contado", “atribuído". A fé demonstrada por Abraão foi creditada em sua conta no Céu. quitando sua dívida, e Deus o considerou justo. As obras não tiveram qualquer relação com o fato de ter alcançado esse crédito favorável nos livros do Céu. Deus simplesmente I be ofereceu, e ele aceitou pela fé, confiando no cumprimento da promessa de Deus. Seus próprios esforços nunca poderiam ter comprado essa bendita condição (ver com. de Romanos 4:9-13).
A fé não satisfaz as exigências da lei, pois a lei exige perfeita obediência. Portanto, para que alguém seja justificado pela fé, deve ter em conta outro princípio diferente do das obras da lei. Ser considerado justo significa ser perdoado e admitido ao favor de Deus. O ser humano não pode fazer nada para merecer a dádiva da justiça de Cristo; não pode reivindicá-lo com base em mérito. A graça divina torna possível que um Deus justo considere justos os pecadores arrependidos.
Justiça - (cba)
Gálatas 3:6
Do gr. dikaiosunü (ver com. de Mateus 5:6).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 3:6-14
O apóstolo pro,~a a doutrina, de cuja rejeição havia culpado os gálatas. A saber, a da justificação pela fé, sem as obras da lei. Ele o faz a partir do exemplo de Abraão, cuja fé se firmou na Palavra e na promessa de Deus, e por crer foi reconhecido e aceito por Deus como sendo um homem justo. É dito que as Escrituras prevêem, porque aquEle que previu foi o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras. Abraão foi abençoado por causa da fé que possuía na promessa de Deus; e esta é a única forma pela qual os demais obtêm este privilégio. Então, estudemos o assunto, a natureza e os efeitos da fé de Abraão, porque quem pode escapar da maldição da santa lei de alguma outra maneira? A maldição é contrária a todos os pecadores; portanto, é contrária a todos os homens, porque todos pecaram, e todos se fizeram culpáveis diante de Deus; e como transgressores da lei, estamos debaixo de sua maldição, e em vão buscaremos a justificação por meio dela. Os justos ou retos são somente aqueles que são libertos da morte e da ira, e que são restaurados a um estado de vida no favor de Deus: somente através da fé é que as pessoas chegam a ser justas.
Assim vemos, pois, que a justificação por meio da fé não é uma doutrina nova, mas foi ensinada na Igreja de Deus muito antes dos tempos em que o Evangelho foi introduzido. Na verdade, é a única maneira pela qual os pecadores foram ou podem ser justificados.
Mesmo não tendo sentido esperar a libertação por meio da lei, existe um caminho aberto para que o homem escape da maldição, e recupere o favor de Deus, a saber, por meio da fé em Cristo. Cristo nos redimiu da maldição da lei; foi feito pecado, ou uma oferta pelo pecado por nós; não separado de Deus, mas por certo tempo sujeito ao castigo divino. Os intensos sofrimentos do Filho de Deus advertem os pecadores aos gritos, para que fujam da ira vindoura, mais do que de todas as maldições da lei, porque, como é que Deus poderia salvar a um homem que permanece sob o pecado, tendo em vista que não poupou o seu próprio Filho, quando os nossos pecados foram carregados sobre Ele? Porém, ao mesmo tempo, Cristo, da cruz, convida os pecadores a que de modo livre e de graça, refugiem-se nEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão. Gálatas 3:9 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3-6,9,10,21,22 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido. Romanos 9:32,33 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; Romanos 4:6,11,22,24 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:19-21
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
