Comentário Bíblico
Adventista
Abriram-se, então, os olhos de ambos - (cba)
Gênesis 3:7
Que ironia há nessas palavras, que registram o cumprimento da ambígua promessa de Satanás! Abriram-se os olhos de seu intelecto e compreenderam que não mais eram inocentes. E também se abriram os olhos físicos e viram que estavam nus.
Fizeram cintas para si - (cba)
Gênesis 3:7
Sentindo-se envergonhados na presença um do outro, procuraram escapar da vergonha da nudez. As cintas de folhas de figueira eram um pobre substituto para as brilhantes vestes de inocência que haviam perdido. A consciência estava trabalhando. O fato de que esse sentimento de vergonha não tinha raiz na sensualidade, mas na consciência de culpa diante de Deus se evidencia pelo ato de se esconderem dEle.
A única inscrição antiga que mostra alguma semelhança com a história da queda do homem, da forma como é contada na Bíblia, é um poema bilíngue em sumério e acádio que diz: "A donzela comeu do que era proibido, a donzela, a mãe do pecado, praticou o mal, a mãe do pecado teve uma expenencia dolorosa" (A. Jeremias, Das Alte Testament im Lichte des Alten Orients [Leipzig, 1930], 99).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 3:6-8
A primeira expressão em Gênesis 3:6 imita o cap. 1, no qual Deus "via" que a criação era "boa". Isso sugere que Eva havia usurpado o papel do Criador de determinar aquilo que era "bom". A atração sobre Eva afetou três áreas: paladar, visão e intelecto. Tiago 1:14,15 descreve a sequência da tentação que acaba levando à morte.
- 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:14,15
percebendo
Gênesis 3:7
O resultado da abertura dos olhos foi o que Adão e Eva perceberam, ou conheceram, ecoando o nome da árvore. Infelizmente, eles só conheceram a vergonha e, ao perceber sua nudez, fizeram roupas para si.
Folhas de figueira não cobrem o pecado
Gênesis 3:7
Adão e Eva comeram do fruto e obtiveram um conhecimento que, se obedecessem a Deus, jamais teriam, —uma experiência de desobediência e deslealdade a Deus —o conhecimento de que estavam nus . A vestimenta da inocência, uma cobertura de Deus, que os rodeava, partiu; e eles supriram o lugar desta vestimenta celestial costurando folhas de figueira para os aventais.
Esta é a cobertura que os transgressores da lei de Deus têm usado desde os dias da desobediência de Adão e Eva. Eles costuraram folhas de figueira para cobrir sua nudez, causada pela transgressão. As folhas de figueira representam os argumentos usados para encobrir a desobediência. Quando o Senhor chamar a atenção de homens e mulheres para a verdade, será iniciada a transformação das folhas de figueira em aventais, para ocultar a nudez da alma. Mas a nudez do pecador não é coberta. Todos os argumentos reunidos por todos os que se interessaram por essa obra frágil darão em nada ( The Review and Herald, 15 de novembro de 1898 ).
Escondendo-se de Deus
Gênesis 3:7-13
Leia Gênesis 3:7-13. Por que Adão e Eva sentiram a necessidade de se esconder de Deus? Por que Deus perguntou “Onde você está?” Como Adão e Eva procuraram justificar seu comportamento?
Depois de pecar, Adão e Eva se sentiram nus, pois tinham perdido suas vestes de glória, que refletiam a presença de Deus (ver Salmos 8:5, compare com Salmos 104:1,2). A imagem divina foi afetada pelo pecado. O verbo “fazer”, na frase “fizeram cintas para si” (Gênesis 3:7), era até então aplicado apenas a Deus, o Criador (Gênesis 1:7,16,25, etc.). É como se eles substituíssem o Senhor ao tentar encobrir seus pecados, um ato que Paulo denuncia como justiça pelas obras (Gálatas 2:16).
- 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade, 2 tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina. Salmos 104:1,2 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:7 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. Gênesis 1:7,16,25 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Ao Se aproximar, Deus perguntou: “Onde você está?” (Gênesis 3:9), o mesmo tipo de pergunta que fez a Caim (Gênesis 4:9). Claro, Deus sabia as respostas. Suas perguntas foram feitas em benefício dos culpados, para ajudá-los a perceber o que haviam feito e, ao mesmo tempo, levá-los ao arrependimento e à salvação. A partir do momento em que os humanos pecaram, o Senhor esteve trabalhando para sua salvação e redenção.
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? Gênesis 4:9
Todo o cenário reflete a ideia do juízo investigativo, que começa com o Juiz, que interroga o culpado (Gênesis 3:9) a fim de prepará-lo para a sentença (Gênesis 3:14-19). Mas Ele também faz isso para levar ao arrependimento, que conduzirá à salvação (Gênesis 3:15).
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:14-19 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
No início, Adão e Eva tentaram fugir da acusação, procurando culpar um ao outro, atitude comum entre pecadores. À pergunta de Deus, Adão respondeu que foi a mulher que o Senhor lhe tinha dado (Gênesis 3:12) que o havia levado a fazer isso. Foi culpa dela (e, implicitamente, de Deus também), não dele.
Eva respondeu que foi a serpente que a enganou. O verbo hebraico nasha’, “enganar” (Gênesis 3:13), significa dar às pessoas falsas esperanças, levando- as a acreditar que estão fazendo a coisa certa (2 Reis 19:10; Isaías 37:10; Jeremias 49:16).
- 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Gênesis 3:13 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 2 Reis 19:10 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. Isaías 37:10 16 Quanto à tua terribilidade, enganou-te a arrogância do teu coração, ó tu que habitas nas cavernas dos penhascos, que ocupas as alturas dos outeiros; ainda que ponhas o teu ninho no alto como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor. Jeremias 49:16
Adão culpou a mulher, dizendo que ela lhe deu o fruto, e Eva culpou a serpente, dizendo que ela a enganou. Porém, os dois eram culpados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:6-8
Observe os passos da transgressão: não são passos ascendentes, mas descendentes, em direção ao abismo. Primeiro: Ela viu. Uma grande quantidade de pecados vem através dos olhos. Não olhemos para aquilo que traz consigo o risco de estimular a concupiscência (Mateus 5:28). Segundo: Ela tomou. Foi seu próprio ato e obra. Satanás pode tentar, porém, não pode obrigar; pode nos persuadir a ajoelharmo-nos diante do precipício, porém, não pode lançar-nos dali (Mateus 4:6). Terceiro: Ela correu. Quando ela olhou para o fruto, talvez não tenha tido a intenção de tomá-lo; ou quando o tomou, não tinha a intenção de comêlo: porém, acabou fazendo-o. É uma atitude sábia deter os primeiros movimentos do pecado, e abandoná-lo antes de ver-se comprometido com ele. Quarto: Deu-o também ao seu marido. Aqueles que fazem o mal estão dispostos a arrastar outros a fazerem o mesmo. Quinto: Ela comeu, por não levar em conta a árvore da vida.
- 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:6
Por não comer daquilo que era permitido por Deus, mas, ao invés disto, comer do fruto da árvore do conhecimento, que estava proibido, Adão mostrou claramente o seu desdém por aquilo que Deus lhe havia outorgado, e o seu desejo por aquilo que Deus considerou prudente não lhe dar. Desejava ter o que quisesse e fazer o que lhe trouxesse prazer. Definindo em uma só palavra, o seu pecado foi a desobediência (Romanos 5:19), desobediência a uma ordem clara, simples e expressa. Adão não tinha uma natureza pecaminosa que o impulsionasse ao pecado; pelo contrário, tinha a liberdade de escolha, conforme a sua vontade, com toda a sua força, não debilitada e nem desequilibrada. Porém, apartou-se com muita prontidão, arrastando toda a sua posteridade ao pecado e à miséria. Então, quem pode dizer que o pecado de Adão, em si, causou pouco dano? Já era demasiadamente tarde quando Adão e Eva viram a necessidade de comer a fruta proibida. contemplaram a felicidade da qual caíram, e a miséria em que naufragaram. viram um Deus amoroso irritado, e a perda de sua graça a seu favor.
Aqui se vê que desonra e transtorno o pecado produz; torna tudo aquilo que se apresenta em maldade, e destrói todo o conselho. cedo ou tarde o pecado acarreta a vergonha; seja a vergonha do verdadeiro arrependimento, que termina em glória, seja a vergonha e confusão perpétua, na qual despertarão os maus no grandioso dia. Aqui se vê em que consiste habitualmente a necessidade daqueles que pecaram. cuidam mais de salvar o seu crédito diante dos homens do que de obter o perdão de Deus. As desculpas que os homens dão para encobrir e diminuir a importância de seus pecados, são vãs e frívolas; assim como os aventais de folhas de figueira que foram feitos, não são capazes de melhorar a situação. Não obstante, todos nós temos a tendência de procurar encobrir as nossas transgressões, como Adão.
Antes de pecar, eles acolhiam as bondosas visitas de Deus com gozo humilde; agora, o Senhor se convertia em um terror para os dois. Não devemos nos assombrar, portanto, de que eles tenham se tornado terror para si mesmos, e ficaram repletos de confusão. Este fato mostra a falsidade do tentador, e a fraude das suas tentações. Satanás prometeu que estariam a salvo. Porém, eles não podiam sequer pensar que seria assim! Adão e Eva tornaram-se infelizes consoladores, um para o outro!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3:5 34 E enlouquecerás pelo que hás de ver com os teus olhos. Deuteronômio 28:34 20 E sucedeu que, chegando eles a Samária, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samária. 2 Reis 6:20 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. Lucas 16:23 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Gênesis 3:10,11 25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam. Gênesis 2:25 29 Eu serei condenado; por que, pois, trabalharei em vão? 30 Se eu me lavar com água de neve, e limpar as minhas mãos com sabão, 31 mesmo assim me submergirás no fosso, e as minhas próprias vestes me abominarão. Jó 9:29-31 20 Pois a cama é tão curta que nela ninguém se pode estender; e o cobertor tão estreito que com ele ninguém se pode cobrir. Isaías 28:20 6 As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos. Isaías 59:6 3 A tua nudez será descoberta, e ver-se-á o teu opróbrio; tomarei vingança, e não pouparei a homem algum. Isaías 47:3 8 Jerusalém gravemente pecou, por isso se fez imunda; todos os que a honravam a desprezam, porque lhe viram a nudez; ela também suspira e se volta para trás. Lamentações 1:8