Comentário Bíblico
Adventista
Maldita és - (cba)
Gênesis 3:14
A maldição do pecado repousa não somente sobre a serpente, mas sobre toda a criação animal, embora ela devesse suportar uma maldição maior. Tendo sido outrora a mais inteligente e bela das criaturas, a serpente foi então privada das asas e condenada, daí por diante, a rastejar no pó.
Não se deve supor que, por isso, brutos irracionais se tornaram objeto da ira de um Deus vingativo. Essa maldição foi para benefício de Adão, como um meio de impressioná-lo com as consequências de longo alcance do pecado. Deve ter trazido intenso sofrimento ao próprio coração o fato de contemplar essas criaturas, de quem devia ter sido o protetor, suportando os resultados de seu pecado (PP, 68). Sobre a serpente, que havia se convertido para sempre em símbolo do pecado, a maldição caiu mais pesadamente - não tanto para que ela pudesse sofrer, mas para que pudesse também ser para o homem um símbolo dos resultados do pecado. Não é de admirar que a maioria dos seres humanos sinta repulsa e medo em presença de uma serpente.
Comerás pó - (cba)
Gênesis 3:14
O fato de as serpentes realmente não comerem pó tem levado comentaristas da Alta Crítica a declararem que os povos antigos tinham a ideia equivocada de que esse animal, que rasteja sobre o ventre e vive até em desertos onde é difícil encontrar algum tipo de comida, se alimentava de pó. Essa concepção errônea teria influenciado o autor do Gênesis, dizem eles, a formular a maldição pronunciada sobre a serpente de forma a colocá-la de acordo com essa ideia difundida. Eruditos conservadores têm tentado, quase que sem sucesso, mostrar que a serpente come um pouco de pó ao se alimentar. Mas, o mesmo não ocorre com muitos animais que tiram seu alimento do solo? Esse problema desaparece quando consideramos "comerás pó" como uma frase figurativa. Ela era usada nesse sentido pelos povos antigos, como o revelam literatura e cartas recentemente descobertas. O mito pagão da descida de Ishtar ao mundo subterrâneo diz, a respeito das pessoas amaldiçoadas, que "pó é seu quinhão e barro sua comida". Entre as maldições pronunciadas sobre inimigos é repetido, vez após vez, o desejo de que eles venham a comer pó. No antigo hino de batalha galês "Marcha dos Homens de Harlech", é lançada sobre os inimigos a zombaria: "Eles lamberão terra." À luz disso, a expressão "comerás pó todos os dias da tua vida" simplesmente significa "serás a mais amaldiçoada de todas as criaturas".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 3:14-21
pronunciamento do juízo divino seguiu esta linha de ação: primeiro contra a serpente (Gênesis 3:14,15), depois contra Eva (Gênesis 3:16) e, por fim, contra Adão (Gênesis 3:17-19).
- 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14,15 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:14-15
Deus dita a sentença. E inicia por onde começou o pecado, com a serpente. Os instrumentos do Diabo devem compartilhar os castigos de Satanás. Sob o disfarce da serpente, o Diabo é sentenciado a ser degradado e maldito por Deus; detestado e aborrecido por toda a humanidade: também a ser, ao final, destruído e arruinado pelo Redentor, fato que pode ser concluído pelo esmagamento de sua cabeça. Declara-se a guerra entre a semente da mulher e a da serpente. O fruto desta inimizade, é a existência de uma guerra contínua entre a graça e a corrupção nos corações do povo de Deus. Satanás, por meio de suas corrupções, os esbofeteia, os ciranda e procura devorá-los. O céu e o inferno jamais poderão ser reconciliados, tampouco a luz e as trevas; assim também não há acordo entre Satanás e a alma santificada. Além do mais, existe uma luta contínua entre os maus e os santos deste mundo. É feita uma promessa bondosa a respeito de Cristo, como o libertador do homem que está caído por causa do poder de Satanás.
Esta era a aurora do dia do Evangelho: assim que a ferida foi feita, o remédio foi provido e revelado. Esta bondosa revelação de um Salvador chegou sem que a pedissem ou a buscassem. Sem uma revelação de misericórdia, que dê esperança de perdão, o pecador convicto naufragaria no desespero e endureceria seu coração. Pela fé nesta promessa, tanto os nossos primeiros pais como os patriarcas que viveram anteriormente ao Dilúvio foram justificados e salvos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1 6 Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem. Gênesis 9:6 28 Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. 29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto. 30 Se lhe for imposto resgate, então dará como redenção da sua vida tudo quanto lhe for imposto; 31 quer tenha o boi escorneado a um filho, quer a uma filha, segundo este julgamento lhe será feito. 32 Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado. Êxodo 21:28-32 25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas. Levítico 20:25 9 Inclinem-se diante dele os seus adversários, e os seus inimigos lambam o pó. Salmos 72:9 4 Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca; e será a tua voz debaixo da terra, como a dum necromante, e a tua fala assobiará desde o pó. Isaías 29:4 25 O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor. Isaías 65:25 17 Lamberão o pó como serpentes; como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti. Miquéias 7:17