Comentário Bíblico
Adventista
Se alguém derramar o sangue do homem - (cba)
Gênesis 9:6
Deus vingaria ou puniria todo assassinato; não, porém, diretamente, como o fez no caso de Caim, mas indiretamente, colocando na mão do ser humano o poder judicial. A palavra "derramar" subentende homicídio intencional (doloso) e não acidental (culposo), para o qual a lei tinha outras disposições diferentes das que são mencionadas aqui (Números 35:11). A injunção divina confere poder judicial ao governo temporal e coloca a espada em sua mão. Deus tomou o cuidado de erigir uma barreira contra a supremacia do mal e, assim, lançou o fundamento para um desenvolvimento civil ordenado da humanidade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Instruções divinas para o remanescente humano
Gênesis 9:1-7
Há ecos dos cap. 1e 2, mas com instruções mais detalhadas quanto ao regime alimentar e ao so do sangue (prenunciando Levítico 17:10-14). Gênesis 9:21 retoma Gênesis 1:28; contudo, a instrução de sujeitar e dominar está ausente. Em vez disso, Deus coloca pavor e medo do homem sobre os animais (Gênesis 9:2). A provisão de comida para o ser humano é redefinida, mas a carne é permitida em certas condições (Gênesis 9:3,4; sobre a dieta original de Deus para os seres humanos, visando à sua SAÚDE, ver Gênesis 1:29,30).
- 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo. 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. 12 Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum de vós comerá sangue; nem o estrangeiro que peregrina entre vós comerá sangue. 13 Também, qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que apanhar caça de fera ou de ave que se pode comer, derramará o sangue dela e o cobrirá com pó. 14 Pois, quanto à vida de toda a carne, o seu sangue é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. Levítico 17:10-14 21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. Gênesis 9:21 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Gênesis 1:28 2 Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Gênesis 9:2 3 Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9:3,4 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. Gênesis 1:29,30
Nota
Gênesis 9:6
O texto aponta para a fórmula futura de "olho por olho" (Êxodo 21:24; Levítico 24:20; Deuteronômio 19:21), sugerindo que a punição deveria ser equivalente à seriedade do crime. "Derramar o sangue" é uma expressão idiomática que indica assassinato (Gênesis 37:22; 1 Reis 2:31; Ezequiel 22:4). A santidade da vida se baseia na criação: como a humanidade foi criada à imagem de Deus (Gênesis 1:27), toda morte viola essa imagem e requer punição. Não há indicativos claros de quem deve executar a punição.
- 24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Êxodo 21:24 20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito. Levítico 24:20 21 O teu olho não terá piedade dele; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. Deuteronômio 19:21 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mão nele. Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai. Gênesis 37:22 31 Ao que lhe disse o rei: Faze como ele disse; mata-o, e sepulta-o, para que tires de sobre mim e de sobre a casa de meu pai o sangue que Joabe sem causa derramou. 1 Reis 2:31 4 Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste; e fizeste aproximar-se o teu dia, e é chegado o fim dos teus anos. Por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras. Ezequiel 22:4 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
Deus protege os direitos do homem
Gênesis 9:6
Com que cuidado Deus protege os direitos dos homens! Ele atribuiu uma pena ao homicídio doloso. "Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá seu sangue derramado." ( Gênesis 9:6 ) Se um assassino pudesse ficar impune, ele, por sua influência maligna e violência cruel, subverteria outros. Isso resultaria em um estado de coisas semelhante ao que existia antes do Dilúvio. Deus deve punir assassinos. Ele dá vida e a tirará, se essa vida se tornar um terror e uma ameaça ( Manuscrito 126, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 9:4-7
A principal razão da proibição do comer sangue, sem dúvida, deveu-se ao fato de que o seu derramamento nos sacrifícios tinha por objetivo que os adoradores tivessem o seu pensamento posto na grande expiação; ainda que também pareça ter o propósito de controlar a crueldade, para que os homens, ao acostumar-se a derramar o sangue dos animais e alimentar-se dele, se tornassem insensíveis frente a isto, e a idéia de derramar o sangue humano lhes afetasse pouco.
O homem não deve tirar a sua própria vida. A nossa existência pertence a Deus e devemos dá-la somente quando for agradável a Ele. Se anteciparmos a nossa própria morte de algum modo, deveremos dar contas a Deus sobre isto.
Quando Deus exige que um homem pague por uma vida que ele tirou injustamente, o homicida não é capaz de argumentar; portanto, deve ser preso a fim de entregar a própria vida como castigo. Em um ou outro momento, neste mundo ou no porvir, Deus descobrirá os crimes, e castigará aqueles homicídios cujo castigo ficou fora do poder de alcance dos homens. Porém, existem os que são ministros de Deus para proteger o inocente, para infundir temor aos malfeitores e fazê-los sentir que não devem utilizar a espada em vão (Romanos 13:4). o homicídio deliberado deve ser sempre castigado com a morte. A esta lei agrega-se uma razão. Todavia, existem remanescentes da imagem de Deus no homem caído, de modo que o que mata injustamente um homem, desfigura a imagem de Deus e o desonra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto. 13 Se, porém, lhe não armar ciladas, mas Deus lho entregar nas mãos, então te designarei um lugar, para onde ele fugirá. 14 No entanto, se alguém se levantar deliberadamente contra seu próximo para o matar à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra. Êxodo 21:12-14 2 Se o ladrão for achado a minar uma casa, e for ferido de modo que morra, o que o feriu não será réu de sangue; 3 mas se o sol houver saído sobre o ladrão, o que o feriu será réu de sangue. O ladrão certamente dará indenização; se nada possuir, será então vendido por seu furto. Êxodo 22:2,3 4 e não o trouxer à porta da tenda da revelação, para o oferecer como oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue, pelo que será extirpado do seu povo; Levítico 17:4 17 Quem matar a alguém, certamente será morto; Levítico 24:17 25 e a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, fazendo-o voltar à sua cidade de refúgio a que se acolhera; ali ficará ele morando até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o óleo sagrado. Números 35:25 5 Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés. 6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz. 28 Ora, veio esta notícia a Joabe (pois Joabe se desviara após Adonias, ainda que não se tinha desviado após Absalão) ; pelo que Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor, e apegou-se as pontas do altar. 29 E disseram ao rei Salomão: Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor; e eis que está junto ao altar. Então Salomão enviou Benaías, filho de Jeoiada, dizendo: Vai, mata-o. 30 Foi, pois, Benaías ao tabernáculo do Senhor, e disse a Joabe: Assim diz o rei: Sai daí. Respondeu Joabe: Não! porém aqui morrerei. E Benaías tornou com a resposta ao rei, dizendo: Assim falou Joabe, e assim me respondeu. 31 Ao que lhe disse o rei: Faze como ele disse; mata-o, e sepulta-o, para que tires de sobre mim e de sobre a casa de meu pai o sangue que Joabe sem causa derramou. 32 Assim o Senhor fará recair o sangue dele sobre a sua cabeça, porque deu sobre dois homens mais justos e melhores do que ele, e os matou à espada, sem que meu pai Davi o soubesse, a saber: a Abner, filho de Ner, chefe do exército de Israel, e a Amasa, filho de Jeter, chefe do exército de Judá. 33 Assim recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da sua descendência para sempre; mas a Davi, e à sua descendência, e à sua casa, e ao seu trono, o Senhor dará paz para sempre. 34 Então Benaías, filho de Jeoiada, subiu e, arremetendo contra Joabe, o matou. E foi sepultado em sua casa, no deserto. 1 Reis 2:5,6,28-34 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:52 4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Romanos 13:4 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos. Apocalipse 13:10 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares. Salmos 51:4 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Tiago 3:9 33 Assim não profanareis a terra da vossa habitação, porque o sangue profana a terra; e nenhuma expiação se poderá fazer pela terra por causa do sangue que nela for derramado, senão com o sangue daquele que o derramou. Números 35:33