Comentário Bíblico
Adventista
Despertando Noé - (cba)
Gênesis 9:24
Quando Noé recuperou a consciência e a razão, ficou sabendo do que tinha acontecido durante: seu sono, provavelmente perguntando por que razão aquela veste o estava cobrindo. Seu "filho mais moço", literalmente, "seu filho, o pequeno", se refere a Cam (ver com. de Gênesis 5:32).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Noé plantou vinhas no mundo pós-diluviano
Gênesis 9:20-29
Esta é a primeira referência ao cultivo de uvas no AT. Pode ser que os experimentos de Noé com as frutas de sua vina o tenham levado à embriaguez. A nudez é considerada vergonhosa a Biblia. Os cativos numa guerra eram humilhados ao serem obrigados a tirar a roupa (Isaías 20:4; Isaías 47:1-3). A preocupação com a vergonha está a raiz da maldição contra Cam, muito embora o texto não aprove o comportamento de Noé. A Biblia é clara quanto aos maleficios do álcool: os sacerdotes era proibidos de ingerir bebidas alcoólicas (Levítico 10:9) quando estavam oficiando. Há várias declarações de advertência contra o consumo de vinho (Isaías 5:22; Provérbios 21:17; Provérbios 23:30,31). "Descobrir-se" é incompatível com viver na presença do Senhor (Êxodo 20:26; Deuteronômio 23:13-15). A reação de Cam à vergonha de seu pai foi inapropriada, conforme mostra a reação diferente de Sem e Jafé, em Gênesis 9:23.
- 4 assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito. Isaías 20:4 1 Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia; assenta-te no chão sem trono, ó filha dos caldeus, porque nunca mais seras chamada a mimosa nem a delicada. 2 Toma a mó, e mói a farinha; remove o teu véu, suspende a cauda da tua vestidura, descobre as pernas e passa os rios. 3 A tua nudez será descoberta, e ver-se-á o teu opróbrio; tomarei vingança, e não pouparei a homem algum. Isaías 47:1-3 9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações, Levítico 10:9 22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; Isaías 5:22 17 Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecera. Provérbios 21:17 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Provérbios 23:30,31 26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez. Êxodo 20:26 13 Entre os teus utensílios terás uma pá; e quando te assentares lá fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento; 14 porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa impura em ti, e de ti se aparte. 15 Não entregarás a seu senhor o servo que, fugindo dele, se tiver acolhido a ti; Deuteronômio 23:13-15 23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai. Gênesis 9:23
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 9:24-29
Noé pronuncia uma maldição contra Canaã, o primogênito de Cam; talvez este seu neto tenha sido mais culpável do que os demais. Mesmo entre os seus irmãos, tornar-se-ia um escravo, isto é, o menor e mais desprezível dos servos. Este fato certamente aponta para as vitórias alcançadas por Israel em épocas posteriores sobre os cananeus, nas quais foram passados à espada ou levados cativos para pagar tributos. Todo o continente africano foi povoado principalmente pelos descendentes de Cam. E por muito tempo as melhores partes desse território estiveram sob o domínio dos romanos, e depois dos sarracenos, e agora dos turcos! (1) A maioria de seus habitantes vive em meio a tanta maldade, ignorância, barbárie, escravidão e miséria! E quanto aos pobres negros, quantos são comprados e vendidos anualmente no mercado, como se fossem um objeto qualquer, e levados de um lugar a outro no mundo, para fazerem o trabalho de animais! Porém, este fato não escusa, de modo algum, a cobiça e a barbárie daqueles que se enriquecem com o produto do suor e do sangue deles. Deus não aprova a escravidão e, sem dúvida, castigará severamente a todas estas cruéis atitudes. O cumprimento desta profecia, que quase contém a história do mundo, libera Noé da suspeita de tê-la pronunciado por sua ira pessoal. Ela prova plenamente que o Espírito Santo utilizou a ofensa de Cam como ocasião para revelar os seus propósitos secretos.
"Bendito seja o Senhor, Deus de Sem". A Igreja seria edificada e continuaria na posteridade de Sem. Dele descenderam os judeus, que foram, por um longo espaço de tempo, o único povo que professou ter a presença do Deus verdadeiro no mundo. Jesus, que era o Senhor Jeová, em sua natureza humana, descenderia de Sem, pois dele, naquilo que é concernente à carne, veio o Cristo. Noé também abençoou Jafé e, nele, as ilhas dos gentios que foram povoadas por sua semente. Fala da conversão dos gentios e da entrada deles na Igreja. Lemos: "Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem". judeus e gentios seriam unidos no redil do Evangelho; ambos seriam um em Jesus Cristo. Noé viveu para ver dois mundos; porém, por ser herdeiro da justiça, que é pela fé, repousa agora em esperança, para ver um mundo ainda melhor do que os dois que contemplou.
|