Comentário Bíblico
Adventista
Heróis para beber vinho - (cba)
Isaías 5:22
Este "ai" é semelhante ao pronunciado contra os beberrões de vinho em Isaías 5:11,12. Mas aquele ai é simplesmente contra um grupo dado à bebida. Neste caso, o ai mostra a relação entre a bebida e as injustiças mencionadas em Isaías 5:23 como resultantes de seu uso. Esses homens eram "heróis" na bebida e valentes na prática da iniquidade.
- 11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! 12 Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. Isaías 5:11,12 23 dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito! Isaías 5:23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Confiança no Homem Bloqueia as Mensagens de Deus
Isaías 5:18-23
Ver Isaías 8:12. Os homens podem procurar fortalecer suas forças confederando entre si, fazendo, como supõem, sociedades fortes para levar a cabo os planos que formaram. Eles podem elevar suas almas em orgulho e auto-suficiência; mas Aquele que é poderoso em conselho não planeja com eles. Sua incredulidade em Seus propósitos e obra, e sua confiança no homem, não lhes permitirá receber as mensagens que Ele envia ( The Review and Herald, 22 de dezembro de 1896 ).
Os homens chamam o mal de bem e o bem de mal
Isaías 5:19-23
Ver Isaías 50:11. A classe aqui representada, a fim de exaltar suas próprias opiniões, emprega um raciocínio que não é autorizado pela Palavra de Deus. Eles andam nas faíscas de sua própria fogueira. Por seu raciocínio capcioso, eles confundem a distinção que Deus deseja que seja feita entre o bem e o mal. O sagrado é rebaixado ao nível das coisas comuns. Avareza e egoísmo são chamados por nomes falsos; eles são chamados de prudência. Sua ascensão em independência e rebelião, sua vingança e teimosia, aos seus olhos, são provas de dignidade, evidências de uma mente nobre. Agem como se a ignorância das coisas divinas não fosse perigosa e até fatal para a alma; e preferem seu próprio raciocínio à revelação divina, seus próprios planos e sabedoria humana às admoestações e mandamentos de Deus. A piedade e a consciência dos outros são chamadas de fanatismo, e aqueles que praticam a verdade e a santidade são observados e criticados. Eles zombam daqueles que ensinam e acreditam no mistério da piedade, “Cristo em vós, a esperança da glória”. Os princípios subjacentes a essas coisas não são discernidos por eles; e eles continuam fazendo o mal, deixando as grades abertas para Satanás encontrar pronto acesso à alma (The Review and Herald, 22 de dezembro de 1896 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 5:8-23
Aqui há um ai para os que têm o seu coração nas riquezas deste mundo. Não é pecado aqueles que têm uma casa e um campo comprarem outra; a falta consiste em nunca saberem quando já possuem o suficiente. A cobiça é idolatria, e ainda que muitos invejem o desgraçado homem prospero, o Senhor anuncia horríveis ais contra ele. Isto é aplicável a muitos dentre nós!
Deus tem muitas maneiras de esvaziar as cidades mais povoadas. Aqueles que colocam os seus corações no mundo serão desiludidos. Aqui há uma palavra de dor para os que adoram os prazeres e deleites sensuais. o uso da música é lícito, porém, quando cria o afastamento entre o coração e Deus, torna-se pecado, os juízos de Deus os têm alcançado, mas os ímpios não se perturbam em seus prazeres.
Os juízos são revelados. Não importa quão alto esteja este homem, a morte o porá muito abaixo; sempre tão má, a morte o rebaixará ainda mais, o fruto destes juízos glorificará o Senhor como o Deus de poder e como Deus Santo; Ele será reconhecido e declarado como tal no justo castigo dos soberbos.
Os que cometem pecado e se exercitam em gratificar as suas vis luxurias, estão em lamentável condição. São ousados no pecado e andam após as suas próprias vontades; com zombaria, chamam a Deus de o " Santo de Israel". Confundem e excluem as distinções entre o bem e o mal, preferindo seus próprios argumentos às revelações divinas, os seus próprios inventos aos conselhos e mandamentos de Deus. Consideram prudente e cortês prosseguir com os pecados que trazem ganhos financeiros e descuidarem-se dos deveres da abnegação. Além disto, por mais que os homens não levem a sério a embriaguez, este é um pecado que jaz aberto à ira e à maldição de Deus, os seus juizes pervertem a justiça. Cada pecado precisa de outro para que o encubra.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 360

Profetas e Reis, Pág. 306

A Ciência do Bom Viver, Pág. 346

A Ciência do Bom Viver, Pág. 345
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! Isaías 5:11 1 Ai da vaidosa coroa dos bêbedos de Efraim, e da flor murchada do seu glorioso ornamento, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho. 2 Eis que o Senhor tem um valente e poderoso; como tempestade de saraiva, tormenta destruidora, como tempestade de impetuosas águas que transbordam, ele a derrubará violentamente por terra. 3 A vaidosa coroa dos bêbedos de Efraim será pisada aos pés; 7 Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juizo. Isaías 28:1-3,7 19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração. 20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Provérbios 23:19,20 15 Ai daquele que da de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Habacuque 2:15 4 Então serás abatida, falarás de debaixo da terra, e a tua fala desde o pó sairá fraca; e será a tua voz debaixo da terra, como a dum necromante, e a tua fala assobiará desde o pó. Isaías 29:4 1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Isaías 60:1 4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. Isaías 9:4 27 E naquele dia a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será quebrado por causa da gordura. Isaías 10:27 25 Quebrantarei o assírio na minha terra e nas minhas montanhas o pisarei; então o seu jugo se apartará deles e a sua carga se desviará dos seus ombros. Isaías 14:25 7 Ah! Escapai para Sião, vós que habitais com a filha de Babilônia. Zacarias 2:7