Comentário Bíblico
Adventista
A serpente me enganou - (cba)
Gênesis 3:13
A mulher também tinha uma resposta pronta, culpando a serpente por enganá-la. Nem Adão nem a esposa negaram os fatos, mas cada um deles procurou escapar da culpa, colocandoa em outra pessoa ou criatura. Nenhum dos dois deu evidências de arrependimento. Existe, porém, uma diferença notável entre a confissão de um e de outro. A mulher alegou que havia sido enganada; Adão admitiu tacitamente que seu ato havia sido deliberado, com pleno conhecimento das consequências.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Escondendo-se de Deus
Gênesis 3:7-13
Leia Gênesis 3:7-13. Por que Adão e Eva sentiram a necessidade de se esconder de Deus? Por que Deus perguntou “Onde você está?” Como Adão e Eva procuraram justificar seu comportamento?
Depois de pecar, Adão e Eva se sentiram nus, pois tinham perdido suas vestes de glória, que refletiam a presença de Deus (ver Salmos 8:5, compare com Salmos 104:1,2). A imagem divina foi afetada pelo pecado. O verbo “fazer”, na frase “fizeram cintas para si” (Gênesis 3:7), era até então aplicado apenas a Deus, o Criador (Gênesis 1:7,16,25, etc.). É como se eles substituíssem o Senhor ao tentar encobrir seus pecados, um ato que Paulo denuncia como justiça pelas obras (Gálatas 2:16).
- 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade, 2 tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina. Salmos 104:1,2 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:7 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. Gênesis 1:7,16,25 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Ao Se aproximar, Deus perguntou: “Onde você está?” (Gênesis 3:9), o mesmo tipo de pergunta que fez a Caim (Gênesis 4:9). Claro, Deus sabia as respostas. Suas perguntas foram feitas em benefício dos culpados, para ajudá-los a perceber o que haviam feito e, ao mesmo tempo, levá-los ao arrependimento e à salvação. A partir do momento em que os humanos pecaram, o Senhor esteve trabalhando para sua salvação e redenção.
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? Gênesis 4:9
Todo o cenário reflete a ideia do juízo investigativo, que começa com o Juiz, que interroga o culpado (Gênesis 3:9) a fim de prepará-lo para a sentença (Gênesis 3:14-19). Mas Ele também faz isso para levar ao arrependimento, que conduzirá à salvação (Gênesis 3:15).
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:14-19 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
No início, Adão e Eva tentaram fugir da acusação, procurando culpar um ao outro, atitude comum entre pecadores. À pergunta de Deus, Adão respondeu que foi a mulher que o Senhor lhe tinha dado (Gênesis 3:12) que o havia levado a fazer isso. Foi culpa dela (e, implicitamente, de Deus também), não dele.
Eva respondeu que foi a serpente que a enganou. O verbo hebraico nasha’, “enganar” (Gênesis 3:13), significa dar às pessoas falsas esperanças, levando- as a acreditar que estão fazendo a coisa certa (2 Reis 19:10; Isaías 37:10; Jeremias 49:16).
- 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Gênesis 3:13 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 2 Reis 19:10 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. Isaías 37:10 16 Quanto à tua terribilidade, enganou-te a arrogância do teu coração, ó tu que habitas nas cavernas dos penhascos, que ocupas as alturas dos outeiros; ainda que ponhas o teu ninho no alto como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor. Jeremias 49:16
Adão culpou a mulher, dizendo que ela lhe deu o fruto, e Eva culpou a serpente, dizendo que ela a enganou. Porém, os dois eram culpados.
Nota
Gênesis 3:12-13
O pecado mudou para sempre o relacionamento entre Deus e a humanidade e também entre o homem e a mulher. Eva apontou para a serpente como a causa de seu engano. De maneira indireta, tanto Adão quanto Eva insinuaram que Deus seria o responsável pelo pecado ("a mulher que me deste").
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:9-13
Observe a surpreendente pergunta: "Adão, onde estás?" Aqueles que se desviam de Deus pelo pecado, devem considerar seriamente onde estão: estão longe de todo o bem, em meio a seus inimigos, escravizados por Satanás, e no real caminho para a ruína total. Esta ovelha perdida teria vagado para sempre, se o Bom Pastor não a tivesse buscado, e lhe dito onde foi que havia se desviado, não poderia ser fácil, e nem cômodo. Se os pecadores quisessem considerar onde estão, não descansariam até que retornassem a Deus. Um comportamento falho e néscio, comum àqueles que cometeram o mal, é que quando se lhes pergunta a respeito deste assunto, reconhecem somente aquilo que é tão evidente que não se pode negar. Assim como Adão, temos razão para ter medo de nos aproximarmos de Deus, se não estivermos cobertos e vestidos com a justiça de Cristo.
O pecado aparece mais claramente diante do espelho do mandamento, e assim Deus o colocou diante de Adão; e neste mesmo espelho devemos olhar para o nosso próprio rosto. Porém, ao invés de reconhecer o pecado em toda a sua magnitude, e assumir a vergonha em si mesmos, Adão e Eva justificaram o pecado, e carregaram a vergonha e a culpa sobre outros. Todos aqueles que são tentados apresentam uma estranha tendência a dizer que são tentados por Deus, como se o nosso abuso dos dons de Deus pudesse desculpar a nossa transgressão das leis divinas. Aqueles que estão prontos a aceitar o prazer e a ganância do pecado são tardios para assumir a culpa e a vergonha consequentes dele.
Aprendamos, então, que todas as tentações de Satanás são seduções; os seus argumentos são enganosos; os seus incentivos são armadilhas; quando ele fala bem, não há motivo para lhe darmos crédito. É pelo engano do pecado que o coração se endurece. Veja Romanos 7:11;Hebreus:3:13@. Ainda que a sutileza de Satanás fosse capaz de arrastar-nos ao pecado, de nenhum modo justificaria que estivéssemos em pecado. Ainda que ele seja o tentador, nós seríamos, neste caso, os pecadores. O fato de termos sido enganados não diminuiria o nosso pesar por causa do pecado; antes, a nossa indignação deveria ser aumentada em relação a nós mesmos, por termos permitido que fôssemos enganados por um conhecido e traiçoeiro inimigo jurado, que quer a destruição de nossa alma.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 23

Patriarcas e Profetas, Pág. 58
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Gênesis 4:10-12 15 Logo lhes perguntou José: Que ação é esta que praticastes? não sabeis vós que um homem como eu pode, muito bem, adivinhar? Gênesis 44:15 11 Então perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Porquanto via que o povo, deixando-me, se dispersava, e que tu nao vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, 1 Samuel 13:11 24 Então Joabe foi ao rei, e disse: Que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo; por que, pois, o despediste, de maneira que se fosse assim livremente? 2 Samuel 3:24 9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. 10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. 12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol. 2 Samuel 12:9-12 35 Replicou Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim; que fizeste? João 18:35 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:4-6 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 1 Timóteo 2:14 9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem! Gênesis 32:9 15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado. Gênesis 28:15