Comentário Bíblico
Adventista
O povo se ia espalhando - (cba)
1 Samuel 13:11
Quando predisse que Israel pediria um rei, Moisés advertiu que o monarca não deveria multiplicar “para si cavalos”, ou seja, confiar em equipamentos materiais para sua proteção (Deuteronômio 17:16; ver Isaías 31:3). Pelo contrário, o rei, por ser o líder da nação e um exemplo para o povo, deveria obter uma cópia da lei, se tornar um estudioso diligente das ordenanças e obedecer às instruções ali registradas.
- 16 Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Deuteronômio 17:16 3 Ora os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos carne, e não espírito; e quando o Senhor estender a sua mão, tanto tropeçará quem dá auxílio, como cairá quem recebe auxílio, e todos juntamente serão consumidos. Isaías 31:3
Entretanto, Saul, pensando nos equipamentos militares dos povos vizinhos de Israel, juntamente com os soldados, passou a considerar a segurança e o sucesso como elementos separados da simples fé e confiança em Deus. Com esse conceito em mente, não conseguiu inspirar em seus homens a coragem que resulta da fé no Senhor. Sem coragem e sem armas das quais depender, seus soldados — com uma visão mais clara que a do próprio Saul — não conseguiam ver motivo para contar com a vitória. As perspectivas pareciam desprovidas de qualquer esperança. Portanto, na primeira insinuação de perigo real, a maior parte do exército de Saul desertou. Temendo pela própria segurança, eles deixaram o rei com apenas 600 homens em Gilgal. Seus espias haviam levado informações sobre a concentração dos inimigos a 18 km de distância, em Micmás, e Saul temeu não só pela nação, mas também pela própria vida.
Saul perdera a confiança e o respeito de seu exército. A cada dia, mais e mais de seus homens desertavam. Ele perdeu completamente a coragem. Sua popularidade estava caindo rapidamente. Ele parecia pronto a colocar toda a culpa da situação em Samuel, que não aparecera. Saul se sentiu aflito por Samuel não estar presente. Com esse espírito, não pediu desculpas ao se encontrar com o profeta, mas passou a se justificar. Houve um grande contraste com o espírito com que ele se prepara para o ataque aos amonitas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Culpar Samuel levou a mais pecado
1 Samuel 13:11
Saul se esforçou para justificar sua própria conduta e culpou o profeta, em vez de se condenar.
Existem hoje muitos que seguem um proceder semelhante. Como Saul, eles estão cegos para seus erros. Quando o Senhor procura corrigi-los, eles recebem a repreensão como um insulto e criticam aquele que traz a mensagem divina.
Se Saul estivesse disposto a ver e confessar seu erro, essa amarga experiência teria se mostrado uma salvaguarda para o futuro. Posteriormente, ele teria evitado os erros que suscitaram a reprovação divina.Mas, sentindo que foi injustamente condenado, ele, é claro, provavelmente cometeria o mesmo pecado.
O Senhor deseja que Seu povo, em todas as circunstâncias, manifeste confiança implícita Nele. Embora nem sempre possamos compreender o funcionamento de Sua providência, devemos esperar com paciência e humildade até que Ele considere adequado nos iluminar. Devemos ter cuidado para não assumir responsabilidades que Deus não nos autorizou a assumir. Os homens freqüentemente estimam muito seu próprio caráter ou habilidades. Eles podem se sentir competentes para empreender a obra mais importante, quando Deus vê que eles não estão preparados para cumprir corretamente o menor e mais humilde dever ( The Signs of the Times, 10 de agosto de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 13:8-14
Saul violou a ordem expressa de Samuel (1 Samuel 10:8) sobre o que deveria fazer nos casos extremos. Ele ofereceu sacrifícios sem a presença do sumo sacerdote, ainda que não fosse sacerdote nem profeta. Quando foi acusado de desobedecer, justificou-se pelo que fizera, sem dar sinais de arrependimento. Queria que este ato de desobediência passasse como exemplo de sua prudência e prova de sua piedade. os homens despojados de piedade interior vez por outra ressaltam muito os atos religiosos exteriores.
Samuel acusa Saul de ser seu inimigo. os que desobedecem aos mandamentos de Deus fazem-no nesciamente, contra si mesmos, o pecado é uma insensatez, e os maiores pecadores são os maiores néscios. A nossa disposição para obedecer ou desobedecer a Deus será frequentemente demonstrada pela nossa conduta em coisas que pareçam pequenas.
Os homens não viram algo mais do que a atitude exterior de Saul, que parece algo pequeno; porém, Deus viu que o fez por incredulidade e desconfiança de sua providência, desprezo à sua autoridade e justiça, rebelião contra a luz de sua própria consciência.
Bendito Salvador, que nunca levemos as nossas pobres ofertas ou as nossas supostas ofertas de paz, sem que tenhamos em vista o teu sacrifício, que é completamente suficiente! Somente tu, ó Senhor, és capaz de fazer a paz, e tens [eito a nossa paz, através do sangue que verteste na cruz!
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Gênesis 3:13 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Gênesis 4:10 19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele. Declara-me agora o que fizeste; não mo ocultes. Josué 7:19 24 Então Joabe foi ao rei, e disse: Que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo; por que, pois, o despediste, de maneira que se fosse assim livremente? 2 Samuel 3:24 25 Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 2 Reis 5:25 2 escolheu para si três mil homens de Israel; dois mil estavam com Saul em Micmás e no monte de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim. Quanto ao resto do povo, mandou-o cada um para sua tenda. 5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, com trinta mil carros, seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar subiram e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Aven. 16 E Saul, seu filho Jônatas e o povo que se achava com eles, ficaram em Gibeá de Benjamim, mas os filisteus se tinham acampado em Micmás. 23 E saiu a guarnição dos filisteus para o desfiladeiro de Micmás. 1 Samuel 13:2,5,16,23 5 Um deles estava para o norte defronte de Micmás, e o outro para o sul defronte de Gibeá. 1 Samuel 14:5 28 Os assírios já chegaram a Aiate, passaram por Migrom; em Micmás deixam depositada a sua bagagem; Isaías 10:28