Comentário Bíblico
Adventista
Esperou Saul sete dias - (cba)
1 Samuel 13:8
Isto não quer dizer necessariamente que Saul já havia aguardado sete dias inteiros e que Samuel só chegou no início do oitavo dia, estando, portanto, uma dia atrasado para seu compromisso. É possível que, ao ver que o profeta não chegara no começo do dia designado (ver PP, 617, 618), Saul tenha assumido a responsabilidade de oferecer o sacrifício. Quando Samuel ungiu Saul para o ofício de rei, instruiu o monarca com respeito a essa ocasião; ele deveria ir a Gilgal e esperar a chegada do profeta (ver 1 Samuel 10:8; PP, 617). Samuel, porém, chegou logo depois do horário marcado para o sacrifício, ocasião em que descobriu o ato de desobediência de Saul (1 Samuel 13:10).
- 8 Tu, porém, descerás adiante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ter contigo, para oferecer holocaustos e sacrifícios de ofertas pacíficas. Esperarás sete dias, até que eu vá ter contigo e te declare o que hás de fazer. 1 Samuel 10:8 10 Mal tinha ele acabado de oferecer e holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. 1 Samuel 13:10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Deus estava revelando o verdadeiro caráter de Saul
1 Samuel 13:8-10
Ao deter Samuel, era propósito de Deus que o coração de Saul fosse revelado, para que outros soubessem o que ele faria em uma emergência. Foi uma posição difícil para ser colocado, mas Saul não obedeceu às ordens. Ele sentiu que não faria diferença quem se aproximava de Deus, ou de que maneira; e, cheio de energia e autocomplacência, ele se colocou no cargo sagrado.
O Senhor tem Seus agentes designados; e se estes não são discernidos e respeitados pelos que estão ligados a Sua obra, se os homens se sentem livres para desconsiderar os preceitos de Deus, não devem ser mantidos em posições de confiança. Eles não deram ouvidos aos conselhos, nem aos mandamentos de Deus por meio de Seus agentes designados. Como Saul, eles se apressariam em uma obra que nunca foi designada a eles, e os erros que cometeriam ao seguir seu julgamento humano colocariam o Israel de Deus onde seu Líder não poderia revelar-se a eles. As coisas sagradas se misturariam com as comuns ( The Youth's Instructor, 17 de novembro de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 13:8-14
Saul violou a ordem expressa de Samuel (1 Samuel 10:8) sobre o que deveria fazer nos casos extremos. Ele ofereceu sacrifícios sem a presença do sumo sacerdote, ainda que não fosse sacerdote nem profeta. Quando foi acusado de desobedecer, justificou-se pelo que fizera, sem dar sinais de arrependimento. Queria que este ato de desobediência passasse como exemplo de sua prudência e prova de sua piedade. os homens despojados de piedade interior vez por outra ressaltam muito os atos religiosos exteriores.
Samuel acusa Saul de ser seu inimigo. os que desobedecem aos mandamentos de Deus fazem-no nesciamente, contra si mesmos, o pecado é uma insensatez, e os maiores pecadores são os maiores néscios. A nossa disposição para obedecer ou desobedecer a Deus será frequentemente demonstrada pela nossa conduta em coisas que pareçam pequenas.
Os homens não viram algo mais do que a atitude exterior de Saul, que parece algo pequeno; porém, Deus viu que o fez por incredulidade e desconfiança de sua providência, desprezo à sua autoridade e justiça, rebelião contra a luz de sua própria consciência.
Bendito Salvador, que nunca levemos as nossas pobres ofertas ou as nossas supostas ofertas de paz, sem que tenhamos em vista o teu sacrifício, que é completamente suficiente! Somente tu, ó Senhor, és capaz de fazer a paz, e tens [eito a nossa paz, através do sangue que verteste na cruz!
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |