Comentário Bíblico
Adventista
Vem a Aiate - (cba)
Isaías 10:28
Aqui se inicia um poema que descreve um invasor se aproximando desde o norte até as imediações de Jerusalém, causando terror nos habitantes. Não está claro se o poema foi uma profecia de alguma invasão assíria específica, ou se é simplesmente uma descrição poética da maré de invasões que inundou a terra de Judá (ver com. de Isaías 8:7,8). Na época da invasão (no 14° ano de Ezequias), Senaqueribe não se aproximou de Jerusalém a partir do norte. Seus exércitos alcançaram a costa marítima do Mediterrâneo em Sidom, e então marcharam em direção ao sul para a Filístia, e de lá avançaram terra adentro em direção às cidades de Judá. Foi para Laquis, sudoeste de Jerusalém, que Ezequias enviou a mensagem prometendo tributo (2 Reis 18:14). No entanto, parece ter havido duas invasões de Senaqueribe. O poema de Isaías apresenta de forma vívida o terror que acometeria os habitantes de Jerusalém à medida que a força inimiga se aproximava cada vez mais da cidade, devastando o país.
- 7 eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras; 8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. Isaías 8:7,8 14 Pelo que Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro. 2 Reis 18:14
Alguns supõem que nesta passagem se descreva um real avanço de tropas assírias a Jerusalém, talvez as de Sargão, cujo registro foi perdido. Isso é possível, mas improvável. Pode ser que se refira ao avanço de parte do exército de Senaqueribe enviado contra Jerusalém enquanto a outra parte se dirigia ao Egito. O propósito desse poema é descrever o terror dos habitantes de Jerusalém e áreas vizinhas ao ver o inimigo se aproximar.
Nem todas as cidades mencionadas ficavam numa rota que normalmente um exército seguiria. Aiate ficava provavelmente em Ai, 15,5 km ao norte, pelo leste de Jerusalém. A partir dela, o exército marchou em direção ao sul para Migram e Micmás, 11,5 km ao norte de Jerusalém, onde o exército deixou a bagagem. Não se sabe se a rota moderna, que data dos tempos romanos, é a rota mais antiga. É possível que a antiga estrada fosse mais próxima das cidades aqui mencionadas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 10:20-34
Através de nossas aflições podemos aprender a não colocar a nossa confiança nas criaturas. somente aqueles que se voltam realmente para Deus podem permanecer com o seu consolo, e não somente fingindo e professando. Deus trará uma justa desolação às pessoas provocadoras, mas pela sua graça porá limites a isto. Aconteça o que acontecer, é contra o pensamento e a vontade de Deus que o seu povo se entregue ao temor. A ira de Deus contra o seu povo é só por um momento; e quando esta é tirada, não devemos temer a fúria do homem.
A vara com a qual Deus corrige o seu povo não somente será posta de lado; mas será lançada no fogo. Para exortar o povo de Deus, o profeta os lembra do que Ele fizera anteriormente, contra os inimigos da sua igreja. o povo de Deus será libertado dos assírios. Alguns pensam que isto aponta para a libertação dos judeus de seu cativeiro, e mais que isto, à redenção do crente da tirania do pecado e de Satanás. Isto, "a causa da unção", por amor de seu povo Israel, refere-se aos crentes que entre eles haviam recebido a unção da graça divina, por amor ao Messias, o ungido de Deus.
Aqui há (Isaías 10:28-34), uma descrição profética da marcha de senaqueribe até Jerusalém, quando ameaçava destruir esta cidade. Então o Senhor, em quem Ezequias confiava, cortou seu exército como se corta o bosque. Apliquemos o que aqui está escrito a outros assuntos, em outras épocas da Igreja de Cristo. Devido à unção de nosso grande Redentor, o jugo de todo anticristo deve ser tirado de sua Igreja; e se a nossa alma participar da unção do Espírito santo, nos será assegurada liberdade plena e eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Josué enviou de Jericó alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven ao Oriente de Betel, e disse-lhes: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. Josué 7:2 31 Os filhos de Benjamim também habitaram desde Geba em diante, em Micmás e Aíja, em Betel e seus arrabaldes, Neemias 11:31 2 Ora Saul estava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira que havia em Migrom; e o povo que estava com ele era cerca de seiscentos homens; 1 Samuel 14:2 2 escolheu para si três mil homens de Israel; dois mil estavam com Saul em Micmás e no monte de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim. Quanto ao resto do povo, mandou-o cada um para sua tenda. 5 E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, com trinta mil carros, seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar subiram e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Aven. 1 Samuel 13:2,5 5 Um deles estava para o norte defronte de Micmás, e o outro para o sul defronte de Gibeá. 31 Feriram, contudo, naquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom. E o povo desfaleceu em extremo; 1 Samuel 14:5,31 21 E, virando-se, partiram, tendo posto diante de si os pequeninos, o gado e a bagagem. Juízes 18:21 22 E Davi, deixando na mão do guarda da bagagem a carga que trouxera, correu às fileiras; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. 1 Samuel 17:22