Comentário Bíblico
Adventista
Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez - (cba)
Gênesis 3:16
A frase, que, no original, diz "teus sofrimentos e tua gravidez" geralmente é considerada uma forma literária na qual duas frases semelhantes expressam uma única ideia. Assim, a tradução é "os sofrimentos da tua gravidez". No princípio, havia sido ordenado aos seres humanos: "Sede fecundos, multiplicai-vos" (Gênesis 1:28). Repetidas gestações, portanto, se destinavam a ser uma bênção, não um sofrimento. Mas a entrada do pecado significou que, daí por diante, a gravidez seria acompanhada de dor.
Em meio de dores - (cba)
Gênesis 3:16
De fato, as dores do parto deveriam ser tão intensas que, na Bíblia, simbolizam a mais severa angústia física e mental (ver Miquéias 4:9,lO; 1 Tessalonicenses 5:3; João 16:21; Apocalipse 12:2).
- 9 E agora, por que fazes tão grande pranto? Não há em ti rei? pereceu o teu conselheiro, de modo que se apoderaram de ti dores, como da que está de parto, Miquéias 4:9,lO 3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo. João 16:21 2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Apocalipse 12:2
O teu desejo será para o teu marido - (cba)
Gênesis 3:16
A palavra heb. 'shuq', "desejo", significa "correr atrás de, ter ardente anseio por algo", indicando o mais forte desejo possível. Embora governada pelo homem e torturada pelas dores do parto, a mulher ainda sentiria intenso desejo pelo marido. Os comentaristas se dividem quanto a se isso faz parte do castigo. Parece razoável concluir que esse "desejo" foi dado para aliviar as tristezas da feminilidade e unir ainda mais o coração do marido e da esposa.
Ele te governará - (cba)
Gênesis 3:16
A mulher havia rompido seu relacionamento com o homem, o qual fora estabelecido por Deus. Em vez de ser uma auxiliadora "idônea", ela havia se tornado sua tentadora. Portanto, seu status de igualdade com o homem foi afetado; ele devia governá-la como seu senhor e amo. As Escrituras descrevem a mulher como sendo "possuída" pelo homem. Entre a maioria dos povos não cristãos a mulher tem estado sujeita, ao longo dos séculos, à degradação e, quase, à escravidão. Entre os hebreus, contudo, a condição da mulher era de distinta subordinação, mas não de opressão ou escravidão. O cristianismo colocou a mulher na mesma plataforma que o homem no que diz respeito às bênçãos do evangelho (Gálatas 3:28). Embora o marido seja descrito como a cabeça do lar, os princípios cristãos devem levar o homem e sua esposa a uma experiência de verdadeira parceria, em que um seja tão devotado à felicidade e bem-estar do outro que nunca nenhum dos dois queira "governar" sobre o outro (ver Colossenses 3:18,19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 3:14-21
pronunciamento do juízo divino seguiu esta linha de ação: primeiro contra a serpente (Gênesis 3:14,15), depois contra Eva (Gênesis 3:16) e, por fim, contra Adão (Gênesis 3:17-19).
- 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14,15 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19
Destino humano
Gênesis 3:15-24
Leia Gênesis 3:15-24. Como resultado da queda, o que aconteceu com Adão e Eva?
Embora o juízo divino sobre a serpente seja explicitamente identificado como maldição (Gênesis 3:14), não acontece o mesmo quanto ao juízo divino sobre a mulher e o homem. A única vez que a palavra “maldita” é usada novamente se aplica apenas à “terra”, o solo (Gênesis 3:17). Ou seja, Deus tinha outros planos para o homem e a mulher. Eles receberam uma esperança que não foi oferecida à serpente.
- 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gênesis 3:14 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17
Ainda que vivessem verdadeiramente no paraíso e não tivessem absolutamente nenhuma razão para duvidar do Criador, de Suas palavras ou de Seu amor por eles, nossos primeiros pais desobedeceram a Deus de modo aberto e flagrante. Entretanto, como qualquer pai amoroso, o Senhor queria apenas o bem para eles, não o mal. Porém, visto que conheciam o mal, Deus faria tudo o que pudesse para salvá-los dele. Assim, mesmo em meio a esses juízos, a esperança não se perdeu para eles.
Visto que o pecado da mulher ocorreu devido à sua associação com a serpente, o verso que descreve o juízo divino sobre a mulher está relacionado ao juízo da serpente. Não apenas Gênesis 3:16 segue imediatamente Gênesis 3:15, mas os paralelos entre as duas profecias indicam de forma clara que a profecia sobre a mulher em Gênesis 3:16 deve ser lida em conexão com a profecia messiânica em Gênesis 3:15. O juízo divino sobre a mulher, incluindo a gravidez, deve, portanto, ser entendido sob a perspectiva positiva da salvação (compare com 1 Timóteo 2:14,15).
- 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:14,15
O pecado do homem aconteceu porque ele ouviu a mulher em lugar de Deus. Por isso, foi amaldiçoado o solo de onde o homem havia sido tirado (Gênesis 3:17). Como resultado, ele teria que trabalhar arduamente (Gênesis 3:17-19), e então voltaria à terra (Gênesis 3:19), algo que nunca deveria acontecer e que nunca fez parte do plano original divino.
- 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19
É significativo que, contra essa perspectiva desesperadora da morte, Adão tenha se voltado para a mulher, em quem viu esperança de vida por meio do parto (Gênesis 3:20), mesmo em meio à sentença de morte.
Retenção da execução da sentença
Gênesis 3:16-17
Deus se abstém, por algum tempo, da execução completa da sentença de morte pronunciada sobre o homem. Satanás se gabou de ter quebrado para sempre a ligação entre o céu e a terra. Mas nisso ele estava muito enganado e desapontado. O Pai entregou o mundo nas mãos de Seu Filho para que Ele o redimisse da maldição e desgraça do fracasso e queda de Adão ( Redenção; ou Tentação de Cristo no Deserto, 17 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:16-19
Por causa de seu pecado, a mulher é condenada a um estado de pesar e submissão; castigo adequado por este pecado, em que ela procurou satisfazer a concupiscência dos olhos, da carne e o seu orgulho. O pecado trouxe dor ao mundo; fez do mundo um vale de lágrimas. Não é de estranhar que as nossas dores aumentem quando os nossos pecados se multiplicam. "Ele te dominará", foi o mandamento de Deus. "Esposas, sujeitai-vos a vossos maridos". Se o homem não tivesse pecado, teria sempre se assenhoreado com sabedoria e amor; se a mulher não tivesse pecado, teria sempre obedecido com humildade e mansidão. Adão culpou a sua esposa, porém, ainda que ela tenha sido culpada por convencê-lo a que comesse o fruto proibido, foi culpa dele ter-lhe feito caso. Assim, a, frívolas escusas dos homens se voltarão contra eles mesmos no dia do juízo de Deus.
Deus colocou marcas de desagrado em Adão. Primeira: Amaldiçoou a sua habitação. O Senhor deu a terra aos filhos dos homens para que lhes fosse uma moradia confortável: porém, agora, está amaldiçoada por causa do pecado do ser humano. contudo, o próprio Adão não foi amaldiçoado, como foi a serpente, mas somente o solo por amor a ele. Segunda: Os seus esforços e prazeres tornaram-se amargos. O trabalho é nosso dever e devemos realizá-lo fielmente; é parte da sentença do homem, coisa que a ociosidade desafia de modo atrevido. O desconforto e o cansaço no trabalho são o nosso justo castigo, ao qual devemos nos submeter com paciência, uma vez que são menores do que aquilo que mereceríamos por causa de nossa iniquidade. A alimentação do homem se lhe tornaria desagradável. Porém, o ser humano não foi sentenciado a comer pó como a serpente; somente, a comer a erva do campo. Terceira: A sua vida também é encurtada. Porém, considerando quão cheios de problemas estão os seus dias, é um favor que sejam poucos.A morte é espantosa por natureza, apesar de a vida ser desagradável, e com isto concluísse o castigo. O pecado introduziu a morte ao mundo: se Adão não ti;esse pecado, não teria morrido. Ele cedeu à tentação; porém, o Salvador resistiu a ela. Quão admirável a satisfação de nosso Senhor Jesus Cristo, que por sua morte e sofrimentos respondeu à sentença ditada contra os nossos primeiros pais! As dores de parto entraram na causa do pecado? Lemos sobre o fruto da aflição da alma de Cristo em Isaías 1:3,11. O estar sob a lei entrou juntamente com o pecado? Cristo nasceu sob a lei (Gálatas 4:4). Entrou a maldição juntamente com o pecado? Cristo foi feito maldição por nós, e morreu uma morte maldita (Gálatas 3:13). Os espinhos vieram com o pecado? Ele foi coroado de espinhos por nossa causa. O suor chegou por causa do pecado? Ele suou por nós, e o seu suor transformou-se em grandes gotas de sangue. A dor chegou com o pecado? Ele foi um varão de dores; em sua agonia a sua alma esteve sobremaneira dolorida. A morte veio com o pecado? Ele foi obediente até a morte. Assim, o remédio é tão grande quanto a ferida. Bendito seja Deus, por seu Filho Jesus Cristo.
- 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Isaías 1:3,11 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
- Veja também

O Lar Adventista, Pág. 115

Vidas Que Falam, Pág. 13

Cristo Triunfante, Pág. 24

Patriarcas e Profetas, Pág. 58
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Depois partiram de Betel; e, faltando ainda um trecho pequeno para chegar a Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto, e custou-lhe o dar à luz. 17 Quando ela estava nas dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. 18 Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Gênesis 35:16-18 19 E estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida e próxima ao parto, e ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido eram mortos, encurvou-se e deu à luz, porquanto as dores lhe sobrevieram. 20 E, na hora em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem deu atenção a isto. 21 E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido. 1 Samuel 4:19-21 6 Aí se apoderou deles o tremor, sentiram dores como as de uma parturiente. Salmos 48:6 8 E ficarão desanimados; e deles se apoderarão dores e ais; e se angustiarão, como a mulher que está de parto; olharão atônitos uns para os outros; os seus rostos serão rostos flamejantes. Isaías 13:8 3 Pelo que os meus lombos estão cheios de angústia; dores apoderaram-se de mim como as dores de mulher na hora do parto; estou tão atribulado que não posso ouvir, e tão desfalecido que não posso ver. Isaías 21:3 17 Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor! 18 Concebemos nós, e tivemos dores de parto, mas isso foi como se tivéssemos dado à luz o vento; livramento não trouxemos à terra; nem nasceram moradores do mundo. Isaías 26:17,18 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11 31 Pois ouvi uma voz, como a de mulher que está de parto, a angústia como a de quem dá à luz o seu primeiro filho; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as mãos, dizendo: Ai de mim agora! porque a minha alma desfalece por causa dos assassinos. Jeremias 4:31 24 Ao ouvirmos a notícia disso, afrouxam-se as nossas mãos; apoderam-se de nós angústia e dores, como as de parturiente. Jeremias 6:24 21 Que dirás, quando ele puser sobre ti como cabeça os que ensinaste a serem teus amigos? Não te tomarão as dores, como as duma mulher que está de parto? Jeremias 13:21 23 e tu, que habitas no Líbano, aninhada nos cedros, como hás de gemer, quando te vierem as dores, os ais como da que está de parto! Jeremias 22:23 24 Enfraquecida está Damasco, virou as costas para fugir, e o tremor apoderou-se dela; angústia e dores apossaram-se dela como da mulher que está de parto. Jeremias 49:24 9 E agora, por que fazes tão grande pranto? Não há em ti rei? pereceu o teu conselheiro, de modo que se apoderaram de ti dores, como da que está de parto, 10 Sofre dores e trabalha, ó filha de Sião, como a que está de parto; porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia. Ali, porém serás livrada; ali te remirá o Senhor da mão de teus inimigos. Miquéias 4:9,10 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo. João 16:21 3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:3 15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:15 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Gênesis 4:7 7 e seu marido o souber e se calar para com ela no dia em que o souber, os votos dela serão válidos; e as obrigações com que se ligou serão válidas. 8 Mas se seu marido lho vedar no dia em que o souber, anulará o voto que estiver sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que se tiver obrigado; e o senhor lhe perdoará. 13 Todo voto, e todo juramento de obrigação, que ela tiver feito para afligir a alma, seu marido pode confirmá-lo, ou pode anulá-lo. Números 30:7,8,13 20 E quando o decreto que o rei baixar for publicado em todo o seu reino, grande como é, todas as mulheres darão honra a seus maridos, tanto aos nobres como aos humildes. Ester 1:20 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 1 Coríntios 7:4 3 Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. 1 Coríntios 11:3 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Efésios 5:22-24 18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Colossenses 3:18 11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. 1 Timóteo 2:11,12 5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:5 1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. 1 Pedro 3:1-6 29 Ao que lhe respondeu Jacó: Tu sabes como te hei servido, e como tem passado o teu gado comigo. Gênesis 30:29