Comentário Bíblico
Adventista
Mandado, que o rei decretar - (cba)
Ester 1:20
A "ordem" do verso anterior é chamada de "decreto".
Pois é grande (ARC) - (cba)
Ester 1:20
Ou, "vasto que é" (ARA).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Deus anulou a loucura de Assuero para o bem
Ester 1:16-22
Há pouca dúvida de que o rei, quando considerou o assunto depois, sentiu que Vasti merecia ser honrada, em vez de ser tratada como ela era.
Nenhuma lei de divórcio, elaborada por homens que por muitos dias se entregaram ao vinho, homens incapazes de controlar o apetite, poderia ter algum valor aos olhos do Rei dos reis. Esses homens eram incapazes de raciocinar de forma sólida e nobre. Eles não podiam discernir a situação real.
Por mais alto que seja seu cargo, os homens são receptivos a Deus. O grande poder exercido pelos reis, muitas vezes leva a extremos na exaltação do eu. E os votos inúteis feitos para promulgar leis que desrespeitam as leis superiores de Deus, levam a grande injustiça.
Ocasiões de indulgência, como as descritas no primeiro capítulo de Ester, não glorificam a Deus. Mas o Senhor realiza Sua vontade por meio de homens que, no entanto, enganam outros. Se Deus não estendesse Sua mão restritiva, estranhas apresentações seriam vistas. Mas Deus impressiona as mentes humanas para cumprir Seu propósito, mesmo que o usado continue a seguir práticas erradas. E o Senhor executa Seus planos por meio de homens que não reconhecem Suas lições de sabedoria. Em Sua mão está o coração de todo governante terreno, para se voltar para onde Ele quiser, como Ele desvia as águas do rio.
Através da experiência que levou Ester ao trono medo-persa, Deus estava trabalhando para o cumprimento de Seus propósitos para Seu povo. O que foi feito sob a influência de muito vinho resultou para o bem de Israel ( Manuscrito 39, 1910 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ester 1:10-22
A festa de Assuero termina mal por sua própria atitude néscia. As temporadas de festividades profanas costumam terminar em vexame. os superiores devem ter o cuidado de não dar ordens que não possam ser obedecidas dentro dos limites da razão. Porém, após terem ingerido vinho, a razão dos homens os abandona. Aquele que governava 127 províncias não dominava seu próprio espírito. Porém, se a paixão ou a política do rei foi beneficiada com este decreto, a providência de Deus abriu caminho para Ester até a coroa, e derrotou o malvado projeto de Hamã antes que entrasse em seu coração e ascendesse ao poder. Regozijemo-nos em saber que o Senhor reina e vence a loucura e a estupidez da humanidade, para promover sua própria glória e a segurança e felicidade de seu povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 E todo o povo, ouvindo isso, temerá e nunca mais se ensoberbecerá. Deuteronômio 17:13 21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá. Deuteronômio 21:21 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. Efésios 5:33 18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Colossenses 3:18 1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. 7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:1-7 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Efésios 5:22