Comentário Bíblico
Adventista
Se bem fizeres - (cba)
Gênesis 4:7
Este versículo apresenta certas dificuldades linguísticas que levaram alguns comentaristas modernos a pensar que o erro de um copista mudou o texto hebraico. Que os tradutores da LXX acharam seu significado obscuro mesmo em sua época é aparente de sua tradução distorcida dele. Os rabinos tentaram explicar no sentido de que a oferta de Caim foi rejeitada porque ele não seguiu precisamente as regras do ritual levítico. Mas o contraste óbvio entre os resultados de “ir bem” e os de “não ir bem” impede tal explicação. A primeira cláusula diz literalmente: "Não há levantamento se tu fazes bem? " O que será levantado? O peso da culpa ou o semblante? A expressão "levantar o rosto" para "ser alegre ou inocente" é comum em hebraico (Jó 11:15; Jó 22:26; 2 Samuel 2:22), e provavelmente aparece aqui de forma abreviada como um complemento à declaração anterior de que o semblante de Caim havia caído (v. 6). Deus desejou que Caim entendesse que se ele consertasse seus caminhos e vivesse de acordo com os preceitos divinos, não haveria mais razão para Deus mostrar Seu desagrado e não mais razão para Caim mostrar uma cara desapontada e zangada. No entanto, se Caim em não houvesse mudança, mas continuasse no caminho do mal, o pecado iria dominá-lo. A frase “O pecado jaz à porta” (como uma fera) é provavelmente um proverbial (veja 1 Pedro 5:8).
- 15 então levantarás o teu rosto sem mácula, e estarás firme, e não temerás. Jó 11:15 26 Pois então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Jó 22:26 22 Então Abner tornou a dizer a Asael: Desvia-te de detráz de mim; porque hei de ferir-te e dar contigo em terra? e como levantaria eu o meu rosto diante de Joabe, teu irmão? 2 Samuel 2:22 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
Pecado - (cba)
Gênesis 4:7
Alguns sugeriram que a palavra hebraica aqui traduzida como "pecado", 'chaṭṭa'th', deve ser traduzido como "oferta pelo pecado", pois é em quase metade das passagens onde ocorre no AT (ver por exemplo Êxodo 30:10; Levítico 4:32; Números 7:16,22; Oséias 4:8; Hebreus 9:28; 2 Coríntios 5:21). Deus então estaria dizendo a Caim: "Se você fosse inocente, sua oferta [sem sangue] seria aceitável como uma oferta de agradecimento, não é? E quando você pecou, não há uma oferta pelo pecado pronta?" Uma dificuldade em analizar 'chaṭṭa'th' como “oferta pelo pecado” deve ser apontada. 'Chaṭṭa'th', é feminino, enquanto o particípio 'robes', “mentira”, é masculino. Deve ser feminino se for para concordar com 'chaṭṭa'th', seu assunto. Esta diferença sugere que Moisés estava personificando o "pecado" como um animal selvagem agachado na porta, e então deliberadamente escolheu fazer 'robes' concordar com a besta selvagem masculina de sua figura de linguagem, e não com o assunto em seu sentido literal como "pecado" ou "oferta pelo pecado".
- 10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o sangue do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor. Êxodo 30:10 32 Ou, se pela sua oferta trouxer uma cordeira como oferta pelo pecado, sem defeito a trará; Levítico 4:32 16 um bode para oferta pelo pecado; 22 um bode para oferta pelo pecado; Números 7:16,22 8 Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele. Oséias 4:8 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
Sobre ti será o seu desejo - (cba)
Gênesis 4:7
Isso não pode se referir a Abel como tendo um "desejo" por seu irmão mais velho no mesmo sentido que Eva para com seu marido (ver Gênesis 3:16), isto é, para aceitar sua supremacia. Tal explicação parece estar em desacordo com o contexto e com princípios divinos. Se o pecado é personificado como uma fera à espreita por Caim, seria apropriado continuar a comparação traduzindo, como faz o RSV, "seu desejo é para você, mas você deve dominá-lo.”
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 4:6-7
Deus interage de forma direta com Caim, usando perguntas para ensinar.
o pecado jaz à porta
Gênesis 4:7
Uso de um termo hebraico que se refere a um demônio mitológico que vigia as portas. Portanto, o pecado fica à espreita como um demônio, pronto para atacar aqueles que he abrem a porta.
O crime
Gênesis 4:3-8
Leia Gênesis 4:3-8. O que levou Caim a matar seu irmão? Veja também 1 João 3:12.
- 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:3-8 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12
A reação de Caim foi dupla: “Caim ficou muito irritado e fechou a cara” (Gênesis 4:5). Ao que parece, a raiva de Caim foi dirigida a Deus e a Abel. Ele sentiu raiva de Deus porque pensava que estava sendo vítima de injustiça, e raiva de Abel porque tinha ciúmes de seu irmão. Ciúmes de quê? Devido à oferta? É evidente que algo mais aconteceu nos bastidores e que não é revelado nesses poucos textos. Caim entristeceu-se, pois sua oferta não havia sido aceita.
As duas perguntas de Deus em Gênesis 4:6 estão relacionadas às duas condições de Caim. Observe que o Senhor não o acusou. Da mesma forma que fez com Adão, Deus fez perguntas, não porque não soubesse as respostas, mas porque desejava que Caim olhasse para si mesmo e entendesse a razão de sua própria condição. Como sempre, o Senhor procura redimir Seu povo, mesmo quando este O abandona abertamente. Então, depois de perguntar, Deus aconselhou Caim.
Primeiro, o exortou a “fazer o bem”. Foi um chamado ao arrependimento e à mudança de atitude. Deus prometeu a Caim que ele seria “aceito” e perdoado; mas isso deveria acontecer nos termos Dele, não nos de Caim.
Por outro lado, “se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine” (Gênesis 4:7). O conselho divino revelou a raiz do pecado e esta se encontrava no próprio Caim. Novamente, Deus o aconselhou, procurando guiá-lo no caminho que devia seguir.
O segundo conselho divino diz respeito à atitude que se deveria tomar em relação àquele pecado, que estava à porta e cujo desejo era contra Caim. Deus recomendou autocontrole: “é necessário que você o domine”. O mesmo princípio ecoa em Tiago: “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1:14). O evangelho oferece não só o perdão, mas também a vitória sobre o pecado (1Co 10:13). Caim não tinha ninguém para culpar por seu pecado, exceto a si mesmo. Em geral, não é isso também o que acontece a todos nós?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:1-7
Quando Caim nasceu, Eva disse: "Alcancei do Senhor um varão". Quem sabe se ela pensou que fosse a semente prometida? Se foi assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa "vaidade": quando ela pensou que tivesse a semente prometida em Caim, cujo nome significa "possessão", ela se deixou absorver tanto com ele, que o outro filho era como vaidade para ela. Observe que cada filho tinha uma chamada. A vontade de Deus para todos nós é que cada ser humano tenha algo que fazer neste mundo, e os pais devem criar os seus filhos para que trabalhem.
"Devem dar-lhes uma Bíblia e uma chamada", dizia um Senhor bondoso chamado Dod, "e que Deus seja com eles". Podemos supor que, após a queda, Deus mandou que Adão derramasse o sangue de animais inocentes e, uma vez mortos, queimasse parte de iodos os corpos com fogo. Assim foram prefigurados o castigo que merecem os pecadores, isto é, a morte do corpo, e a ira de Deus, da qual o fogo é um emblema bem conhecido, além dos sofrimentos de Cristo. observe que a adoração religiosa a Deus não é uma nova invenção. Ela existiu desde o princípio; ela é "o bom caminho antigo" (Jeremias 6:16).
As ofertas de Caim e Abel foram diferentes. Caim demonstrou ter um coração orgulhoso e incrédulo. Como consequência, tanto ele como a sua oferta foram rejeitados. Abel aproximou-se de Deus na qualidade de pecador e, conforme o que o Senhor havia estabelecido, por meio de seu sacrifício expressava humildade, sinceridade, obediência e fé. Deste modo, ao buscar o benefício do novo pacto de misericórdia por meio da semente prometida, o seu sacrifício tinha uma expressão que foi aceita por Deus. Abel fez a sua oferta por fé; porém, Caim não o fez assim (Hebreus 6:4). Em todas as épocas têm existido duas classes de adoradores, assim como foi com Caim e Abel, a saber: os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método de salvação do Evangelho, que procuram agradar a Deus com métodos projetados por eles mesmos, e os crentes humildes, que se aproximam dEle pelo caminho que Ele mesmo revelou. Caim entregou-se ao sentimento da ira maligna contra Abel, abrigando em si um espírito maligno de descontentamento e rebelião contra Deus.
O Senhor observa todas as nossas paixões e descontentamentos pecaminosos. Não há sequer um olhar de ódio, inveja ou enfado que escape ao seu olhar vigilante. Deus arrazoou com este homem rebelde; se tomasse o caminho correto, seria aceito. Alguns entendem este fato como um anúncio da misericórdia. "se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás". A mesma palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. É como se Deus dissesse: "Mesmo que não tenhas feito o bem, ainda não te desesperes; o remédio está à mão". A Bíblia diz que Cristo, que é a grande oferta pelo pecado, está à porta (Apocalipse 3:20). Portanto, pode-se dizer que aqueles que não vão à porta para pedir o benefício desta oferta pelo pecado, merecem perecer em seus pecados. A aceitação da oferta de Abel, por parte de Deus, não mudou o direito de primogenitura, tornando-o seu. Então, por que é que Caim enfureceu-se de tal maneira? As paixões e inquietações pecaminosas se desvanecem quando se busca a sua causa de modo estrito e justo.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar. Gênesis 19:21 23 Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. 2 Samuel 24:23 28 Ora, ele foi com Jorão, filho de Acabe, a Ramote-Gileade, a pelejar contra Hazael, rei da Síria; e os sírios feriram a Jorão. 2 Reis 8:28 8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Jó 42:8 5 Não é bom ter respeito à pessoa do impio, nem privar o justo do seu direito. Provérbios 18:5 12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; 13 ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus. Eclesiastes 8:12,13 10 Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras. 11 Ai do ímpio! mal lhe irá; pois se lhe fará o que as suas mãos fizeram. Isaías 3:10,11 20 Para que, pois, me vem o incenso de Sabá, ou a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não são aceitáveis, nem me agradam os vossos sacrifícios. Jeremias 6:20 8 Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos. 10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. 13 Dizeis também: Eis aqui, que canseira! e o lançastes ao desprezo, diz o Senhor dos exércitos; e tendes trazido o que foi roubado, e o coxo e o doente; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o Senhor. Malaquias 1:8,10,13 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. Atos 10:35 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; 9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; 10 glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego; Romanos 2:7-10 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Romanos 14:18 16 para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo. Romanos 15:16 6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; Efésios 1:6 4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus. 1 Timóteo 5:4 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5 4 como era nos dias do meu vigor, quando o íntimo favor de Deus estava sobre a minha tenda; Jó 29:4 27 O sacrifício dos ímpios é abominaçao; quanto mais oferecendo-o com intenção maligna! Provérbios 21:27 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. Gênesis 4:8-13 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:8,9 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:15 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do norte, e diz: Volta, ó pérfida Israel, diz o Senhor. Não olharei em era para ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. Jeremias 3:12 18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. Miquéias 7:18 23 Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de atingir. Números 32:23 14 se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti, e não deixes a perversidade habitar nas tuas tendas; 15 então levantarás o teu rosto sem mácula, e estarás firme, e não temerás. Jó 11:14,15 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:12,16