Comentário Bíblico
Adventista
Nos dias do meu vigor - (cba)
Jó 29:4
Literalmente, "nos dias do meu outono". Jó provavelmente se refere aos dias de sua idade madura, à qual havia chegado quando suas calamidades lhe sobrevieram.
A amizade - (cba)
Jó 29:4
Do heb. sod, "conselho", de onde se obtém a ideia de amizade íntima. A LXX traduz esta frase da seguinte forma: "Quando Deus cuidava de minha casa." Jó parece retratar a Deus como um amigo que vinha à sua tenda, cuja companhia ele usufruía e de cujos planos ele partilhava. Porém, aqui, parece que Deus o passou por alto. Ele não entende mais o modo de Deus agir. Parece que Deus o deixou a sofrer sozinho sem uma explicação do motivo do sofrimento.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 29:1-6
Jó começa a fazer um contraste entre sua prosperidade anterior e a sua miséria presente, pelo fato de Deus ter se afastado dele. Uma alma bondosa se compraz no sorriso de Deus, não no sorriso deste mundo. Então havia quatro coisas que eram muito agradáveis a Jó:
1. A confiança na proteção divina;
2. O gozo do favor divino;
3. A comunhão com a mensagem divina;
4. A segurança que possuía da presença divina.
A presença de Deus na casa de um homem, ainda que este seja pobre, converte-a em um castelo ou em um palácio, e sua família é consolada. As riquezas e as famílias emergentes, assim como uma vela, podem extinguir-se rapidamente. Porém, quando a mente está iluminada pelo Espírito Santo, quando o homem anda à luz do rosto de Deus, todo o conforto externo é duplicado e o transtorno diminuído, e através desta luz, pode passar alegremente pela vida e pela morte. contudo, o consolo racional deste estado costuma ser tirado por um tempo, e comumente isto surge a partir do descuido pecaminoso e de se entristecer o Espírito Santo; às vezes, pode ser uma prova da fé e da graça do homem. Porém, é necessário que vejamos, indaguemos a causa de tal mudança com oração fervorosa, e aumentemos a nossa vigilância.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. Jó 1:10 8 Ou ouviste o secreto conselho de Deus? E a ti só reservas a sabedoria? Jó 15:8 14 O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto. Salmos 25:14 5 Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará. Salmos 27:5 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Salmos 91:1 32 Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os retos está o seu segredo. Provérbios 3:32 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3