Comentário Bíblico
Adventista
Prosseguiu Jó no seu discurso - (cba)
Jó 29:1
De sua profunda meditação sobre a natureza da verdadeira sabedoria e sobre o contraste entre as realizações humanas e o infinito conhecimento de Deus, Jó se volta para outro contraste sobre o qual fala ao longo de dois capítulos (29 e 30). Este discurso apresenta o contraste entre o que Jó foi e o que ele é, entre sua condição na época de prosperidade e aquela à qual foi reduzido por suas aflições. A descrição de sua antiga vida no cap. 29 efetivamente responde às acusações de seus amigos com respeito a seu caráter e conduta.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 29:1-6
Jó começa a fazer um contraste entre sua prosperidade anterior e a sua miséria presente, pelo fato de Deus ter se afastado dele. Uma alma bondosa se compraz no sorriso de Deus, não no sorriso deste mundo. Então havia quatro coisas que eram muito agradáveis a Jó:
1. A confiança na proteção divina;
2. O gozo do favor divino;
3. A comunhão com a mensagem divina;
4. A segurança que possuía da presença divina.
A presença de Deus na casa de um homem, ainda que este seja pobre, converte-a em um castelo ou em um palácio, e sua família é consolada. As riquezas e as famílias emergentes, assim como uma vela, podem extinguir-se rapidamente. Porém, quando a mente está iluminada pelo Espírito Santo, quando o homem anda à luz do rosto de Deus, todo o conforto externo é duplicado e o transtorno diminuído, e através desta luz, pode passar alegremente pela vida e pela morte. contudo, o consolo racional deste estado costuma ser tirado por um tempo, e comumente isto surge a partir do descuido pecaminoso e de se entristecer o Espírito Santo; às vezes, pode ser uma prova da fé e da graça do homem. Porém, é necessário que vejamos, indaguemos a causa de tal mudança com oração fervorosa, e aumentemos a nossa vigilância.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 E prosseguindo Jó em seu discurso, disse: Jó 27:1 7 Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: De Arã me mandou trazer Balaque, o rei de Moabe, desde as montanhas do Oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; vem, denuncia a Israel. Números 23:7 3 Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: Fala Balaão, filho de Beor; fala o homem que tem os olhos abertos; Números 24:3 12 As vossas máximas são provérbios de cinza; as vossas defesas são torres de barro. Jó 13:12