Comentário Bíblico
Adventista
Tubalcaim - (cba)
Gênesis 4:22
Embora "Tuba!" apareça frequentemente como um nome próprio no AT (Gênesis 10:2; Isaías 66:19; Ezequiel 27:13;etc.), seu significado é obscuro. A palavra "caim" pode ter sido acrescentada posteriormente, talvez para identificá-lo como um cainita.
- 2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. Gênesis 10:2 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 13 Javã, Tubál e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze. Ezequiel 27:13
Artífice de todo instrumento cortante - (cba)
Gênesis 4:22
A palavra heb. traduzida como "artífice" significa, literalmente, "martelador", "afiador" ou "forjador", e se refere ao trabalho com bronze e ferro na Antiguidade, que era mais um processo de martelar do que de fundir. Há dúvidas quanto ao fato de o ferro ter sido conhecido em tempos tão antigos quanto o Gênesis indica. Contudo, descobertas feitas no Egito e na Mesopotâmia mostraram que objetos de ferro já eram feitos nos mais remotos períodos históricos dos quais temos registro. Os primeiros objetos de ferro eram meteóricos; sua elevada porcentagem de níquel exclui a possibilidade de serem de origem terrestre. Os objetos feitos de ferro meteórico devem ter sido produzidos por martelamento e não por fundição, o que confirma o relato bíblico. Embora o homem primitivo não dispusesse de bronze e ferro em grandes quantidades, não há razão para duvidar da declaração bíblica de que os antediluvianos sabiam usar esses metais. Objetos de cobre, bronze e ferro (ornamentos, ferramentas, armas, vasilhas, etc.) oriundos de civilizações bem antigas têm sido encontrados em número crescente.
Naamá - (cba)
Gênesis 4:22
Não se sabe por que a irmã de Tubalcaim é especificamente mencionada. A tradição judaica a identifica como a esposa de Noé. Seu nome, que significa "a bela" ou "a agradável" reflete a mente mundana dos cainitas, que olhava para a beleza, e não para o caráter, como o principal atrativo das mulheres.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A primeira genealogia de Gênesis
Gênesis 4:17-22
As genealogias têm propósitos diferentes na Bíblia: (1) mostrar a origem comum da humanidade; (2) servir para verificar o direito à propriedade da terra (Levítico 25:23,24), ligada ao senhorio geral de Deus sobre tudo; (3) mostrar a importância da continuidade das linhagens sacerdotal e real; (4) funcionar como ponte entre diferentes períodos nas Escrituras (ex., Gn 10 e Gênesis 11:30,31 ligam a época do dilúvio aos dias de Abraão; Mt 1 conecta o AT com o NT, etc.): A genealogia de Caim em particular não inclui apenas nomes, mas também contém importantes invenções humanas (Gênesis 4:17; Gênesis 4:20-22) e conclui com a canção de vanglória de Lameque (Gênesis 4:23,24). A fundação de cidades, o início da criação de animais, o trabalho em metal e a mestria em instrumentos musicais - tudo isso faz parte desta linhagem humana. A seção também inclui a primeira referência à poligamia (Gênesis 4:19).
- 23 Também não se venderá a terra em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos: 24 Portanto em toda a terra da vossã possessão concedereis que seja remida a terra. Levítico 25:23,24 30 Sarai era estéril; não tinha filhos. 31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram. Gênesis 11:30,31 17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque. Gênesis 4:17 20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. 21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama. Gênesis 4:20-22 23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:23,24 19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila. Gênesis 4:19
A maldade do ser humano
Gênesis 4:17-24
Leia Gênesis 4:17-24. Qual foi o legado de Caim, e como seu crime abriu caminho para o aumento da impiedade?
Lameque, descendente de Caim, referiu-se ao crime do avô no contexto do seu próprio. Essa comparação entre o crime de Caim e o de Lameque é instrutiva. Enquanto o primeiro se calou sobre seu único crime registrado, o segundo parecia se vangloriar do seu, expressando-o em uma canção (Gênesis 4:23,24). Enquanto Caim pediu a misericórdia divina, não há registro de Lameque fazendo o mesmo. Enquanto Caim foi vingado sete vezes por Deus, Lameque acreditava que seria vingado setenta e sete vezes (ver Gênesis 4:24), uma indicação de que ele estava bem ciente de sua culpa.
- 23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:23,24 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:24
Além disso, Caim era monogâmico (Gênesis 4:17). Lameque introduziu a poligamia, pois a Bíblia diz especificamente que ele “tomou para si duas esposas” (Gênesis 4:19). Essa intensificação e exaltação do mal afetaram as gerações seguintes de caimitas.
- 17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque. Gênesis 4:17 19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila. Gênesis 4:19
O texto bíblico registra um novo evento que se opõe a essa tendência. “Adão tornou a ter relações com sua mulher” (Gênesis 4:25), e o resultado foi o nascimento de Sete, cujo nome foi dado por Eva para indicar que Deus lhe havia concedido “outro descendente” no lugar de Abel.
A história do nome Sete precede Abel. Ele deriva do verbo hebraico ‘ashit, “porei” (Gênesis 3:15), que introduz a profecia messiânica. A semente messiânica seria transmitida na linhagem setita. A Bíblia começa o registro da linhagem messiânica com Sete, inclui Enoque e Metusalém e termina com Noé (Gênesis 5:3,24,25; Gênesis 6:8).
- 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. 25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. Gênesis 5:3,24,25 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Gênesis 6:8
A frase “os filhos de Deus” (Gênesis 6:2) refere-se à linhagem de Sete, pois foram concebidos para preservar a imagem divina (Gênesis 5:1,4). Por outro lado, as “filhas dos homens” (Gênesis 6:2) parecem ter uma conotação negativa, contrastando a descendência daqueles que são imagem de Deus com aqueles que são feitos à imagem dos homens. E foi sob a influência dessas “filhas dos homens” que os filhos de Deus “tomaram para si mulheres, aquelas que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gênesis 6:2), indicando a direção errada que a humanidade estava tomando.
- 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:1,4
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:19-24
Um descendente da perversa raça de Caim foi o primeiro a ser registrado como transgressor da lei do matrimónio. Até então, cada homem tinha somente uma esposa por vez; Lameque, porém, tomou duas mulheres simultaneamente. As únicas atividades sobre as quais os mundanos e perversos colocam o seu coração são sobre as coisas deste mundo, e são extremamente astutos e diligentes a este respeito. Assim aconteceu com a descendência de Caim. Aqui havia um pai de pastores e um pai de músicos; porém, não havia um pai de fiéis.
Aqui havia um homem capaz de ensinar sobre o bronze e o ferro; porém, não havia quem ensinasse sobre o bom conhecimento do Senhor. Aqui havia recursos para enriquecerem-se, tornarem-se poderosos e estarem alegres; porém, nada quanto a Deus, seu temor e serviço.
As atividades deste presente século enchem a mente da maioria. Lameque tinha inimigos, a quem havia provocado, e fez uma comparação entre si mesmo e o seu antepassado Caim; e elogia-se a si mesmo por ser muito menos criminoso. Parece abusar da paciência de Deus ao eximir a Caim, tornando isto como um estímulo para ter a expectativa de pecar e não ser castigado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, Êxodo 25:3 22 o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho, o chumbo, Números 31:22 9 terra em que comerás o pão sem escassez, e onde não te faltará coisa alguma; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes poderás cavar o cobre. Deuteronômio 8:9 25 de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos; e como os teus dias, assim seja a tua força. Deuteronômio 33:25 7 Agora, pois, envia-me um homem hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmesim, e em azul, e que saiba lavrar ao buril, para estar com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, escolheu. 2 Crônicas 2:7 12 Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais pela primeira vez. Atos 7:12 8 Então disse Judá a Israel, seu pai: Envia o mancebo comigo, e levantar-nos-emos e iremos, para que vivamos e não morramos, nem nós, nem tu, nem nossos filhinhos. Gênesis 43:8 18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, 19 para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome. Salmos 33:18,19