Comentário Bíblico
Adventista
Caim conversou com Abel - (cba)
Gênesis 4:8
O assunto da conversa de Caim com seu irmão não foi declarado. O RSV, seguindo a Versão Samaritana e a LXX, acrescentou as palavras: “Vamos sair para o campo.” Esta cláusula parece ser um acréscimo do copista, embora o contexto a torne inteiramente possível que o original fosse lido assim. É improvável que Caim tenha dito a Abel o que Deus tinha acabado de dizer a ele, mas ele pode ter tentado argumentar com seu irmão, acusando Deus de injustiça em Seu trato com ele.
Quando eles estavam no campo - (cba)
Gênesis 4:8
As “obras de Caim eram más e as de seu irmão justas” (1 João 3:12). É por isso que Caim matou seu irmão. Inimizade entre o bem e o mal, prevista por Deus antes da expulsão do jardim, foi vista agora pela primeira vez em sua forma mais horrível. Duas vezes neste versículo, as palavras "seu irmão" são adicionadas ao nome de Abel para revelar claramente o horror do pecado de Caim. Nele a semente da mulher já tinha se tornado a semente da serpente. O crime de Caim revelou a verdadeira natureza de Satanás como “um assassino desde o princípio” (João 8:44). Já havia surgido aquele contraste de duas “sementes” distintas dentro da raça humana, um contraste que permeia toda a históriada humanidade.
- 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Entrada da morte a sociedade humana
Gênesis 4:8
Aquilo que ficara implícito na maldição de Deus se tornou explícito em ações humanas.
A contenção deve vir
Gênesis 4:8
Poderia havernão haja harmonia entre os dois irmãos, e deve haver contenda. Abel não podia ceder a Caim sem ser culpado de desobediência aos mandamentos especiais de Deus ( Carta 16, 1897 ).
Caim cheio de dúvidas e loucura
Gênesis 4:8
Satanás é o pai da incredulidade, murmuração e rebelião. Ele encheu Caim de dúvidas e de loucura contra seu irmão inocente e contra Deus, porque seu sacrifício foi recusado e o de Abel aceito. E ele matou seu irmão em sua loucura insana ( The Review and Herald, 3 de março de 1874 ).
O crime
Gênesis 4:3-8
Leia Gênesis 4:3-8. O que levou Caim a matar seu irmão? Veja também 1 João 3:12.
- 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:3-8 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12
A reação de Caim foi dupla: “Caim ficou muito irritado e fechou a cara” (Gênesis 4:5). Ao que parece, a raiva de Caim foi dirigida a Deus e a Abel. Ele sentiu raiva de Deus porque pensava que estava sendo vítima de injustiça, e raiva de Abel porque tinha ciúmes de seu irmão. Ciúmes de quê? Devido à oferta? É evidente que algo mais aconteceu nos bastidores e que não é revelado nesses poucos textos. Caim entristeceu-se, pois sua oferta não havia sido aceita.
As duas perguntas de Deus em Gênesis 4:6 estão relacionadas às duas condições de Caim. Observe que o Senhor não o acusou. Da mesma forma que fez com Adão, Deus fez perguntas, não porque não soubesse as respostas, mas porque desejava que Caim olhasse para si mesmo e entendesse a razão de sua própria condição. Como sempre, o Senhor procura redimir Seu povo, mesmo quando este O abandona abertamente. Então, depois de perguntar, Deus aconselhou Caim.
Primeiro, o exortou a “fazer o bem”. Foi um chamado ao arrependimento e à mudança de atitude. Deus prometeu a Caim que ele seria “aceito” e perdoado; mas isso deveria acontecer nos termos Dele, não nos de Caim.
Por outro lado, “se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine” (Gênesis 4:7). O conselho divino revelou a raiz do pecado e esta se encontrava no próprio Caim. Novamente, Deus o aconselhou, procurando guiá-lo no caminho que devia seguir.
O segundo conselho divino diz respeito à atitude que se deveria tomar em relação àquele pecado, que estava à porta e cujo desejo era contra Caim. Deus recomendou autocontrole: “é necessário que você o domine”. O mesmo princípio ecoa em Tiago: “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1:14). O evangelho oferece não só o perdão, mas também a vitória sobre o pecado (1Co 10:13). Caim não tinha ninguém para culpar por seu pecado, exceto a si mesmo. Em geral, não é isso também o que acontece a todos nós?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:8-15
A maldade do coração termina no assassinato praticado com as mãos. Caim matou Abel, o seu próprio irmão, e filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado; o seu irmão mais novo, a quem deveria ter protegido; um bom irmão, que jamais lhe havia feito algum mal. Que efeitos fatais do pecado de nossos pais foram estes, e como os seus corações devem ter se enchido de angústia! observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim. Nega o crime, como se fosse capaz de escondê-lo de Deus. Procura esconder um homicídio deliberado, através de uma mentira deliberada, o assassinato é um pecado que clama. O sangue pede sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado. Quem conhece o alcance e o peso de uma maldição divina, o quão longe é capaz de ir, o quão profundo é capaz de penetrar? os crentes salvam-se dela somente em Jesus Cristo, e herdam a bênção. Caim foi amaldiçoado pela terra. Ele encontrou o seu castigo ali mesmo, onde escolheu a sua sorte e colocou o seu coração.
Toda criatura é para nós aquilo que Deus faz dela, um consolo ou uma cruz, uma bênção ou uma maldição. A maldade dos maus traz a maldição a tudo o que fazem, e a tudo o que possuem. Caim se queixou não de seu pecado, mas de seu castigo. Uma grande dureza de coração fica patente, quando os nossos sofrimentos nos preocupam mais do que os nossos pecados. Deus tem propósitos sábios e sãos ao prolongar a vida, até mesmo dos homens maus. É inútil inquirir sobre qual foi o sinal posto sobre Caim. sem dúvida, era conhecido como uma marca de infâmia sobre ele, e como um sinal de Deus para que não o matassem. Abel falava, por meio de seu sangue, mesmo estando morto. Isto fala da odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os primeiros acessos de ira, e nos ensina que o justo deve esperar perseguições.
Expressa também que existe um estado futuro e uma recompensa eterna para desfrutar, pela fé em Cristo e por seu sacrifício expiatório. Ele nos fala da excelência da fé no sacrifício, e no sangue expiatório do Cordeiro de Deus. Caim matou o seu irmão porque as suas próprias obras eram más, e as de seu irmão justas (1 João 3:12). Como consequência da inimizade posta entre a semente da mulher e a semente da serpente, estourou a guerra que se tem pelejado desde então. Estamos todos comprometidos nesta guerra; ninguém está em uma posição neutra; o nosso Capitão declarou que aquele que não é a favor dEle é contra Ele. Apoiemos decididamente, porém com mansidão, a causa da verdade e da justiça contra Satanás.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 Quando Abner voltou a Hebrom, Joabe o tomou à parte, à entrada da porta, para lhe falar em segredo; e ali, por causa do sangue de Asael, seu irmão, o feriu no ventre, de modo que ele morreu. 2 Samuel 3:27 26 Disse-lhe Absalão: Ao menos, deixa ir conosco Amnom, meu irmão. O rei, porém, lhe perguntou: Para que iria ele contigo? 27 Mas como Absalão instasse com o rei, este deixou ir com ele Amnom, e os demais filhos do rei. 28 Ora, Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom; então matai-o. Não tenhais medo; não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos, e sede valentes. 2 Samuel 13:26-28 9 E disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E Joabe, com a mão direita, pegou da barba de Amasa, para o beijar. 10 Amasa, porém, não reparou na espada que está na mão de Joabe; de sorte que este o feriu com ela no ventre, derramando-lhe por terra as entranhas, sem feri-lo segunda vez; e ele morreu. Então Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Sebá, filho de Bicri. 2 Samuel 20:9,10 2 Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos numa das aldeias da planície de Ono. Eles, porém, intentavam fazer-me mal. Neemias 6:2 3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de ser prudente e de fazer o bem. Salmos 36:3 21 A sua fala era macia como manteiga, mas no seu coração havia guerra; as suas palavras eram mais brandas do que o azeite, todavia eram espadas desembainhadas. Salmos 55:21 24 Aquele que odeia dissimula com os seus lábios; mas no seu interior entesoura o engano. 25 Quando te suplicar com voz suave, não o creias; porque sete abominações há no teu coração. 26 Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia. Provérbios 26:24-26 6 Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora contra a sogra; os inimigos do homem são os da própria casa. Miquéias 7:6 48 Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem? Lucas 22:48 6 Tinha a tua serva dois filhos, os quais tiveram uma briga no campo e, não havendo quem os apartasse, um feriu ao outro, e o matou. 2 Samuel 14:6 15 então levantarás o teu rosto sem mácula, e estarás firme, e não temerás. Jó 11:15 3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. Salmos 24:3-6 19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim, Salmos 139:19 35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar. Mateus 23:35 51 desde o sangue de Abel, até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário; sim, eu vos digo, a esta geração se pedirão contas. Lucas 11:51 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 João 3:12-15 11 Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. Judas 1:11