Comentário Bíblico
Adventista
Caim conheceu sua esposa - (cba)
Gênesis 4:17
A repentina menção da esposa de Caim não cria nenhum problema. Gênesis 5:4 afirma que Adão "gerou filhos e filhas" além dos três filhos cujos nomes são dados. Os primeiros habitantes da Terra não tiveram outra escolha a não ser se casar com seus irmãos e irmãs, a fim de cumprir o mandamento divino: “Sede fecundos e multiplicai-vos” ( ver Atos 17:26). Que o costume permaneceu por muito tempo em voga é visto no casamento de Abraão com sua meia-irmã Sarah. Mais tarde, esses casamentos foram proibidos (ver Levítico 18:6-17).
- 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; Atos 17:26 6 Nenhum de vós se chegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor. 7 Não descobrirás a nudez de teu pai, nem tampouco a de tua mãe; ela é tua mãe, não descobrirás a sua nudez. 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. 9 A nudez de tua irmã por parte de pai ou por parte de mãe, quer nascida em casa ou fora de casa, não a descobrirás. 10 Nem tampouco descobrirás a nudez da filha de teu filho, ou da filha de tua filha; porque é tua nudez. 11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai, a qual é tua irmã, não a descobrirás. 12 Não descobrirás a nudez da irmã de teu pai; ela é parenta chegada de teu pai. 13 Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe, pois ela é parenta chegada de tua mãe. 14 Não descobrirás a nudez do irmão de teu pai; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. 15 Não descobrirás a nudez de tua nora; ,ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. 16 Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão; é a nudez de teu irmão. 17 Não descobrirás a nudez duma mulher e de sua filha. Não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; são parentas chegadas; é maldade. Levítico 18:6-17
Ela concebeu e deu à luz Enoque - (cba)
Gênesis 4:17
Que Deus não reteve a descendência do desobediente e réprobo Caim é outra evidência de Seu caráter misericordioso (Salmos 145:9; Mateus 5:45). O nome "Enoque" pode significar "dedicação" ou "consagração", mas também pode significar "iniciação". Talvez o nome que Caim deu a seu filho indicasse sua intenção de começar vivendo sua vida como quisesse. Lutero pensou que a mãe pode ter escolhido o nome Enoque, expressando assim a esperança de que a criança possa ser um augúrio de bênção para sua casa entristecida.
- 9 O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras. Salmos 145:9 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:45
Ele construiu uma cidade - (cba)
Gênesis 4:17
Literalmente, “ele começou a construir”. Provavelmente não foi mais do que uma tentativa de erigir um acampamento fortificado para sua família como um lugar mais ou menos permanente de morada. Isso sugere que Caim pode não ter tido muita confiança na garantia de Deus de proteção. É possível também que sua tentativa de fundar uma cidade tenha sido ditada por um desejo de desafiar a maldição que o condenou a uma vida errante.
É digno de nota que a primeira “cidade” do mundo foi fundada pela primeiro assassino, um indivíduo perversamente impenitente tinha a vida totalmente e irremediavelmente dedicada para o mal, foi gasto em desafio a Deus. O plano de Deus para que o homem viva em meio à natureza, eis que o desejo e o poder do Criador foram assim frustrados. Muitos dos males nos dias atuais são o resultado direto da reunião não natural de seres humanos em grandes cidades, onde os piores instintos do homem dominam e vicejam todos os tipos de vícios.
O nome da cidade - (cba)
Gênesis 4:17
Ao dar o nome de seu filho Enoque a esta cidade, "dedicação" ou “Iniciação”, Caim aparentemente consagrou-o à realização de suas ambições pecaminosas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A primeira genealogia de Gênesis
Gênesis 4:17-22
As genealogias têm propósitos diferentes na Bíblia: (1) mostrar a origem comum da humanidade; (2) servir para verificar o direito à propriedade da terra (Levítico 25:23,24), ligada ao senhorio geral de Deus sobre tudo; (3) mostrar a importância da continuidade das linhagens sacerdotal e real; (4) funcionar como ponte entre diferentes períodos nas Escrituras (ex., Gn 10 e Gênesis 11:30,31 ligam a época do dilúvio aos dias de Abraão; Mt 1 conecta o AT com o NT, etc.): A genealogia de Caim em particular não inclui apenas nomes, mas também contém importantes invenções humanas (Gênesis 4:17; Gênesis 4:20-22) e conclui com a canção de vanglória de Lameque (Gênesis 4:23,24). A fundação de cidades, o início da criação de animais, o trabalho em metal e a mestria em instrumentos musicais - tudo isso faz parte desta linhagem humana. A seção também inclui a primeira referência à poligamia (Gênesis 4:19).
- 23 Também não se venderá a terra em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos: 24 Portanto em toda a terra da vossã possessão concedereis que seja remida a terra. Levítico 25:23,24 30 Sarai era estéril; não tinha filhos. 31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram. Gênesis 11:30,31 17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque. Gênesis 4:17 20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. 21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama. Gênesis 4:20-22 23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:23,24 19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila. Gênesis 4:19
A maldade do ser humano
Gênesis 4:17-24
Leia Gênesis 4:17-24. Qual foi o legado de Caim, e como seu crime abriu caminho para o aumento da impiedade?
Lameque, descendente de Caim, referiu-se ao crime do avô no contexto do seu próprio. Essa comparação entre o crime de Caim e o de Lameque é instrutiva. Enquanto o primeiro se calou sobre seu único crime registrado, o segundo parecia se vangloriar do seu, expressando-o em uma canção (Gênesis 4:23,24). Enquanto Caim pediu a misericórdia divina, não há registro de Lameque fazendo o mesmo. Enquanto Caim foi vingado sete vezes por Deus, Lameque acreditava que seria vingado setenta e sete vezes (ver Gênesis 4:24), uma indicação de que ele estava bem ciente de sua culpa.
- 23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:23,24 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:24
Além disso, Caim era monogâmico (Gênesis 4:17). Lameque introduziu a poligamia, pois a Bíblia diz especificamente que ele “tomou para si duas esposas” (Gênesis 4:19). Essa intensificação e exaltação do mal afetaram as gerações seguintes de caimitas.
- 17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque. Gênesis 4:17 19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila. Gênesis 4:19
O texto bíblico registra um novo evento que se opõe a essa tendência. “Adão tornou a ter relações com sua mulher” (Gênesis 4:25), e o resultado foi o nascimento de Sete, cujo nome foi dado por Eva para indicar que Deus lhe havia concedido “outro descendente” no lugar de Abel.
A história do nome Sete precede Abel. Ele deriva do verbo hebraico ‘ashit, “porei” (Gênesis 3:15), que introduz a profecia messiânica. A semente messiânica seria transmitida na linhagem setita. A Bíblia começa o registro da linhagem messiânica com Sete, inclui Enoque e Metusalém e termina com Noé (Gênesis 5:3,24,25; Gênesis 6:8).
- 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. 25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. Gênesis 5:3,24,25 8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Gênesis 6:8
A frase “os filhos de Deus” (Gênesis 6:2) refere-se à linhagem de Sete, pois foram concebidos para preservar a imagem divina (Gênesis 5:1,4). Por outro lado, as “filhas dos homens” (Gênesis 6:2) parecem ter uma conotação negativa, contrastando a descendência daqueles que são imagem de Deus com aqueles que são feitos à imagem dos homens. E foi sob a influência dessas “filhas dos homens” que os filhos de Deus “tomaram para si mulheres, aquelas que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gênesis 6:2), indicando a direção errada que a humanidade estava tomando.
- 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:1,4
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:16-18
Caim anulou em sua vida todo o temor a Deus, e não quis escutar os seus mandamentos. Aqueles que professam a sua fé hipocritamente, que fingem e negam-se a levar Deus a sério, são abandonados à sua sorte para que façam algo extremamente escandaloso. Assim, desprendem-se daquela forma de santidade para a qual foram reprovados, e cujo poder negam. Caim retirou-se da presença do Senhor e jamais encontramos qualquer vestígio de que tenha retornado para seu próprio consolo. A terra em que Caim habitou foi chamada de Node, que significa "estremecimento", ou "tenebroso", ou ainda "a terra de um vagabundo" o que, deste modo, mostra a inquietude e o desconforto de seu espírito. Aqueles que se apartam de Deus jamais podem encontrar repouso em qualquer outro lugar. Aqueles que na terra buscavam a cidade celestial, optaram por morar em tabernáculos ou cabanas; porém Caim, por não se importar com esta cidade, edificou uma na terra. Assim, todos aqueles que são amaldiçoados por Deus procuram a sua estabilidade e satisfação nesta existência.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Jarede viveu cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. 22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:18,22 4 Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:4 4 Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas; 5 fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies. 6 Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores. 7 Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. 8 Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número. 9 Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho. 11 Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol. Eclesiastes 2:4-11 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? Daniel 4:30 28 Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; Lucas 17:28,29 18 Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha feito levantar para si a coluna que está no vale do rei; pois dizia: Nenhum filho tenho para conservar a memoria o meu nome. E deu o seu próprio nome àquela coluna, a qual até o dia de hoje se chama o Pilar de Absalão. 2 Samuel 18:18 11 O pensamento íntimo deles é que as suas casas são perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. Salmos 49:11