Comentário Bíblico
Adventista
Edifiquemos para nós uma cidade - (cba)
Gênesis 11:4
Caim havia construído a primeira cidade (Gênesis 4:17), talvez numa tentativa de evitar a vida nômade que Deus lhe havia imposto. O plano original de Deus requeria que as pessoas se espalhassem pela face da Terra para cultivar o solo (ver Gênesis 1:28). A construção de cidades representava uma oposição a esse plano. A concentração de seres humanos sempre encorajou a ociosidade, imoralidade e outros vícios. As cidades sempre foram berços de crime, pois em tal ambiente Satanás encontra menos resistência a seus ataques do que em comunidades menores onde as pessoas vivem em mais contato com a natureza. Deus havia dito a Noé que repovoasse ou enchesse a Terra (Gênesis 9:1). Contudo, temendo perigos desconhecidos ou imaginários, os homens desejaram construir uma cidade, na esperança de encontrar segurança nas obras de suas próprias mãos. Ignoraram que a verdadeira segurança vem somente pela confiança e obediência a Deus. Os descendentes de Noé, que experimentaram rápido crescimento, devem ter se afastado muito cedo da adoração ao verdadeiro Deus. Temendo que seus maus caminhos trouxessem novas catástrofes, buscaram proteção.
- 17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque. Gênesis 4:17 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Gênesis 1:28 1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra. Gênesis 9:1
Uma torre - (cba)
Gênesis 11:4
Isto daria aos habitantes da cidade o desejado sentimento de segurança. Tal fortaleza os protegeria contra ataques e, segundo criam, os habilitaria a escapar de outro dilúvio - que, segundo a promessa de Deus, nunca mais ocorreria . O dilúvio havia coberto as mais altas montanhas do mundo antediluviano, mas não chegara "até aos céus". Se, portanto, pudesse ser erigida uma estrutura mais alta que as montanhas, arrazoaram os homens, eles estariam seguros contra qualquer coisa que Deus fizesse. Escavações arqueológicas revelam que os primeiros habitantes da baixa Mesopotâmia erigiram muitos templos em forma de torre, dedicados à adoração de várias divindades idolátricas.
Tornemos célebre o nosso nome - (cba)
Gênesis 11:4
A torre de Babel devia ser um monumento à grande sabedoria e habilidade de seus construtores. Para tornar célebre o seu nome, ou adquirir reputação, as pessoas se dispõem a enfrentar dificuldades, perigos e privações. O desejo pela fama aparentemente foi um dos motivos da construção da torre, e o orgulho pela edificação de tal estrutura tenderia, por sua vez, a conservar a unidade na realização de outros planos contrários à vontade de Deus. Segundo o propósito divino, os seres humanos deviam estar unidos através do elo da verdadeira religião. Quando a idolatria e o politeísmo quebraram esse elo espiritual interior, eles perderam não só a unidade de religião, mas também o espírito de fraternidade. Um projeto como essa torre, com o objetivo de preservar por meios exteriores a unidade interior perdida, jamais seria bem-sucedido. Obviamente só os que haviam abandonado a Deus tomaram parte nessas atividades.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Os homens retomaram a hostilidade
Gênesis 11:2-9
Mas assim que a Terra foi repovoada, os homens retomaram sua hostilidade a Deus e ao céu. Eles transmitiram sua inimizade para sua posteridade, como se a arte e artifício de enganar os homens, e levá-los a continuar a guerra não natural, fosse um legado sagrado ( Carta 4, 1896 ).
Nota
Gênesis 11:3-4
O desejo de alcançar o céu, e ficar a salvo de outro dilúvio, sugere que os construtores não confiaram na promessa feita por Deus em Gênesis 9:8-17. No entanto, o maior propósito deles era tornar seu nome "célebre". A atitude dos construtores estava em conflito com o desejo divino de engrandecer o nome de Abraão (Gênesis 12:2). A independência de Deus e a autossuficiência foram as maiores motivações. Muitos enxergam semelhanças entre esta torre e os zigurates (grandes templos em forma de torre), comuns nas culturas ao redor.
- 8 Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele: 9 Eis que eu estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós, 10 e com todo ser vivente que convosco está: com as aves, com o gado e com todo animal da terra; com todos os que saíram da arca, sim, com todo animal da terra. 11 Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. 12 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: 13 O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. 14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, 15 então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. 16 O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra. 17 Disse Deus a Noé ainda: Esse é o sinal do pacto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra. Gênesis 9:8-17 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Gênesis 12:2
Confederação nascida da rebelião
Gênesis 11:3-7
Esta confederação nasceu da rebelião contra Deus. Os habitantes da planície de Sinar estabeleceram seu reino para a exaltação própria, não para a glória de Deus. Se tivessem conseguido, um grande poder teria dominado, banindo a retidão e inaugurando uma nova religião. O mundo ficaria desmoralizado. A mistura de idéias religiosas com teorias errôneas teria resultado no fechamento da porta para a paz, felicidade e segurança. Essas suposições, teorias errôneas, postas em prática e aperfeiçoadas, teriam desviado as mentes da fidelidade aos estatutos divinos, e a lei de Jeová teria sido ignorada e esquecida. Homens determinados, inspirados e estimulados pelo primeiro grande rebelde, teriam resistido a qualquer interferência em seus planos ou em seu mau proceder.The Review and Herald, 10 de dezembro de 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:1-4
Quão rapidamente os homens se esqueceram dos juízos mais graves, e voltaram aos seus crimes anteriores! Mesmo estando a devastação do Dilúvio perante os seus olhos, ainda que tenham vindo da semente do justo Noé, mesmo durante a sua vida, a maldade aumenta de forma excessiva. Nada além da graça santificadora do Espírito Santo é capaz de tirar a luxúria pecaminosa da vontade humana, tia depravação que existe no coração do homem.
O propósito de Deus era que a humanidade formasse muitas nações e povoasse toda a terra. Desprezando a vontade divina e contrariando o conselho de Noé, a maioria da humanidade uniu-se para edificar uma cidade e uma torre que lhes impedisse de serem dispersos. A idolatria teve início, e Babel chegou a ser uma de suas principais sedes. Fizeram-se muito mais ousados e decididos entre si. Aprendamos a estimular-nos mutuamente ao amor e às boas obras, assim como os pecadores se incitam e alentam uns aos outros para a prática das obras más.
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 38

Cristo Triunfante, Pág. 70
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 28 Para onde estamos nós subindo? nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é o povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e também vimos ali os filhos dos anaquins. Deuteronômio 1:28 1 Ouve, ó Israel: hoje tu vais passar o Jordão para entrares para desapossares nações maiores e mais fortes do que tu, cidades grandes e muradas até o céu; Deuteronômio 9:1 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. 22 és ,tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; pois a tua grandeza cresceu, e chegou até o céu, e o teu domínio até a extremidade da terra. Daniel 4:11,22 13 Assim Davi ganhou nome para si. E quando voltou, matou no Vale do Sal a dezoito mil edomitas. 2 Samuel 8:13 11 O pensamento íntimo deles é que as suas casas são perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. 12 Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece; antes é como os animais que perecem. 13 Este é o destino dos que confiam em si mesmos; o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras. Salmos 49:11-13 7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá. Provérbios 10:7 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? Daniel 4:30 44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? João 5:44 8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:8,9 9 Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. Salmos 92:9 51 Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; Lucas 1:51 26 Eles sobem ao céu, descem ao abismo; esvaece-lhes a alma de aflição. Salmos 107:26 4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade. Gênesis 6:4 27 E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações para as quais o Senhor vos conduzirá. Deuteronômio 4:27