Comentário Bíblico
Adventista
Desçamos - (cba)
Gênesis 11:7
O uso do verbo na primeira pessoa do plural indica a participação de pelo menos duas pessoas da Trindade (ver Gênesis 1:26).
Confundamos ali a sua linguagem - (cba)
Gênesis 11:7
Deus não desejava destruir novamente o ser humano. A impiedade ainda não havia atingido os limites a que chegara antes do dilúvio, e Deus decidiu tratar com a situação antes que chegasse novamente a esse ponto. Confundindo a linguagem e forçando as pessoas a se separarem, Deus planejou impedir uma futura ação unida. Cada um dos grupos poderia ainda seguir um mau curso, mas a divisão da sociedade em diversos grupos evitaria uma oposição a Deus de forma conjunta. Repetidas vezes, desde a dispersão dos povos em Babel, homens ambiciosos têm procurado, sem sucesso, infringir o decreto divino de separação. Líderes brilhantes têm conseguido, às vezes, forçar as nações a se unirem artificialmente. Mas, com o estabelecimento do glorioso reino de Deus, as nações dos salvos serão verdadeiramente unidas e falarão uma única língua.
Para que um não entenda a linguagem de outro - (cba)
Gênesis 11:7
Não é que nenhuma pessoa pudesse entender outra, pois isso tornaria impossível a vida em sociedade. Deveria haver vários grupos tribais, cada um deles com sua própria língua. Essa é a origem da grande variedade de línguas e dialetos no mundo, que ultrapassam seis mil.
A divisão das línguas, embora seja um obstáculo às estratégias humanas de cooperação política e econômica, não deveria ser um obstáculo ao triunfo da causa de Deus. O dom de línguas no Pentecostes seria um meio de superar essa dificuldade (ver Atos 2:5-12). As diferenças nacionais não impedem a unidade de fé e ação por parte dos filhos de Deus nem o avanço de Seu propósito eterno. A Palavra de Deus tem sido colocada à disposição das nações em sua própria língua, e irmãos da mesma fé, embora separados por diferenças linguísticas e étnicas, estão unidos no amor a Jesus e na devoção à verdade. A fraternidade da fé os une mais fortemente do que a posse de uma mesma língua o poderia fazer. Na unidade da igreja o mundo deve ver evidências convincentes da pureza e do poder de sua mensagem (ver João 17:21).
- 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. 12 E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto? Atos 2:5-12 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Os homens retomaram a hostilidade
Gênesis 11:2-9
Mas assim que a Terra foi repovoada, os homens retomaram sua hostilidade a Deus e ao céu. Eles transmitiram sua inimizade para sua posteridade, como se a arte e artifício de enganar os homens, e levá-los a continuar a guerra não natural, fosse um legado sagrado ( Carta 4, 1896 ).
Confederação nascida da rebelião
Gênesis 11:3-7
Esta confederação nasceu da rebelião contra Deus. Os habitantes da planície de Sinar estabeleceram seu reino para a exaltação própria, não para a glória de Deus. Se tivessem conseguido, um grande poder teria dominado, banindo a retidão e inaugurando uma nova religião. O mundo ficaria desmoralizado. A mistura de idéias religiosas com teorias errôneas teria resultado no fechamento da porta para a paz, felicidade e segurança. Essas suposições, teorias errôneas, postas em prática e aperfeiçoadas, teriam desviado as mentes da fidelidade aos estatutos divinos, e a lei de Jeová teria sido ignorada e esquecida. Homens determinados, inspirados e estimulados pelo primeiro grande rebelde, teriam resistido a qualquer interferência em seus planos ou em seu mau proceder.The Review and Herald, 10 de dezembro de 1903 ).
Monólogo divino usando o plural real
Gênesis 11:6-7
Deus deixou explícito o que já havia ficado implícito nos versículos anteriores.
confundamos (heb. balal)
Gênesis 11:7
Trata-se de um jogo de palavras em hebraico com o termo babel, ou Babilônia. Considerando que os babilônios acreditavam que o nome de sua cidade significava "portal dos deuses" (babil), o significado do trocadilho deve ser apreciado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:5-9
Existe nesta passagem uma expressão conforme a maneira dos homens: "Desceu o Senhor para ver a cidade". Deus é justo e bom em tudo o que faz contra o pecado e os pecadores, e não condena alguém sem antes ouvi-lo. o pio Éber não se encontra neste grupo ímpio, pois tanto ele como os seus são chamados filhos de Deus; a sua alma não se uniu à assembléia destes filhos dos homens. o Senhor permitiu que eles chegassem a certo ponto, para que as obras de suas mãos, pelas quais prometiam a si mesmos uma honra duradoura, resultassem para a sua própria reprovação eterna. Deus tem finalidades sábias e santas ao permitir que os inimigos de sua glória executem em grande medida os seus maus projetos e prosperem por um longo período de tempo.
Observe a sabedoria e a misericórdia de Deus nos métodos que Ele empreendeu para desfazer este projeto de construção, observe ainda a misericórdia de Deus ao não permitir que o castigo fosse igual à ofensa; Ele não nos trata conforme merecem os nossos pecados. observe a sabedoria do Senhor, ao estabelecer uma forma segura de deter os procedimentos deles. Se não fossem capazes de entender-se, não poderiam ajudar um ao outro; este fato os apartaria do trabalho de edificação. Deus possui diversos meios, que são eficazes, para frustrar e derrotar os projetos de homens orgulhosos que se posicionam contrários a Ele e, em particular, dividem-nos entre si mesmos. Apesar de sua unidade e obstinação, Deus estava acima deles; pois quem jamais endureceu contra Ele o seu coração e prosperou? A linguagem daqueles homens foi confundida. Esta é a razão pela qual todos nós sofremos até hoje as dores e os problemas pertinentes ao aprendizado dos idiomas; tudo isto por causa da rebeldia de nossos antepassados. ora! Quantas infelizes disputas e pelejas de palavras surgem porque uns entendem mal as expressões dos outros, e, por tudo o que sabemos, devido a esta confusão de línguas.
Eles deixaram de edificar a cidade. A confusão de suas [ínguas não somente os incapacitou de ajudar-se mutuamente, mas também foi uma atitude que veio das mãos do Senhor contra eles. É uma atitude sábia abandonar, imediatamente, tudo o que venhamos a perceber ser contrário à vontade de Deus. o Senhor pode destruir e reduzir a nada todas as artes e desígnios dos construtores de Babel. Não existe nem sabedoria nem conselho que possam levantar-se contra o Senhor.
Os construtores partiram para os países e lugares para eles designados, conforme as suas famílias e os idiomas que falavam. os filhos dos homens jamais tornarão a reunir-se, até o grande dia em que o Filho do homem se assente no trono de sua glória, e todas as nações se reúnam diante dEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; Gênesis 11:5 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1:26 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gênesis 3:22 8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8 12 Ele frustra as maquinações dos astutos, de modo que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito. 13 Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos se precipita. Jó 5:12,13 20 Aos que são dignos da confiança emudece, e tira aos anciãos o discernimento. Jó 12:20 4 Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Salmos 2:4 10 O Senhor desfaz o conselho das nações, anula os intentos dos povos. Salmos 33:10 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:4-11 5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. 20 São esses os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. 32 Essas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, em suas nações; e delas foram disseminadas as nações na terra depois do dilúvio. Gênesis 10:5,20,32 23 E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles. Gênesis 42:23 49 O Senhor levantará contra ti de longe, da extremidade da terra, uma nação que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; Deuteronômio 28:49 9 Destrói, Senhor, confunde as suas línguas, pois vejo violência e contenda na cidade. Salmos 55:9 15 Eis que trago sobre vós uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o Senhor; é uma nação durável, uma nação antiga, uma nação cuja língua ignoras, e não entenderás o que ela falar. Jeremias 5:15 2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. 3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara? 8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. 11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim. 23 Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? 1 Coríntios 14:2-11,23 11 Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor? Êxodo 4:11 19 Não verás mais aquele povo feroz, povo de fala obscura, que não se pode compreender, e de língua tão estranha que não se pode entender. Isaías 33:19