Comentário Bíblico
Adventista
Tera [ ... ] morreu em Harã - (cba)
Gênesis 11:32
Não há indicação de quanto tempo Tera viveu em Harã. Em vista da proverbial prontidão de Abraão em obedecer a Deus, parece provável que ele tenha permanecido em Harã muitos anos, sabendo que o Senhor desejava que ele fosse para Canaã, se não fosse a idade ou enfermidade de seu pai. É mais provável que Tera tenha se detido durante um período no rio Balikh para recuperar as forças, e não que a atratividade da região o tenha levado a se esquecer de seu objetivo. A piedade filial, sob tais circunstâncias, teria mantido Abraão cuidando solicitamente do pai. Todos teriam, assim, permanecido em Harã com a expectativa de reiniciar a viagem após a recuperação de Tera. Quando ele morreu, Abraão e Ló prosseguiram com seu plano original. Outros membros da família, no entanto, ficaram encantados com a fertilidade da região e não quiseram partir.
Como Moisés séculos mais tarde, Tera não conseguiu entrar na terra da promessa . Isso nos faz lembrar da condição de peregrinos, pelo fato de muitos dos fiéis de Deus morrerem a caminho da Canaã celestial. A seriedade da morte de Tera, porém, não foi nada em comparação com a decisão de Naor de permanecer em Harã. Ele e sua família voluntariamente se separaram das promessas de Deus ao se recusarem a acompanhar Abraão até a terra prometida. Em resultado disso, eles e seus descendentes finalmente des apareceram do palco da história, enquanto que Abraão e sua posteridade permanecem por milênios como recipientes do favor especial de Deus e como canais de Sua bênção para o mundo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Apresentação da familia de Abrão
Gênesis 11:27-32
Gênesis 11:29,30 interrompem a lenta corrente de nomes e anos com a descrição das esposas dos dois filhos de Tera. Sara e sua incapacidade de conceber são centrais a tudo o que se segue. Não se explica o motivo para Tera partir de Ur, mas Atos 7:2-5 parece sugerir que Deus chamou Abrão pela primeira vez em Ur.
- 29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. 30 Sarai era estéril; não tinha filhos. Gênesis 11:29,30 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. 5 E não lhe deu nela herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu que lha daria em possessão, e depois dele à sua descendência, não tendo ele ainda filho. Atos 7:2-5
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:27-32
Aqui começa a história de Abraão, cujo nome é famoso em ambos testamentos. Até mesmo os filhos de Éber tornaram-se adoradores de falsos deuses, os que pela graça são herdeiros da teria prometida, deveriam lembrar-se qual é a terra de seu nascimento, isto é, qual era o seu estado corrupto e pecador por natureza. Os irmãos de Abraão eram Naor, de cuja família Isaque e Jacó tiveram as suas esposas, e Harã, que morreu antes de seu pai (Tera), e era o pai de Ló. Os filhos não podem ter a certeza de que viverão mais do que os seus genitores. Harã morreu em Ur, antes da feliz saída de sua família deste país idólatra. É nossa responsabilidade apressarmo-nos a sair de nosso estado natural, a não ser que a morte nos surpreenda nele. Aqui lemos sobre a saída de Abraão de Ur dos caldeus, com o seu pai Tera, o seu sobrinho Ló e o restante de sua família, em obediência à chamada de Deus. Este capítulo os deixa na metade do caminho entre Ur e Canaã, onde moraram até a morte de Tera. Muitos chegam a Harã, e, contudo, não entram em Canaã; não estão longe do reino de Deus; porém, nunca chegam até ele.
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