Comentário Bíblico
Adventista
Apenas uma linguagem - (cba)
Gênesis 11:1
Literalmente, "um só lábio e um só tipo de palavras", indicando não só uma única língua entendida por todos, mas também a ausência de diferenças de dialeto. A pronúncia e o vocabulário eram os mesmos entre todas as pessoas. A unidade de linguagem caminha com a unidade de descendência, e uma linguagem comum promove a unidade de pensamento e ação. Pesquisas modernas baseadas em comparação gramatical demonstraram conclusivamente que todos os idiomas conhecidos estão relacionados entre si e que provêm de uma única linguagem original, mas não há como saber se algum dos idiomas conhecidos se assemelha àquela linguagem original. É possível, e até provável, que uma das línguas semitas, como o hebraico ou o aramaico, seja semelhante à linguagem falada antes da confusão das línguas. Os nomes pessoais do período precedente à confusão das línguas, na medida em que podem ser interpretados, somente fazem sentido se considerados como originalmente semíticos. O registro que contém esses nomes, o livro de Gênesis, foi escrito em hebraico, uma língua semita, por um autor semita e para leitores semitas. Também é possível, embora improvável, que Moisés tenha traduzido esses nomes, de uma língua original desconhecida por seus leitores, para nomes hebraicos que teriam um significado para eles.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
A lingua é um elemento unificador importante
Gênesis 11:1-2
O cap. 11 descreve a existência de uma lingua universal.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:1-4
Quão rapidamente os homens se esqueceram dos juízos mais graves, e voltaram aos seus crimes anteriores! Mesmo estando a devastação do Dilúvio perante os seus olhos, ainda que tenham vindo da semente do justo Noé, mesmo durante a sua vida, a maldade aumenta de forma excessiva. Nada além da graça santificadora do Espírito Santo é capaz de tirar a luxúria pecaminosa da vontade humana, tia depravação que existe no coração do homem.
O propósito de Deus era que a humanidade formasse muitas nações e povoasse toda a terra. Desprezando a vontade divina e contrariando o conselho de Noé, a maioria da humanidade uniu-se para edificar uma cidade e uma torre que lhes impedisse de serem dispersos. A idolatria teve início, e Babel chegou a ser uma de suas principais sedes. Fizeram-se muito mais ousados e decididos entre si. Aprendamos a estimular-nos mutuamente ao amor e às boas obras, assim como os pecadores se incitam e alentam uns aos outros para a prática das obras más.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito que falem a língua de Canaã e façam juramento ao Senhor dos exércitos. Uma destas se chamará Cidade de destruição. Isaías 19:18 9 Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito. Sofonias 3:9 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atos 2:6