Comentário Bíblico
Adventista
As gerações de Sem - (cba)
Gênesis 11:10
Este é o título usual para uma genealogia (ver Gênesis 5:1; Gênesis 6:9; Gênesis 10:1; etc.). Moisés volta à linhagem de Sem, cuja discussão foi interrompida pelo relato da confusão das línguas. Os v. 10-26, porém, não são uma continuação da lista das nações do cap. lO; apresentam a genealogia da linhagem patriarcal de Sem a Abraão. O cap. lO apresenta a relação étnica das várias tribos e nações e sua descendência comum a partir de Noé, enquanto que Gênesis 11:10-26 apresenta a descendência exata do povo escolhido de Deus ao longo das muitas gerações intermediárias. Essa é uma continuação da lista de gerações de Adão a Noé, dada no cap. 5. Os primeiros quatro descendentes de Sem, já enumerados na parte semita da lista das nações, são aqui repetidos para mostrar a descendência direta dos filhos de Tera por meio de Pelegue.
- 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio. Gênesis 10:1 10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. 11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos; e gerou filhos e filhas. 12 Arfaxade viveu trinta e cinco anos, e gerou a Selá. 13 Viveu Arfaxade, depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. 14 Selá viveu trinta anos, e gerou a Eber. 15 Viveu Selá, depois que gerou a Eber, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas. 16 Eber viveu trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue. 17 Viveu Eber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas. 18 Pelegue viveu trinta anos, e gerou a Reú. 19 Viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas. 20 Reú viveu trinta e dois anos, e gerou a Serugue. 21 Viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. 22 Serugue viveu trinta anos, e gerou a Naor. 23 Viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos; e gerou filhos e filhas. 24 Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera. 25 Viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas. 26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. Gênesis 11:10-26
Ele era da idade de cem anos - (cba)
Gênesis 11:10
Esta declaração mostra que Sem era dois anos mais novo que Jafé (ver com. de Gênesis 5:32).
A lista, sem dúvida, apresenta nomes pessoais, não tribais, pois dá a idade exata de cada pessoa por ocasião do nascimento do filho por meio de quem a linhagem continua, e a extensão de sua vida depois disso. Embora nomes como Arfaxade e Héber também sejam tribais, como é o caso em Gênesis 10:21,22, isso não contradiz o fato de que as pessoas ali mencionadas eram reais.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:10-26
Aqui está uma genealogia, ou uma lista de nomes, que termina em Abraão, o amigo de Deus, e que assim conduz a Cristo, que é a Semente prometida, e, por isso, filho deste patriarca. Nada mais está registrado além de seus nomes e idades; parece que o Espírito Santo apressou-se a passar deles para a história de Abraão. Quão pouco sabemos sobre a história dos que passaram antes de nós por este mundo, mesmo sobre os que viveram nos mesmos lugares em que hoje habitamos, e igualmente daqueles que vivem em lugares distantes! Temos muito a fazer para dirigir a nossa própria obra. Quando a terra começou a ser povoada, a vida dos homens começou a ser abreviada; esta foi mais uma sábia disposição da providência divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 Estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló. Gênesis 11:27 21 A Sem, que foi o pai de todos os filhos de Eber e irmão mais velho de Jafé, a ele também nasceram filhos. 22 Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arão. Gênesis 10:21,22 17 Os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque. 18 Arfaxade foi pai de Selá; e Selá foi pai de Eber. 19 A Eber nasceram dois filhos: o nome dum foi Pelegue, pois nos seus dias se repartiu a terra; e o nome do seu irmão foi Joctã. 20 Joctã foi pai de Almodá, Selefe, Hazarmavé, Jerá, 21 Hadorão, Uzal, Diclá, 22 Ebal, Abimael, Sebá, 23 Ofir, Havilá e Jobabe; todos esses foram filhos de Joctã. 24 Sem, Arfaxade, Selá; 25 Eber, Pelegue, Reú; 26 Serugue, Naor, Tera; 27 Abrão, que é Abraão. 1 Crônicas 1:17-27 34 Judá de Jacó, Jacó de Isaque, Isaque de Abraão, Abraão de Tará, Tará de Naor, 35 Naor de Seruque, Seruque de Ragaú, Ragaú de Faleque, Faleque de Eber, Eber de Salá, 36 Salá de Cainã, Cainã de Arfaxade, Arfaxade de Sem, Sem de Noé, Noé de Lameque, Lucas 3:34-36