Comentário Bíblico
Adventista
Desceu o SENHOR - (cba)
Gênesis 11:5
Esta descida não foi semelhante à do Sinai, onde o Senhor revelou Sua presença através de um símbolo visível (ver Êxodo 19:20; Êxodo 34:5; Números 11:25; etc.). É simplesmente uma descrição, em linguagem humana, do fato de que os atos humanos nunca estão escondidos de Deus. Quando os homens quiseram construir algo que chegasse até o céu e exaltar a si mesmos, Deus desceu para investigar e frustrar os planos ímpios.
- 20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. Êxodo 19:20 5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. Êxodo 34:5 25 Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. Números 11:25
Edificavam - (cba)
Gênesis 11:5
A forma do verbo heb., no perfeito, que é aqui traduzida como "edificavam", implica que a construção estava progredindo rapidamente rumo ao término. A expressão "filhos dos homens", literalmente "filhos do homem", é tão geral em sua abrangência que sugere a participação de todos no projeto, ou pelo menos da maioria dos que não mais serviam a Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Os homens retomaram a hostilidade
Gênesis 11:2-9
Mas assim que a Terra foi repovoada, os homens retomaram sua hostilidade a Deus e ao céu. Eles transmitiram sua inimizade para sua posteridade, como se a arte e artifício de enganar os homens, e levá-los a continuar a guerra não natural, fosse um legado sagrado ( Carta 4, 1896 ).
Confederação nascida da rebelião
Gênesis 11:3-7
Esta confederação nasceu da rebelião contra Deus. Os habitantes da planície de Sinar estabeleceram seu reino para a exaltação própria, não para a glória de Deus. Se tivessem conseguido, um grande poder teria dominado, banindo a retidão e inaugurando uma nova religião. O mundo ficaria desmoralizado. A mistura de idéias religiosas com teorias errôneas teria resultado no fechamento da porta para a paz, felicidade e segurança. Essas suposições, teorias errôneas, postas em prática e aperfeiçoadas, teriam desviado as mentes da fidelidade aos estatutos divinos, e a lei de Jeová teria sido ignorada e esquecida. Homens determinados, inspirados e estimulados pelo primeiro grande rebelde, teriam resistido a qualquer interferência em seus planos ou em seu mau proceder.The Review and Herald, 10 de dezembro de 1903 ).
desceu o SENHOR
Gênesis 11:5
Texto-chave da história. A descida de Deus sempre está ligada a acontecimentos significativos: a entrega dos Dez Mandamentos (Êxodo 19:11,18,20; Êxodo 34:5), o estabelecimento de um sistema administrativo inovador (Números 11:25), etc.
- 11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. 18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. 20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. Êxodo 19:11,18,20 5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová. Êxodo 34:5 25 Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. Números 11:25
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:5-9
Existe nesta passagem uma expressão conforme a maneira dos homens: "Desceu o Senhor para ver a cidade". Deus é justo e bom em tudo o que faz contra o pecado e os pecadores, e não condena alguém sem antes ouvi-lo. o pio Éber não se encontra neste grupo ímpio, pois tanto ele como os seus são chamados filhos de Deus; a sua alma não se uniu à assembléia destes filhos dos homens. o Senhor permitiu que eles chegassem a certo ponto, para que as obras de suas mãos, pelas quais prometiam a si mesmos uma honra duradoura, resultassem para a sua própria reprovação eterna. Deus tem finalidades sábias e santas ao permitir que os inimigos de sua glória executem em grande medida os seus maus projetos e prosperem por um longo período de tempo.
Observe a sabedoria e a misericórdia de Deus nos métodos que Ele empreendeu para desfazer este projeto de construção, observe ainda a misericórdia de Deus ao não permitir que o castigo fosse igual à ofensa; Ele não nos trata conforme merecem os nossos pecados. observe a sabedoria do Senhor, ao estabelecer uma forma segura de deter os procedimentos deles. Se não fossem capazes de entender-se, não poderiam ajudar um ao outro; este fato os apartaria do trabalho de edificação. Deus possui diversos meios, que são eficazes, para frustrar e derrotar os projetos de homens orgulhosos que se posicionam contrários a Ele e, em particular, dividem-nos entre si mesmos. Apesar de sua unidade e obstinação, Deus estava acima deles; pois quem jamais endureceu contra Ele o seu coração e prosperou? A linguagem daqueles homens foi confundida. Esta é a razão pela qual todos nós sofremos até hoje as dores e os problemas pertinentes ao aprendizado dos idiomas; tudo isto por causa da rebeldia de nossos antepassados. ora! Quantas infelizes disputas e pelejas de palavras surgem porque uns entendem mal as expressões dos outros, e, por tudo o que sabemos, devido a esta confusão de línguas.
Eles deixaram de edificar a cidade. A confusão de suas [ínguas não somente os incapacitou de ajudar-se mutuamente, mas também foi uma atitude que veio das mãos do Senhor contra eles. É uma atitude sábia abandonar, imediatamente, tudo o que venhamos a perceber ser contrário à vontade de Deus. o Senhor pode destruir e reduzir a nada todas as artes e desígnios dos construtores de Babel. Não existe nem sabedoria nem conselho que possam levantar-se contra o Senhor.
Os construtores partiram para os países e lugares para eles designados, conforme as suas famílias e os idiomas que falavam. os filhos dos homens jamais tornarão a reunir-se, até o grande dia em que o Filho do homem se assente no trono de sua glória, e todas as nações se reúnam diante dEle.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 123

Cristo Triunfante, Pág. 70
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei. Gênesis 18:21 11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. Êxodo 19:11 4 O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos contemplam, as suas pálpebras provam os filhos dos homens. Salmos 11:4 13 O Senhor olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; 14 da sua morada observa todos os moradores da terra, Salmos 33:13,14 23 Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? 24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor. Jeremias 23:23,24 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. João 3:13 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13 8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. Êxodo 3:8 11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. 18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. 20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. Êxodo 19:11,18,20