Comentário Bíblico
Adventista
Morreu Harã [ ... ] estando Tera, seu pai, ainda vivo - (cba)
Gênesis 11:28
Literalmente, "na face de seu pai", significando "enquanto seu pai ainda era vivo" ou "na presença de seu pai". Esta é a primeira menção (não necessariamente o primeiro caso) da morte de um filho antes da morte do pai.
Ur dos caldeus - (cba)
Gênesis 11:28
Como demonstram documentos literários e escavaÇões arqueológicas, a cidade natal de Harã teve uma longa e gloriosa história. As ruínas de Ur são conhecidas há muito tempo pelo nome moderno de Tell el-Muqayyar e estão situadas a meia distância entre Bagdá e o golfo Pérsico. Entre 1922 e 1934, uma expedição conjunta entre Inglaterra e Estados Unidos fez o que foi uma das mais frutíferas de todas as escavações mesopotâmicas. As tumbas reais de uma dinastia antiga revelaram seu fabuloso depósito de tesouros. As bem preservadas ruínas de casas, templos e de uma torre-templo forneceram rico material que permite aos pesquisadores reconstruir a diversificada história dessa cidade que desempenhou papel tão importante desde os primórdios da história até o tempo do império persa. No início do segundo milênio a.C., quando Abraão morava ali, a cidade exibia uma cultura excepcionalmente elevada. As casas eram bem construídas e geralmente tinham dois andares. Os cômodos do andar térreo eram agrupados em torno de um pátio central, e uma escada levava ao segundo andar. A cidade tinha um eficiente sistema de esgotos, melhor do que o existente em algumas cidades daquela região atualmente. Nas escolas de Ur se ensinavam leitura, escrita, aritmética e geografia, como evidenciam muitos exercícios escolares recuperados. No AT, essa cidade é geralmente chamada de "Ur dos caldeus", expressão ainda não encontrada em textos cuneiformes da Mesopotâmia. Nestes, ela é simplesmente chamada de "Ur". Sabe-se, porém, que a região de Ur foi mais tarde habitada por tribos caldeias aramaicas, e talvez elas já tivessem chegado lá havia tempo (ver com. de Gênesis 10:22). Essas tribos estiveram intimamente relacionadas com a família de Tera, e ambos eram descendentes de Arfaxade. A recordação desse relacionamento era mantida pela referência ao lar original da família como Ur na Caldeia ou "Ur dos caldeus".
O avançado nível cultural de Ur, no tempo de Abraão, silencia os que estigmatizam Abraão como um nômade ignorante. Sua juventude foi passada numa cidade altamente aculturada e sofisticada, e ele era filho de cidadãos abastados e, sem dúvida, era um homem culto.
Abraão também devia ser familiarizado com a vida religiosa de Ur, que, como as escavações demonstraram, era politeísta. Josué declara que Tera, o pai de Abraão, havia servido a outros deuses em Ur (Josué 24:2). Presume-se que os outros filhos de Tera também o fizeram, pois Raquel, a esposa de Jacó, roubou ídolos de seu pai Labão que era neto do irmão de Abraão, Naor (Gênesis 31:19). É um milagre Abraão ter sido preservado das influências pagãs que o cercavam.
- 2 Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses. Josué 24:2 19 Ora, tendo Labão ido tosquiar as suas ovelhas, Raquel furtou os ídolos que pertenciam a seu pai. Gênesis 31:19
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Apresentação da familia de Abrão
Gênesis 11:27-32
Gênesis 11:29,30 interrompem a lenta corrente de nomes e anos com a descrição das esposas dos dois filhos de Tera. Sara e sua incapacidade de conceber são centrais a tudo o que se segue. Não se explica o motivo para Tera partir de Ur, mas Atos 7:2-5 parece sugerir que Deus chamou Abrão pela primeira vez em Ur.
- 29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. 30 Sarai era estéril; não tinha filhos. Gênesis 11:29,30 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. 5 E não lhe deu nela herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu que lha daria em possessão, e depois dele à sua descendência, não tendo ele ainda filho. Atos 7:2-5
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:27-32
Aqui começa a história de Abraão, cujo nome é famoso em ambos testamentos. Até mesmo os filhos de Éber tornaram-se adoradores de falsos deuses, os que pela graça são herdeiros da teria prometida, deveriam lembrar-se qual é a terra de seu nascimento, isto é, qual era o seu estado corrupto e pecador por natureza. Os irmãos de Abraão eram Naor, de cuja família Isaque e Jacó tiveram as suas esposas, e Harã, que morreu antes de seu pai (Tera), e era o pai de Ló. Os filhos não podem ter a certeza de que viverão mais do que os seus genitores. Harã morreu em Ur, antes da feliz saída de sua família deste país idólatra. É nossa responsabilidade apressarmo-nos a sair de nosso estado natural, a não ser que a morte nos surpreenda nele. Aqui lemos sobre a saída de Abraão de Ur dos caldeus, com o seu pai Tera, o seu sobrinho Ló e o restante de sua família, em obediência à chamada de Deus. Este capítulo os deixa na metade do caminho entre Ur e Canaã, onde moraram até a morte de Tera. Muitos chegam a Harã, e, contudo, não entram em Canaã; não estão longe do reino de Deus; porém, nunca chegam até ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança. Gênesis 15:7 7 Tu és o Senhor, o Deus que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão; Neemias 9:7 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:2-4 31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram. Gênesis 11:31