Comentário Bíblico
Adventista
Arfaxade - (cba)
Gênesis 11:12
Antes do dilúvio a idade média de paternidade era de 117 anos (a mais baixa, 65, e a mais alta, 187 anos). Mas, a partir de então, diminuiu para 30-35 anos, alcançando extensões incomuns somente nos casos de Tera e Abraão (ver com. de Gênesis 10:22).
A mesma diminuição é vista na idade total das pessoas após o dilúvio. Embora o próprio Noé tenha alcançado a idade antediluviana de 950 anos, a idade de Sem foi de 600 anos apenas e a de seu filho Arfaxade, de 438 anos. O processo continuou em gerações subsequentes, de forma que Naor, o avô de Abraão, chegou só a 148 anos. Essa média de vida grandemente abreviada pode ser devida, em parte, a mudanças climáticas. Ainda mais importante foi a mudança no regime alimentar, do vegetarianismo para um regime que incluía carne (PP, 107; CRA, 391). A cada nova geração, a raça humana se afastava mais e mais da vigorosa herança física de Adão e dos revigorantes efeitos do fruto da árvore da vida.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:10-26
Aqui está uma genealogia, ou uma lista de nomes, que termina em Abraão, o amigo de Deus, e que assim conduz a Cristo, que é a Semente prometida, e, por isso, filho deste patriarca. Nada mais está registrado além de seus nomes e idades; parece que o Espírito Santo apressou-se a passar deles para a história de Abraão. Quão pouco sabemos sobre a história dos que passaram antes de nós por este mundo, mesmo sobre os que viveram nos mesmos lugares em que hoje habitamos, e igualmente daqueles que vivem em lugares distantes! Temos muito a fazer para dirigir a nossa própria obra. Quando a terra começou a ser povoada, a vida dos homens começou a ser abreviada; esta foi mais uma sábia disposição da providência divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |