Comentário Bíblico
Adventista
Saiu com eles - (cba)
Gênesis 11:31
As Escrituras deixam claro que foi a Abraão que Deus Se revelou em Ur dos caldeus, e não a Tera, como se poderia inferir desta passagem (PP, 127). Estêvão disse a seus ouvintes que Abraão havia saído da "Mesopotâmia, antes de habitar em Harã", em resposta a uma explícita ordem de Deus dada a ele pessoalmente (Atos 7:2,3). Posteriormente, Deus lembrou a Abraão que o havia tirado de Ur dos caldeus (Gênesis 15:7), não de Harã (ver também Neemias 9:7). Concluí-se que o chamado de Abraão ocorreu em dois estágios. O primeiro chamado, quando ele vivia em Ur, era para deixar sua tribo ancestral. O segundo, em Harã, era para que abandonasse os parentes imediatos, até mesmo a casa do pai (ver Gênesis 12:1). Quando o primeiro chamado chegou a Abraão, ele obedeceu imediatamente e saiu do antigo ambiente para encontrar um novo lar na terra que Deus prometera lhe dar. Ele devia ter considerável influência sobre o pai Tera, o irmão Naor e o sobrinho Ló, porque todos eles escolheram acompanhá-lo. Naor não é mencionado como um dos que saíram de Ur, com Tera e Abraão, nesse tempo. Mas ele deve ter saído pouco poi s (ver Gênesis 24:10).
- 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Atos 7:2,3 7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança. Gênesis 15:7 7 Tu és o Senhor, o Deus que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão; Neemias 9:7 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1 Gênesis 24:10).
Embora o chamado tenha sido para Abraão, ele ainda vivia sob o teto do pai e esperava que o pai tomasse a mesma iniciativa caso estivesse disposto a fazê-lo. Tera evidentemente aceitou o chamado, e, como cabeça da casa, tomou a frente com relação à mudança. O costume oriental requereria que Tera recebesse o crédito por agir como cabeça da casa. Seria impróprio dizer que Abraão levou consigo seu pai Tera.
Para ir à terra de Canaã - (cba)
Gênesis 11:31
Isto indica que, desde o princípio, o destino era Canaã. Havia duas rotas possíveis de viagem a partir de Ur, no sul da Mesopotâmia, até Canaã. Uma rota atravessava diretamente o grande deserto da Arábia, mas era impossível que uma caravana de rebanhos de ovelhas e gado e muitos servos cruzasse esse território. A outra rota subia o Eufrates, atravessava o estreito deserto do norte da Síria, e depois o va le do Orontes em direção ao sul, até Canaã . Este era obviamente o caminho pelo qual eles precisavam viajar.
Foram até Harã - (cba)
Gênesis 11:31
Harã está situada às margens do rio Balikh, no norte da Mesopotâmia, a meio caminho entre Ur e Canaã. Não é dada a razão para essa interrupção da jornada, mas ela pode ter sido ocasionada pela atratividade da região, ou, mais provavelmente, pela idade avançada e a fragilidade de Tera. Para a maior parte da famíli a, Harã se tornou um lugar permanente de habitação, o que pode indicar que a atratividade da região tenha levado à decisão de parar ali. Os vales do Balikh e do Chabur têm férteis pastagens. É possível que toda a região fosse esparsamente povoada, e que parecesse oferecer possibilidades de aumento da riqueza da família antes de prosseguirem para Canaã. Qualquer que fosse a razão, Tera e sua família se acamparam num lugar que chamaram de Harã, talvez em honra a seu filho e irmão que havia morrido em Ur. Devido a uma ligeira diferença de ortografia, no hebraico, entre o nome do filho de Tera, chamado Harã, e o nome da cidade de Harã, a relação entre os dois é incerta.
As evidências de que os teraítas criaram fortes raízes em seu novo lar podem ser vistas no fato de vários nomes de seus familiares fic arem associados a cidades da região por séculos e, em alguns casos, por milênios. Harã, que foi uma importante cidade durante o segundo e primeiro milênios a.C., pode ter recebido seu nome em honra de Harã, como foi sugerido acima. A memória de Pelegue permaneceu no nome da cidade Paliga, na desembocadura do rio Chabur. Naor deu seu nome à cidade de Naor (Gênesis 24:10, mais tarde chamada Til-Nahiri, perto de Harã). O nome de Serugue é refletido na cidade vizinha, Sarugi, e o sítio Til-sha-turahi, às margens do rio Balikh, talvez tenha perpetuado o nome de Tera. Esses nomes de lugares são clara evidência de que a família de Tera ocupou essa região em tempos antigos.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Nota
Gênesis 11:10-32
A genealogia dos descendentes de Sem marca uma mudança importante em Gênesis: de uma história com perspectiva universal, o texto passa para a história de um homem e de sua família. A genealogia foi o meio empregado para marcar essa alteração.
Apresentação da familia de Abrão
Gênesis 11:27-32
Gênesis 11:29,30 interrompem a lenta corrente de nomes e anos com a descrição das esposas dos dois filhos de Tera. Sara e sua incapacidade de conceber são centrais a tudo o que se segue. Não se explica o motivo para Tera partir de Ur, mas Atos 7:2-5 parece sugerir que Deus chamou Abrão pela primeira vez em Ur.
- 29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. 30 Sarai era estéril; não tinha filhos. Gênesis 11:29,30 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. 5 E não lhe deu nela herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu que lha daria em possessão, e depois dele à sua descendência, não tendo ele ainda filho. Atos 7:2-5
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:27-32
Aqui começa a história de Abraão, cujo nome é famoso em ambos testamentos. Até mesmo os filhos de Éber tornaram-se adoradores de falsos deuses, os que pela graça são herdeiros da teria prometida, deveriam lembrar-se qual é a terra de seu nascimento, isto é, qual era o seu estado corrupto e pecador por natureza. Os irmãos de Abraão eram Naor, de cuja família Isaque e Jacó tiveram as suas esposas, e Harã, que morreu antes de seu pai (Tera), e era o pai de Ló. Os filhos não podem ter a certeza de que viverão mais do que os seus genitores. Harã morreu em Ur, antes da feliz saída de sua família deste país idólatra. É nossa responsabilidade apressarmo-nos a sair de nosso estado natural, a não ser que a morte nos surpreenda nele. Aqui lemos sobre a saída de Abraão de Ur dos caldeus, com o seu pai Tera, o seu sobrinho Ló e o restante de sua família, em obediência à chamada de Deus. Este capítulo os deixa na metade do caminho entre Ur e Canaã, onde moraram até a morte de Tera. Muitos chegam a Harã, e, contudo, não entram em Canaã; não estão longe do reino de Deus; porém, nunca chegam até ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. 27 Estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló. Gênesis 11:26,27 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1 28 Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus. Gênesis 11:28 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1 2 Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses. 3 Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do Rio, e o conduzi por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência, e dei-lhe Isaque. Josué 24:2,3 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8 2 Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses. Josué 24:2 7 Tu és o Senhor, o Deus que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão; Neemias 9:7 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:2-4 19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. Gênesis 10:19 10 Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor. Gênesis 24:10 32 Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã. Gênesis 11:32 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gênesis 12:4 10 Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor. 15 Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro. Gênesis 24:10,15 43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz; levanta-te, refugia-te na casa de Labão, meu irmão, em Harã, Gênesis 27:43 4 Perguntou-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? Responderam eles: Somos de Harã. 5 Perguntou-lhes mais: Conheceis a Labão, filho de Naor; Responderam: Conhecemos. Gênesis 29:4,5 2 Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, 3 e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:2-4 7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança. Gênesis 15:7 4 Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:4