Comentário Bíblico
Adventista
Isto é apenas o começo - (cba)
Gênesis 11:6
A torre de Babel representava dúvida em relação à palavra de Deus e desafio à Sua vontade. Foi concebida como um monumento à apostasia e como uma fortaleza de rebelião contra Ele. Esse era apenas o primeiro passo de um plano mestre do mal para controlar o mundo. Era necessária ação rápida e decisiva para advertir as pessoas sobre o desagrado de Deus e frustrar as ímpias estratégias. Para que os seres humanos tenham certeza de que Deus não é arbitrário em Seu trato e de que não age por impulso, Ele é representado discutindo o assunto consigo mesmo. A razão para essa intervenção é positivamente declarada.
Se não fosse o poder restritivo de Deus exercido de tempos em tempos ao longo da história, os maus desígnios humanos alcançariam sucesso e a sociedade se tornaria inteiramente corrupta. A relativa ordem que existe na sociedade se deve ao poder restritivo de Deus, que definidamente limita o poder de Satanás (ver Jó 1:12; Jó 2:6; Apocalipse 7:1).
- 12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:12 6 Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida. Jó 2:6 1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. Apocalipse 7:1
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 11:1-32
A narrativa da torre de Babel é regida por dois movimentos opostos: a intenção da humanidade de alcançar o céu (Gênesis 11:4) e a descida de Deus para confundir a lingua do povo.
Os homens retomaram a hostilidade
Gênesis 11:2-9
Mas assim que a Terra foi repovoada, os homens retomaram sua hostilidade a Deus e ao céu. Eles transmitiram sua inimizade para sua posteridade, como se a arte e artifício de enganar os homens, e levá-los a continuar a guerra não natural, fosse um legado sagrado ( Carta 4, 1896 ).
Confederação nascida da rebelião
Gênesis 11:3-7
Esta confederação nasceu da rebelião contra Deus. Os habitantes da planície de Sinar estabeleceram seu reino para a exaltação própria, não para a glória de Deus. Se tivessem conseguido, um grande poder teria dominado, banindo a retidão e inaugurando uma nova religião. O mundo ficaria desmoralizado. A mistura de idéias religiosas com teorias errôneas teria resultado no fechamento da porta para a paz, felicidade e segurança. Essas suposições, teorias errôneas, postas em prática e aperfeiçoadas, teriam desviado as mentes da fidelidade aos estatutos divinos, e a lei de Jeová teria sido ignorada e esquecida. Homens determinados, inspirados e estimulados pelo primeiro grande rebelde, teriam resistido a qualquer interferência em seus planos ou em seu mau proceder.The Review and Herald, 10 de dezembro de 1903 ).
Monólogo divino usando o plural real
Gênesis 11:6-7
Deus deixou explícito o que já havia ficado implícito nos versículos anteriores.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 11:5-9
Existe nesta passagem uma expressão conforme a maneira dos homens: "Desceu o Senhor para ver a cidade". Deus é justo e bom em tudo o que faz contra o pecado e os pecadores, e não condena alguém sem antes ouvi-lo. o pio Éber não se encontra neste grupo ímpio, pois tanto ele como os seus são chamados filhos de Deus; a sua alma não se uniu à assembléia destes filhos dos homens. o Senhor permitiu que eles chegassem a certo ponto, para que as obras de suas mãos, pelas quais prometiam a si mesmos uma honra duradoura, resultassem para a sua própria reprovação eterna. Deus tem finalidades sábias e santas ao permitir que os inimigos de sua glória executem em grande medida os seus maus projetos e prosperem por um longo período de tempo.
Observe a sabedoria e a misericórdia de Deus nos métodos que Ele empreendeu para desfazer este projeto de construção, observe ainda a misericórdia de Deus ao não permitir que o castigo fosse igual à ofensa; Ele não nos trata conforme merecem os nossos pecados. observe a sabedoria do Senhor, ao estabelecer uma forma segura de deter os procedimentos deles. Se não fossem capazes de entender-se, não poderiam ajudar um ao outro; este fato os apartaria do trabalho de edificação. Deus possui diversos meios, que são eficazes, para frustrar e derrotar os projetos de homens orgulhosos que se posicionam contrários a Ele e, em particular, dividem-nos entre si mesmos. Apesar de sua unidade e obstinação, Deus estava acima deles; pois quem jamais endureceu contra Ele o seu coração e prosperou? A linguagem daqueles homens foi confundida. Esta é a razão pela qual todos nós sofremos até hoje as dores e os problemas pertinentes ao aprendizado dos idiomas; tudo isto por causa da rebeldia de nossos antepassados. ora! Quantas infelizes disputas e pelejas de palavras surgem porque uns entendem mal as expressões dos outros, e, por tudo o que sabemos, devido a esta confusão de línguas.
Eles deixaram de edificar a cidade. A confusão de suas [ínguas não somente os incapacitou de ajudar-se mutuamente, mas também foi uma atitude que veio das mãos do Senhor contra eles. É uma atitude sábia abandonar, imediatamente, tudo o que venhamos a perceber ser contrário à vontade de Deus. o Senhor pode destruir e reduzir a nada todas as artes e desígnios dos construtores de Babel. Não existe nem sabedoria nem conselho que possam levantar-se contra o Senhor.
Os construtores partiram para os países e lugares para eles designados, conforme as suas famílias e os idiomas que falavam. os filhos dos homens jamais tornarão a reunir-se, até o grande dia em que o Filho do homem se assente no trono de sua glória, e todas as nações se reúnam diante dEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gênesis 3:22 14 Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo da vossa angústia. Juízes 10:14 27 Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem. 1 Reis 18:27 9 Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo. Eclesiastes 11:9 1 Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. Gênesis 11:1 19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra. Gênesis 9:19 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; Atos 17:26 5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Gênesis 6:5 21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. 4 Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Salmos 2:1-4 51 Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; Lucas 1:51