Comentário Bíblico
Adventista
Depois - (cba)
Apocalipse 7:1
Ver com. de Apocalipse 4:1; sobre a relação entre os cap. 6 e 7, ver com. de Apocalipse 6:17.
- 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4:1 17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:17
Vi - (cba)
Apocalipse 7:1
Ver com. de Apocalipse 4:1.
Quatro anjos - (cba)
Apocalipse 7:1
Estes anjos representam agentes divinos no mundo, retendo as forças do mal até que a obra de Deus no coração dos seres humanos seja concluída e o povo do Senhor receba o selo na testa (ver com. de Apocalipse 6:17).
Quatro cantos - (cba)
Apocalipse 7:1
Comparar com Isaías 11:12; Ezequiel 7:2. Isto quer dizer que a Terra inteira está ameaçada.
- 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e es dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. Isaías 11:12 2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra. Ezequiel 7:2
Quatro ventos - (cba)
Apocalipse 7:1
Muitas vezes, nas Escrituras, os “quatro ventos” representam os quatro pontos cardeais (ver Daniel 8:8; Marcos 13:27). Neste caso, os quatro ventos são forças destrutivas (ver Apocalipse 7:3). É provável que o paralelo mais próximo seja encontrado em Daniel 7:2, texto em que eles parecem ser forças de conflito, do qual surgem grandes nações.
- 8 O bode, pois, se engrandeceu sobremaneira; e estando ele forte, aquele grande chifre foi quebrado, e no seu lugar outros quatro também notáveis nasceram para os quatro ventos do céu. Daniel 8:8 27 E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:3 2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. Daniel 7:2
Como Apocalipse 7 parece uma resposta à pergunta final do capitulo 6 (ver com. de Apocalipse 6:17), o segurar dos quatro ventos corresponderia a uma pausa temporária dos terrores retratados em Apocalipse 6, até que aqueles que devem permanecer firmes frente à tempestade estivessem preparados para isso.
À luz do grande conflito entre Cristo e Satanás, essas forças destrutivas representam os esforços de demônios em espalhar ruína e destruição por toda parte. João viu quatro anjos; na verdade, muitos anjos se ocupam da tarefa de conter os desígnios do inimigo. Esses anjos seguram “o mundo [...]. Eles contêm os exércitos de Satanás até que o selamento do povo de Deus termine [...]. Recebem a obra de deter os poderes enraivecidos daquele que vem como um leão a rugir, buscando quem possa tragar" (Ellen G. White, Material Suplementar sobre Apocalipse 5:11). Quando a obra de selamento for concluída. Deus dirá aos anjos: “Não combatam mais Satanás em seus esforços de destruição. Deixem-no operar sua malignidade nos filhos da desobediência, pois a taça de sua iniquidade está cheia” (Ellen G. White, RH, 17 de setembro de 1901; cf. T6, 408).
Quando os quatro anjos finalmente soltarem os ventos e deixarem de conter os desígnios maus de Satanás e “os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade” (GC, 614).
Sobre a terra - (cba)
Apocalipse 7:1
Os três itens aqui mencionados — terra, mar e árvore — enfatizam a natureza universal da ameaça de destruição.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 7:1
Este capítulo tem duas seções: os 144 mil (v. 1-8) e a grande multidão (v. 9-17). Ambas são metáforas para o povo de Deus no tempo do fim. As duas respondem à pergunta de Apocalipse 6:17. "Quem é que pode suster-se?"
quatro anjos
Apocalipse 7:1
Podem corresponder aos quatro seres viventes de Apocalipse 6:1-8.
quatro ventos
Apocalipse 7:1
Agentes dos juízo divino; podem corresponder aos quatro cavalos de Apocalipse 6:1-8.
terra [...] mar
Apocalipse 7:1
Orígens das duas bestas do cap. 13.
Referências cruzadas
Apocalipse 7:1
Jeremias 49:36; Daniel 7:2; Zacarias 6:5; Mateus 24:31; Apocalipse 7:3; Apocalipse 8:7; Apocalipse 9:4.
- 36 E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei para todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão. Jeremias 49:36 2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. Daniel 7:2 5 Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5 31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:3 7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde. Apocalipse 8:7 4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus. Apocalipse 9:4
O tempo de graça está se esgotando
Apocalipse 7:1-3
Ver Apocalipse 16:13-16; Apocalipse 5:11; Efésios 4:30. Reino já está se levantando contra reino. Não existe agora um engajamento determinado. Por enquanto, os quatro ventos estão presos até que os servos de Deus sejam selados em suas testas. Então, os poderes da terra irão organizar suas forças para a última grande batalha. Com que cuidado devemos melhorar o pequeno período restante de nossa provação ( The Review and Herald, 27 de novembro de 1900 )!
- 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:13-16 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, Apocalipse 5:11 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30
Pouco antes de entrarmos [no tempo de angústia], todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Então eu vi os quatro anjos pararem de segurar os quatro ventos. E eu vi fome, pestilência e espada, nação se levantando contra nação, e o mundo inteiro estava em confusão ( Day-Star , 14 de março de 1846).
Tudo no mundo está em um estado instável. As nações estão iradas e grandes preparativos para a guerra estão sendo feitos. Nação está conspirando contra nação e reino contra reino. O grande dia de Deus está se acelerando muito. Mas embora as nações estejam reunindo suas forças para a guerra e derramamento de sangue, a ordem aos anjos ainda está em vigor, que segurem os quatro ventos até que os servos de Deus sejam selados em suas testas ( The Review and Herald, 28 de janeiro de 1909 ) .
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 7:1-8
Os quatro ventos soprando juntos significa, na linguagem figurada das Escrituras, uma terrível destruição geral. Porém, a destruição é retardada. Os selos eram usados para que cada pessoa marcasse os seus pertences. Esta marca é o testemunho do Espírito Santo impresso nos corações dos crentes. O Senhor não permitirá que o seu povo seja afligido antes de serem marcados, para que possam estar preparados contra todos os conflitos.
Observe que os que foram selados pelo Espírito possuem tal selo na frente, para ser visto por amigos e inimigos igualmente, porém não pelo próprio crente, salvo quando este olha firmemente no espelho da Palavra de Deus. O número dos que assim foram selados pode ser entendido como representando o remanescente de pessoas que Deus preserva. Ainda que a Igreja de Deus seja apenas um pequeno rebanho quando comparada com o mundo mau, não obstante é uma sociedade realmente grande e que crescerá ainda mais. Aqui está figurada a Igreja universal sob a tipificação de Israel.
- Veja também

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 175

Testemunhos Seletos 2, Pág. 324

Para Conhece-lo, Pág. 47
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. 2 Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; 3 e aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio; e havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda. 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; Apocalipse 4:1-6 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; Apocalipse 4:6 14 a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates. Apocalipse 9:14 2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra. Ezequiel 7:2 9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Ezequiel 37:9 18 Levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro chifres. 19 Eu perguntei ao anjo que falava comigo: Que é isto? Ele me respondeu: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém. 20 O Senhor mostrou-me também quatro ferreiros. Zacarias 1:18-20 1 De novo levantei os meus olhos, e olhei, e eis quatro carros que saíam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze. Zacarias 6:1 31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31 27 E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. Marcos 13:27 8 Com medida contendeste com eles, quando os rejeitaste; ele a removeu com o seu vento forte, no tempo do vento leste. Isaías 27:8 36 E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei para todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão. Jeremias 49:36 2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. Daniel 7:2 8 O bode, pois, se engrandeceu sobremaneira; e estando ele forte, aquele grande chifre foi quebrado, e no seu lugar outros quatro também notáveis nasceram para os quatro ventos do céu. Daniel 8:8 4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar. Jonas 1:4 26 Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:26,27 31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:31 6 E ouvi como que uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Um queniz de trigo por um denário, e três quenizes de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. Apocalipse 6:6 4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus. Apocalipse 9:4 3 Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei. Isaías 27:3 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e es dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. Isaías 11:12 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. Apocalipse 20:8 5 Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:3 7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde. Apocalipse 8:7