Comentário Bíblico
Adventista
Um dos anciãos - (cba)
Apocalipse 7:13
Ver com. de Apocalipse 4:4.
Tomou a palavra - (cba)
Apocalipse 7:13
Os anciãos exprimiram em palavras a pergunta que, sem dúvida, já passava pela mente de João. Quem são [...]? Pode-se questionar que grupo, os 144 mil (Apocalipse 7:4) ou a “grande multidão” (Apocalipse 7:9), o ancião tem em mente. São defendidos dois pontos de vista a esse respeito: (1) A referência é aos 144 mil. Aqueles que concordam com essa perspectiva argumentam que João já conhecia a identidade da “grande multidão”, pois declarou que ela era formada por “todas as nações, tribos, povos e línguas”. Por isso, para a pergunta do ancião fazer sentido, dizem que ele deveria estar se referindo aos 144 mil. (2) A referência é à “grande multidão". Os defensores dessa abordagem destacam que, a partir de Apocalipse 7:9, abre-se uma cena totalmente nova na visão, e a referência à cena anterior não seria o caso, a menos que houvesse uma indicação especifica. Também afirmam que a “grande multidão” não recebeu uma identificação mais clara do que os 144 mil. Por fim, chamam a atenção para o fato de que o ancião se refere àqueles “que se vestem de vestiduras brancas” e, no contexto, à “grande multidão” que assim é descrita (Apocalipse 7:9). Esse ponto de vista pode ser baseado no pressuposto de que a “grande multidão” compreende todos os remidos, inclusive os 144 mil, ou os remidos além desse grupo (ver AA, 602; GC, 649; CBV, 507).
- 4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel: Apocalipse 7:4 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; Apocalipse 7:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
anciãos
Apocalipse 7:13
Ver Apocalipse 4:4.
Referências cruzadas
Apocalipse 7:13
Apocalipse 7:9.
Esforce-se para estar entre os 144.000
Apocalipse 7:4-17
Ver Apocalipse 14:1-4; 2 Coríntios 3:18. Aqueles a quem o Cordeiro conduzirá pelas fontes de águas vivas, e de cujos olhos enxugará todas as lágrimas, serão os que agora receberão o conhecimento e a compreensão revelado na Bíblia, a Palavra de Deus ....
- 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. 3 E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:1-4 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18
Não devemos copiar nenhum ser humano. Não existe ser humano suficientemente sábio para ser nosso critério. Devemos olhar para o homem Cristo Jesus, que é completo na perfeição da justiça e santidade. Ele é o autor e consumador de nossa fé. Ele é o homem padrão. Sua experiência é a medida da experiência que devemos ganhar. Seu personagem é nosso modelo. Vamos, então, afastar nossas mentes das perplexidades e dificuldades desta vida e fixá-las nEle, para que, contemplando, possamos ser transformados à Sua semelhança. Podemos contemplar Cristo com um bom propósito. Podemos olhar para Ele com segurança; pois Ele é onisciente. Ao olharmos para Ele e pensarmos Nele, Ele será formado por dentro, a esperança da glória.
Vamos nos esforçar com todo o poder que Deus nos deu para estar entre os cento e quarenta e quatro mil ( The Review and Herald, 9 de março de 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 7:13-17
Os cristãos fiéis merecem nossa atenção e respeito; devemos observar o justo. Aqueles que desejam obter conhecimento não devem se envergonhar ao procurar instrução de quem a possa dar. O caminho ao céu é repleto de tribulações; porém, a tribulação, por maior que seja, não nos separará do amor de Deus. Ela faz com que o céu seja mais bem vindo e mais glorioso. Não é o sangue dos mártires, mas o sangue do Cordeiro, o que pode lavar o pecado, este é o único sangue que branqueia e limpa as vestes dos santos.
Eles são felizes em seu exemplo; o céu é um estado de serviço, mas sem sofrimento; é um estado de repouso, não de preguiça; é um repouso que louva e deleita. Eles têm tido sofrimentos e derramado muitas lágrimas por causa dos pecados e das aflições, mas o próprio Deus, com sua mão de graça, enxugará todas essas lágrimas. Ele os trata como um terno pai. Isto sustenta o cristão sob suas aflições. Como todos os redimidos devem a sua felicidade totalmente à misericórdia soberana, assim a obra e a adoração a Deus seu Salvador é seu fundamento; sua presença e favor completam a alegria deles, não podem conceber outro gozo. Que todo o seu povo recorra a Ele; que dEle recebam toda a graça de que necessitam; e que a Ele ofereçam todo o louvor e toda a glória.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Apocalipse 4:4,10 5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, Apocalipse 5:5,11 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; Apocalipse 7:9 8 perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Gênesis 16:8 6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome; Juízes 13:6 28 Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. João 7:28 12 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? Atos 3:12