Comentário Bíblico
Adventista
Muitos anjos - (cba)
Apocalipse 5:11
Em resposta ao testemunho dos quatro seres viventes e dos 24 anciãos, as hostes celestiais se unem em aclamação à dignidade do Cordeiro. Assim, Deus é vindicado perante os anjos, que, desde as primeiras acusações de Satanás no Céu, não haviam compreendido por completo Sua ação de banir o inimigo e salvar a raça humana (ver DTN, 761, 764).
Seres viventes - (cba)
Apocalipse 5:11
Ver com. de Apocalipse 4:6. Estes seres viventes participam da aclamação de louvor a Deus (Apocalipse 5:12), que exalta a morte de Cristo.
- 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; Apocalipse 4:6 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Apocalipse 5:12
Milhões de milhões e milhares de milhares - (cba)
Apocalipse 5:11
Com certeza, não há intenção de que este seja um número literal. Em vez disso, subentende uma multidão incontável. É provável que a expressão tenha sido extraída de Daniel 7:10 e possa ser comparada a uma passagem do livro pseudepigráfico de Enoque 14:22: "dez mil vezes dez mil [se encontravam] diante dEle” (R. H. Charles, The Apocrypha and Pseiidepigrapha of the Old Testament, vol. 2, p. 197; ver Hebreus 12:22).
- 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. Daniel 7:10 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; Hebreus 12:22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
miríades de miríades e milhares de milhares
Apocalipse 5:11
Um número indefinidamente grande (ver Daniel 7:10).
Mãos de anjo ligadas ao mundo
Apocalipse 5:11
Ver Apocalipse 7:1-3; Apocalipse 16:13-16; Hebreus 1:14; Hebreus 9:24. John escreve: “Eu vi e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono”. Os anjos estavam unidos na obra dAquele que havia rompido os selos e levado o livro. Quatro anjos poderosos retêm os poderes desta terra até que os servos de Deus sejam selados em suas testas. As nações do mundo estão ansiosas por conflitos; mas são controlados pelos anjos. Quando esse poder restritivo for removido, chegará um tempo de angústia e angústia. Instrumentos mortais de guerra serão inventados. Os navios, com sua carga viva, serão sepultados no grande abismo. Todos os que não têm o espírito da verdade se unirão sob a liderança de agentes satânicos. Mas eles devem ser mantidos sob controle até que chegue o momento da grande batalha do Armagedom.
- 1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:1-3 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:13-16 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24
Os anjos estão cercando o mundo, recusando a Satanás suas reivindicações de supremacia, feitas por causa da vasta multidão de seus adeptos. Não ouvimos as vozes, não vemos com a visão natural a obra desses anjos, mas suas mãos estão ligadas ao mundo e, com vigilância insone, estão mantendo os exércitos de Satanás à distância até que o selamento do povo de Deus seja realizado.
Os anjos, ministros de Jeová, têm habilidade, poder e grande força, sendo comissionados para ir do céu à Terra para ministrar a Seu povo. Eles recebem a tarefa de conter o poder furioso daquele que desceu como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar. O Senhor é um refúgio para todos os que nEle confiam. Ele ordena que se escondam Nele por um momento, até que a indignação passe. Ele logo sairá de Seu lugar para punir o mundo por sua iniqüidade. Então a terra revelará seu sangue e não cobrirá mais seus mortos ( Carta 79, 1900 ).
O céu é um lugar de muita atividade
Apocalipse 5:11
Oh, que todos pudessem ver nosso precioso Salvador como Ele é, um Salvador . Que Sua mão retire o véu que esconde Sua glória de nossos olhos. Mostra-O em Seu lugar elevado e santo. O que nós vemos? Nosso Salvador, não em uma posição de silêncio e inatividade. Ele está rodeado de inteligências celestiais, querubins e serafins, dez mil vezes dez mil de anjos.
Todos esses seres celestiais têm um objetivo acima de todos os outros, no qual estão intensamente interessados - Sua igreja em um mundo de corrupção. Todos esses exércitos estão a serviço do Príncipe do céu, exaltando o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Eles estão trabalhando para Cristo sob Sua comissão, para salvar ao máximo todos os que olham para Ele e crêem Nele. Esses seres celestiais estão acelerando sua missão, fazendo por Cristo o que Herodes e Pilatos fizeram contra ele. Eles se unem para defender a honra e a glória de Deus. Eles estão unidos em uma aliança sagrada, em uma grande e sublime unidade de propósito, para mostrar o poder, a compaixão, o amor e a glória do Salvador crucificado e ressuscitado.
Em seu serviço, esses exércitos do céu ilustram o que a igreja de Deus deveria ser. Cristo está trabalhando em seu favor nas cortes celestiais, enviando Seus mensageiros a todas as partes do globo, em auxílio a todo aquele que sofre e que nEle espera por alívio, vida espiritual e conhecimento.
A igreja de Cristo na Terra está em meio às trevas morais de um mundo desleal, que está pisoteando a lei de Jeová. Mas seu Redentor, que comprou seu resgate com o preço de Seu próprio sangue precioso, tomou todas as providências para que Sua igreja seja um corpo transformado, iluminado com a Luz do mundo, possuindo a glória de Emanuel. Os brilhantes raios do Sol da Justiça, brilhando através de Sua igreja, reunirão em Seu aprisco todas as ovelhas perdidas e perdidas, que virão a Ele e encontrarão refúgio Nele. Eles encontrarão paz, luz e alegria Naquele que é paz e justiça para sempre ( Carta 89c, 1897 ).
Nota
Apocalipse 5:9-12
Veja Hebreus 1:14.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 5:8-14
É motivo de gozo para todo o mundo ver que Deus trata os homens com graça e misericórdia por meio do Redentor. Ele governa o mundo, não só como Criador, mas como o nosso Salvador. As harpas eram instrumentos de louvor; os vasos estavam cheios de perfume ou incenso, que representam as orações dos santos: o louvor e a oração sempre devem ser oferecidos juntos. Cristo redimiu o seu povo da escravidão do pecado, da culpa e de Satanás. Não só tem comprado liberdade para eles, mas também a honra e a mais alta preferência; os têm feito reis e sacerdotes; reis para que reinem sobre os seus próprios espíritos e para vencerem o mundo e o maligno; os faz sacerdotes dando-lhes acesso a Ele mesmo, e liberdade para oferecerem sacrifícios espirituais.
Que palavras poderiam declarar mais plenamente que Cristo é, e deve ser adorado de modo igual ao Pai, por todas as criaturas, por toda a eternidade! Felizes são aqueles que o adorarão e louvarão no céu, e que para sempre bendirão ao Cordeiro que os livrou e os separou para si por seu sangue. Quão digno és tu, ó Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, de nossos mais excelsos louvores! Todas as criaturas devem proclamar a tua grandeza e adorar a tua majestade.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também O céu: veraneio do cristão, 26 de Outubro 5:11
Cuidado de Deus, Pág. 308
O céu: veraneio do cristão, 24 de Outubro 5:11Olhando para o Alto, Pág. 345
Anjos inumeráveis para nos ajudar, 29 de Janeiro 5:11Filhos e Filhas de Deus, Pág. 35
Por que Foi Permitido o Pecado? 5:11Patriarcas e Profetas, Pág. 36
Invisíveis Defensores do Homem 5:11O Grande Conflito, Pág. 512
|
- Análise em Cadeia 11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Apocalipse 7:11 19 Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do Senhor! Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. 1 Reis 22:19 16 Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles. 17 E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. 18 Quando os sírios desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere de cegueira esta gente, peço-te. E o Senhor os feriu de cegueira, conforme o pedido de Eliseu. 2 Reis 6:16-18 20 Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Salmos 103:20 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Salmos 148:2 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; 9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Apocalipse 4:4,6,9,10 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Apocalipse 19:6 2 Disse ele: O Senhor veio do Sinai, e de Seir raiou sobre nós; resplandeceu desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Deuteronômio 33:2 17 Os carros de Deus são miríades, milhares de milhares. O Senhor está no meio deles, como em Sinai no santuário. Salmos 68:17 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. Daniel 7:10 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; Hebreus 12:22 16 O número dos exércitos dos cavaleiros era de duas miríades de miríades; pois ouvi o número deles. Apocalipse 9:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também O céu: veraneio do cristão, 26 de Outubro 5:11
Cuidado de Deus, Pág. 308
O céu: veraneio do cristão, 24 de Outubro 5:11Olhando para o Alto, Pág. 345
Anjos inumeráveis para nos ajudar, 29 de Janeiro 5:11Filhos e Filhas de Deus, Pág. 35
Por que Foi Permitido o Pecado? 5:11Patriarcas e Profetas, Pág. 36
Invisíveis Defensores do Homem 5:11O Grande Conflito, Pág. 512