Comentário Bíblico
Adventista
Deus (KJV) - (cba)
Gênesis 6:5
Para ser coerente, a KJV deveria grafar "Senhor" (ARA), em vez de "Deus", como no texto hebraico, que usa a palavra 'Yahweh'. Pode ser que os tradutores da KJV foram influenciados pelo texto da LXX, que grafao "Senhor Deus".
A maldade do homem se havia multiplicado - (cba)
Gênesis 6:5
A linguagem humana não poderia apresentar um quadro mais vívido da depravação. Não restava mais nenhum bem no homem; ele estava totalmente corrompido. "Todo desígnio do seu coração" era mau. A palavra "imaginação", de 'yeser', significa "plano" ou "formação", e é derivada do verbo heb. 'yatsar', "moldar", "formar". Portanto, "desígnio" se refere a pensamentos maus como produto de um coração mau. Cristo disse: "Do coração procedem maus desígnios", e afirmou que estes, por sua vez, produzem "homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias" (Mateus 15:19). O coração era popularmente considerado o centro das faculdades intelectuais mais elevadas: a consciência e a vontade. Um "coração" contaminado mais cedo ou mais tarde infecta a vida toda.
Continuamente - (cba)
Gênesis 6:5
Literalmente, "todos os dias" ou "o dia todo". Assim culmina a triste descrição da impiedade antediluviana. Se isso não descreve uma depravação total, de que outro modo se poderia expressá-la? Aqui se encontra o mal supremo no coração, nos "desígnios" ou pensamentos e nas ações. Com muito poucas exceções, não havia nada senão mal; não temporariamente, mas sempre; não no caso de apenas alguns indivíduos, mas na sociedade como um todo. Isso ocorre quando os homens "deliberadamente [se] esquecem" da palavra de Deus (2 Pedro 3:5).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Viu o SENHOR
Gênesis 6:5-8
Quando Deus vê, ele age (Gênesis 29:31; Deuteronômio 32:19; Isaías 59:15) como juiz ou como salvador.
- 31 Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril. Gênesis 29:31 19 Vendo isto, o Senhor os desprezou, por causa da provocação que lhe fizeram seus filhos e suas filhas; Deuteronômio 32:19 15 Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor o viu, e desagradou-lhe o não haver justiça. Isaías 59:15
Degenerado da leveza aos pecados degradantes
Gênesis 6:5
Temos a história dos antediluvianos e das cidades da planície, cujo curso de conduta degenerou da leveza e da frivolidade aos pecados degradantes que invocaram a ira de Deus em uma destruição mais terrível, na ordem para livrar a terra da maldição de sua influência contaminadora. A inclinação e a paixão dominaram a razão. O eu era seu deus, e o conhecimento do Altíssimo foi quase obliterado pela indulgência egoísta de paixões corruptas ( Carta 74, 1896 ).
Perverteram o que era lícito
Gênesis 6:5
O pecado dos antediluvianos foi perverter o que em si mesmo era lícito. Eles corromperam os dons de Deus ao usá-los para atender aos seus desejos egoístas. A condescendência com o apetite e as paixões mesquinhas corromperam totalmente sua imaginação. Os antediluvianos eram escravos de Satanás, liderados e controlados por ele ( Manuscrito 24, 1891 ).
Corrompidos pelo apetite pervertido
Gênesis 6:5
Os habitantes do mundo de Noé foram destruídos, porque foram corrompidos pela condescendência com o apetite pervertido ( The Signs of the Times, 2 de setembro de 1875 , reimpresso de Testimonies for the Church 3: 162 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 6:1-7
O fato mais notável acerca do mundo antigo é a sua destruição por meio do Dilúvio. A iniquidade nos é relatada debaixo da justa ira de Deus e de sua santa resolução de castigá-la. Em todas as épocas, ao longo da história, existe uma maldição específica de Deus sobre o matrimónio entre uma pessoa que professa a verdadeira religião, e os seus inimigos declarados. o mal exemplo de um cónjuge ímpio corrompe ou fere muito o outro. A religião da família é destruída, e os filhos são educados de acordo com as máximas mundanas do progenitor que não tem o temor de Deus, se professamos ser filhos e filhas do Todo- Poderoso, não devemos nos casar sem o seu consentimento. Ele não nos dará a sua bênção, se preferirmos a beleza, a inteligência, a riqueza, ou as honras mundanas, em detrimento da fé e da santidade.
O Espírito Santo de Deus contendeu com os homens, ao enviar Enoque, Noé e, quem sabe, outros, para que a eles pregassem; esperava mostrar a sua graça apesar das rebeliões deles, a fim de despertar em suas consciências o temor e a convicção. Porém, o Senhor declarou que o seu Espírito não contenderia assim com os homens para sempre. Ele permite que eles se endureçam no pecado, e tornem-se maduros para a destruição. Isto foi por Ele determinado porque o homem é carne: não somente fraco e débil, mas carnal e depravado, ao utilizar mal os poderes nobres de sua alma para satisfazer as suas inclinações corruptas. Deus vê toda a maldade que existe entre os filhos dos homens, e eles não a podem ocultar; se não se arrependerem dela, será em breve publicamente manifestada por Ele, sem dúvida, a maldade de um povo é grande, quando os pecadores notórios são homens célebres entre eles.
Muitíssimos pecados eram cometidos em todos os lugares, e por todas as classes sociais. Qualquer um podia ver que a maldade do homem era grande; porém, Deus viu que toda imaginação, ou propósito dos pensamentos do coração humano, era de continuo somente o mal. Esta era a raiz amarga, a fonte corrupta. O coração é enganoso e perverso; os princípios, corruptos; os hábitos e as disposições são maus. As intenções e planos dos homens eram maus. Eles praticavam a maldade deliberadamente, e engenhavam a perversidade. Não havia o bem entre eles. Deus viu a maldade do homem como alguém que é ferido ou maltratado por ela. Viu-a como um terno pai contempla a necessidade e porfia de um filho rebelde e desobediente, fato que o aflige e o faz desejar não ter tido filhos.
As palavras empregadas aqui são muito notáveis; utiliza-as segundo o entendimento dos homens, e não significam que possa mudar ou sentir-se infeliz. Deus odeia deste modo o nosso pecado? E nós, não deveríamos nos afligir de coração por causa disto? Ó, que possamos contemplar aquele a quem afligimos, e lamentar! Deus se arrependeu de ter feito o homem; porém, jamais o encontramos arrependido de ter redimido o ser humano. Deus resolve destruir o homem; o termo utilizado no original tem muito impacto: "Rasparei os homens de sobre a face da terra"; assim como se varre o pó ou a sujeira de um lugar que deve estar limpo, e se lança este pó ao monte de lixo, que é o lugar apropriado para ele. Deus fala do homem como de sua própria criatura, quando decide castigá-lo. Aqueles que não correspondem com o propósito de sua vida, perdem-na. Deus tomou esta decisão sobre os homens, depois que o seu Espírito contendera durante muito tempo com eles; porém, em vão. Ninguém é castigado pela justiça de Deus, exceto aqueles que detestam ser reformados pela graça dEle.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 543

Patriarcas e Profetas, Pág. 91

Nos Lugares Celestiais, Pág. 353

Cristo Triunfante, Pág. 51

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 633

Patriarcas e Profetas, Pág. 79
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. Gênesis 13:13 20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, 21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei. Gênesis 18:20,21 1 Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem. 2 O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. 3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. 4 Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que comem o meu povo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor? Salmos 14:1-4 2 Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Salmos 53:2 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; Romanos 1:28-31 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:9-19 21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21 19 e aconteça que alguém, ouvindo as palavras deste juramento, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande na teimosia do meu coração para acrescentar à sede a bebedeira. Deuteronômio 29:19 16 quanto menos o homem abominável e corrupto, que bebe a iniqüidade como a água? Jó 15:16 18 coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; Provérbios 6:18 29 Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios. Eclesiastes 7:29 3 Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos. Eclesiastes 9:3 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9 9 Disse-me ainda: Entra, e vê as ímpias abominações que eles fazem aqui. 12 Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra. Ezequiel 8:9,12 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19 21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; 23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:1-3 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3 14 Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão em ti os teus maus pensamentos? Jeremias 4:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 543

Patriarcas e Profetas, Pág. 91

Nos Lugares Celestiais, Pág. 353

Cristo Triunfante, Pág. 51

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 633

Patriarcas e Profetas, Pág. 79