Comentário Bíblico
Adventista
Os filhos de Deus - (cba)
Gênesis 6:2
Esta frase tem sido interpretada de várias maneiras. Os antigos comentaristas judeus, os pais da igreja e muitos expositores modernos interpretam esses "filhos" como sendo anjos, comparando-os com os "filhos de Deus" de Jó 1:6; Jó 2:1; Jó 38:7. Esse ponto de vista deve ser rejeitado porque a punição que logo sobreviria era pelos pecados dos seres humanos (ver Gênesis 6:3) e não dos anjos. Além disso, anjos não se casam (Mateus 22:30). Os "filhos de Deus" eram os descendentes de Sete, e as "filhas dos homens" eram ímpias cainitas (PP, 81). Mais tarde, Deus falou a Israel de Seu "primogênito" (Êxodo 4:22), e Moisés chamou o povo de Israel de "filhos [ .. . ] do Senhor, vosso Deus" (Deuteronômio 14:1).
- 6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Jó 1:6 1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. Jó 2:1 7 quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? Jó 38:7 3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3 30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. Mateus 22:30 22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; Êxodo 4:22 1 Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Deuteronômio 14:1
Tomaram para si mulheres - (cba)
Gênesis 6:2
Essas alianças profanas entre setitas e cainitas foram responsáveis pelo rápido aumento da impiedade entre os primeiros. Deus sempre advertiu Seus seguidores a não se casarem com descrentes, por causa do grande perigo a que eles se expõem e ante o qual geralmente sucumbem (Deuteronômio 7:3,4; Josué 23:12,13; Esdras 9:2; Neemias 13:25; 2 Coríntios 6:14,15). Mas os setitas não deram ouvidos às advertências que por certo receberam. Guiados pela sedução dos sentidos, não se contentaram com as belas filhas da linhagem piedosa, e, frequentemente, preferiram noivas cainitas. Além disso, a prevalência da poligamia é sugerida pela expressão plural: "tomaram[ ... ] esposas".
- 3 não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Deuteronômio 7:3,4 12 Porque se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao resto destas nações que ainda ficam entre vós, e com elas contrairdes matrimônio, e entrardes a elas, e elas a vós, 13 sabei com certeza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; porém elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu. Josué 23:12,13 2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos; de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. Esdras 9:2 25 Contendi com eles, e os amaldiçoei; espanquei alguns deles e, arrancando-lhes os cabelos, os fiz jurar por Deus, e lhes disse: Não darei vossas filhas a seus filhos, e não tomareis suas filhas para vossos filhos, nem para vós mesmos. Neemias 13:25 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 2 Coríntios 6:14,15
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 6:1-4
Depois de duas genealogias, que representam duas reações humanas diferentes ao domínio divino, a história revela os motivos para a destruição iminente da humanidade.
filhos de Deus
Gênesis 6:2
É uma provável referência aos descendentes de Sete, justos e tementes a Deus, ao passo que filhas dos homens deve apontar para as corruptas descendentes de Caim. Em outras passagens da Biblia, os justos são chamados de "filhos de Deus" (Deuteronômio 14:1; Isaías 43:6; Malaquias 2:10)
- 1 Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Deuteronômio 14:1 6 Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra; Isaías 43:6 10 Não temos nós todos um mesmo Pai? não nos criou um mesmo Deus? por que nos havemos aleivosamente uns para com outros, profanando o pacto de nossos pais? Malaquias 2:10
A cooperação com Deus evita a adoração a Caim
Gênesis 6:2
Se o homem tivesse cooperado com Deus, não haveria adoradores de Caim. O exemplo de obediência de Abel teria sido seguido. Os homens podem ter feito a vontade de Deus. Eles poderiam ter obedecido a Sua lei e, em obediência, teriam encontrado a salvação. Deus e o universo celestial os teriam ajudado a reter a semelhança divina. A longevidade teria sido preservada; e Deus teria se deleitado na obra de Suas mãos ( The Review and Herald, 27 de dezembro de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 6:1-7
O fato mais notável acerca do mundo antigo é a sua destruição por meio do Dilúvio. A iniquidade nos é relatada debaixo da justa ira de Deus e de sua santa resolução de castigá-la. Em todas as épocas, ao longo da história, existe uma maldição específica de Deus sobre o matrimónio entre uma pessoa que professa a verdadeira religião, e os seus inimigos declarados. o mal exemplo de um cónjuge ímpio corrompe ou fere muito o outro. A religião da família é destruída, e os filhos são educados de acordo com as máximas mundanas do progenitor que não tem o temor de Deus, se professamos ser filhos e filhas do Todo- Poderoso, não devemos nos casar sem o seu consentimento. Ele não nos dará a sua bênção, se preferirmos a beleza, a inteligência, a riqueza, ou as honras mundanas, em detrimento da fé e da santidade.
O Espírito Santo de Deus contendeu com os homens, ao enviar Enoque, Noé e, quem sabe, outros, para que a eles pregassem; esperava mostrar a sua graça apesar das rebeliões deles, a fim de despertar em suas consciências o temor e a convicção. Porém, o Senhor declarou que o seu Espírito não contenderia assim com os homens para sempre. Ele permite que eles se endureçam no pecado, e tornem-se maduros para a destruição. Isto foi por Ele determinado porque o homem é carne: não somente fraco e débil, mas carnal e depravado, ao utilizar mal os poderes nobres de sua alma para satisfazer as suas inclinações corruptas. Deus vê toda a maldade que existe entre os filhos dos homens, e eles não a podem ocultar; se não se arrependerem dela, será em breve publicamente manifestada por Ele, sem dúvida, a maldade de um povo é grande, quando os pecadores notórios são homens célebres entre eles.
Muitíssimos pecados eram cometidos em todos os lugares, e por todas as classes sociais. Qualquer um podia ver que a maldade do homem era grande; porém, Deus viu que toda imaginação, ou propósito dos pensamentos do coração humano, era de continuo somente o mal. Esta era a raiz amarga, a fonte corrupta. O coração é enganoso e perverso; os princípios, corruptos; os hábitos e as disposições são maus. As intenções e planos dos homens eram maus. Eles praticavam a maldade deliberadamente, e engenhavam a perversidade. Não havia o bem entre eles. Deus viu a maldade do homem como alguém que é ferido ou maltratado por ela. Viu-a como um terno pai contempla a necessidade e porfia de um filho rebelde e desobediente, fato que o aflige e o faz desejar não ter tido filhos.
As palavras empregadas aqui são muito notáveis; utiliza-as segundo o entendimento dos homens, e não significam que possa mudar ou sentir-se infeliz. Deus odeia deste modo o nosso pecado? E nós, não deveríamos nos afligir de coração por causa disto? Ó, que possamos contemplar aquele a quem afligimos, e lamentar! Deus se arrependeu de ter feito o homem; porém, jamais o encontramos arrependido de ter redimido o ser humano. Deus resolve destruir o homem; o termo utilizado no original tem muito impacto: "Rasparei os homens de sobre a face da terra"; assim como se varre o pó ou a sujeira de um lugar que deve estar limpo, e se lança este pó ao monte de lixo, que é o lugar apropriado para ele. Deus fala do homem como de sua própria criatura, quando decide castigá-lo. Aqueles que não correspondem com o propósito de sua vida, perdem-na. Deus tomou esta decisão sobre os homens, depois que o seu Espírito contendera durante muito tempo com eles; porém, em vão. Ninguém é castigado pela justiça de Deus, exceto aqueles que detestam ser reformados pela graça dEle.
- Veja também

Cristo Triunfante, Pág. 36

Patriarcas e Profetas, Pág. 81
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Gênesis 4:26 22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; 23 e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei o teu filho, o teu primogênito. Êxodo 4:22,23 1 Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos cortareis a vós mesmos, nem abrireis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Deuteronômio 14:1 6 Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. 7 Todavia, como homens, haveis de morrer e, como qualquer dos príncipes, haveis de cair. Salmos 82:6,7 16 Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antigüidade é o teu nome. Isaías 63:16 11 Judá se tem havido aleivosamente, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuario do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. Malaquias 2:11 41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Replicaram-lhe eles: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. João 8:41 42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. João 8:42 7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência. Romanos 9:7,8 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:18 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 2 Pedro 2:14 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 6 Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante. 7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Gênesis 39:6,7 2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11:2 1 Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? Jó 31:1 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:16 3 para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; Gênesis 24:3 46 E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher dentre as filhas de Hete, tais como estas, dentre as filhas desta terra, para que viverei? Gênesis 27:46 16 e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses. Êxodo 34:16 3 não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Deuteronômio 7:3,4 12 Porque se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao resto destas nações que ainda ficam entre vós, e com elas contrairdes matrimônio, e entrardes a elas, e elas a vós, 13 sabei com certeza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; porém elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu. Josué 23:12,13 1 Ora, logo que essas coisas foram terminadas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, das abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos epípcios e dos amorreus; 2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos; de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. 12 Por isso não deis vossas filhas a seus filhos, e não tomeis suas filhas para vossos filhos, nem procureis jamais a sua paz ou a sua prosperidade; para que sejais fortes e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre. Esdras 9:1,2,12 24 e seus filhos falavam no meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de seu povo. 25 Contendi com eles, e os amaldiçoei; espanquei alguns deles e, arrancando-lhes os cabelos, os fiz jurar por Deus, e lhes disse: Não darei vossas filhas a seus filhos, e não tomareis suas filhas para vossos filhos, nem para vós mesmos. 26 Não pecou nisso Salomão, rei de Israel? Entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado de seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Contudo mesmo a ele as mulheres estrangeiras o fizeram pecar. 27 E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, esta infidelidade contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras? Neemias 13:24-27 15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Malaquias 2:15 39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 1 Coríntios 7:39 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:14-16