Comentário Bíblico
Adventista
Ligada - (cba)
1 Coríntios 7:39
Do gr. deo, como em 1 Coríntios 7:27 (ver com. ali).
Vive o marido - (cba)
1 Coríntios 7:39
O desejo de Deus é de que, com exceção da morte, nada separe marido e mulher (ver com. de Mateus 19:5-9; cf. MDC, 63-65).
Livre - (cba)
1 Coríntios 7:39
Não é pecado uma mulher se casar pela segunda vez, desde que siga a instrução do Senhor quanto à escolha do companheiro (ver Gênesis 2:24; Mateus 19:6; Romanos 7:1-3; Efésios 5:31).
- 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gênesis 2:24 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mateus 19:6 1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? 2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. 3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. Romanos 7:1-3 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Efésios 5:31
No Senhor - (cba)
1 Coríntios 7:39
Mesmo após a morte do companheiro, uma mulher não é livre para se casar com um incrédulo. O dever para com Deus deve ser o mais importante, e não se deve adotar nenhum outro plano em que Deus não seja glorificado (ver 2 Coríntios 6:14-16; T5, 110; MJ, 456, 462). Entre as razões pelas quais os cristãos não devem se casar com incrédulos estão as seguintes: (1) A associação com um incrédulo, seja pagão ou cristão nominal, dificultaria seguir as instruções: “separai-vos”, sejais um “povo de propriedade exclusiva” e “não vos conformeis com este século” (ver 2 Coríntios 6:17; 1 Pedro 2:9; Romanos 12:2). (2) Não pode haver simpatia e companheirismo reais com um cônjuge cuja filosofia de vida seja tão diretamente contrária à religião verdadeira. (3) Viver com alguém cuja vida mostre falta de respeito e falta de apreço pelo evangelho de Cristo pode levar a mulher a perder a piedade e a fé e a se afastar da mensagem e dos padrões de Deus para Seu povo (ver MJ, 453, 454). Sabendo que o casamento entre crentes e incrédulos é uma das maneiras mais fáceis de arruinar a felicidade e a utilidade de indivíduos, Satanás faz o possível para persuadir as pessoas a se desviarem do conselho seguro e seguir os impulsos do coração não santificado, criando assim situações que podem resultar em pesar e, finalmente, em perda eterna (ver T2, 248; T5, 363-365).
- 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:14-16 17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; 2 Coríntios 6:17 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 7:36-40
Pensa-se que o apóstolo aconselha aqui sobre a entrega das filhas ao casamento. O significado geral deste ponto de vista é claro. Os filhos devem procurar e seguir as instruções de seus pais acerca do casamento. Os pais devem consultar os desejos de seus filhos, sem pensar que têm poder para fazer com eles e dar-lhes ordens como lhes agradar, mas sem razão.
Termina com um conselho para as viúvas. O segundo casamento não é ilícito, sempre que se tiver presente o casar-se no Senhor. Ao escolher relacionamentos e mudanças de estado civil, sempre devemos nos guiar pelo temor a Deus e pelas suas leis, dependendo da providência de Deus. A mudança de estado somente pode ser feita após cuidadosa consideração, e sobre a base provável de que será de proveito para as nossas preocupações espirituais.
- Veja também Casamento com infiéis 7:39
Testemunhos Seletos 2, Pág. 121
Casamentos proibidos 7:39O Lar Adventista, Pág. 62
|
- Análise em Cadeia 10 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 15 Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. 1 Coríntios 7:10,15 2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. 3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. Romanos 7:2,3 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:2 3 não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Deuteronômio 7:3,4 11 Judá se tem havido aleivosamente, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuario do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. Malaquias 2:11 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:14-16