Comentário Bíblico
Adventista
Santificado - (cba)
1 Coríntios 7:14
Do gr. hagiazõ, “tornar santo”. O contexto desta declaração tem a ver com o temor de alguns crentes de que a permanência nas relações conjugais íntimas com incrédulos resultasse em corrupção ou impureza. Paulo não quis dizer que marido ou esposa não crente se tornaria santo, ou que seria convertido se continuasse a viver com um cristão, ou que o incrédulo de forma gradual se tornaria favorável ao cristianismo ao observar o efeito deste sobre seu cônjuge. Isso ele discute adiante (ver com. de 1 Coríntios 7:16). Ele se refere à condição que se produzia tão logo um cônjuge se tornava cristão, não de algo que aconteceria no futuro. Portanto, “santificado” aqui descreve simplesmente alguém que não corrompe nem contamina. O incrédulo é santificado no sentido da legitimidade de cristãos e pagãos viverem juntos em matrimônio. Se o casamento é legítimo e reconhecido como tal pela igreja, os dois são uma carne e estão unidos de forma indissolúvel pelo laço matrimonial (ver Gênesis 2:24; Mateus 19:5,6; Efésios 5:31). Sendo assim, é apropriado que vivam juntos. Não há motivo para divórcio.
- 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher? 1 Coríntios 7:16 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gênesis 2:24 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mateus 19:5,6 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Efésios 5:31
Filhos seriam impuros - (cba)
1 Coríntios 7:14
Isto é, seriam nascidos de um casamento não santificado, e, portanto, ilegítimos. Caso se recomendasse o divórcio com base no fato de um dos cônjuges ser incrédulo, isso implicaria que um casamento assim era impróprio. Os próprios coríntios não criam que filhos de casamentos mistos fossem ilegítimos, portanto, mesmo de acordo com as próprias opiniões deles, o casamento devia ser correto.
Agora, são santos - (cba)
1 Coríntios 7:14
Isto é, do mesmo modo que o marido incrédulo é santificado pela mulher crente. Os filhos são santificados no sentido de que nasceram de uma união santificada.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 7:10-16
Marido e mulher não devem separar-se por nenhuma outra causa além daquela permitida por Cristo. Naquela época o divórcio era muito comum entre os judeus e gentios, com pretextos muito levianos. O casamento é uma instituição divina, um compromisso para toda a vida por desígnio de Deus. Estamos obrigados, naquilo que nos concerne, a viver em paz com todos os homens (), portanto, a promover a paz e o consolo de nossos parentes mais próximos, mesmo que sejam incrédulos. Deve ser tarefa e preocupação dos casados dar um ao outro a maior comodidade e felicidade. O cristão deve abandonar o seu cónjuge quando há oportunidade para dar uma grande prova de amor? Permaneça em sua posição diante do Senhor e trabalhe de todo o coração para a conversão dele. O Senhor nos tem chamado para a paz em todas as situações e relacionamentos, e tudo deve ser feito para promover a harmonia, à medida que a verdade e a santidade o permitam.
|
- Análise em Cadeia 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. 16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 1 Coríntios 6:15-17 1 Ora, logo que essas coisas foram terminadas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, das abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos epípcios e dos amorreus; 2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos; de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. Esdras 9:1,2 5 porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. 1 Timóteo 4:5 15 Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas. Tito 1:15 2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos; de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. Esdras 9:2 1 Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, Sião; veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade santa; porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. Isaías 52:1 15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. Malaquias 2:15,16 23 Pedro, pois, convidando-os a entrar, os hospedou. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles, e alguns irmãos, dentre os de Jope, o acompanharam. Atos 10:23 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. Romanos 11:16