Comentário Bíblico
Adventista
Quando, pois, se fez ouvir aquela voz - (cba)
Atos 2:6
Ou, "quando este barulho ocorreu”. A palavra grega para “barulho” ou “som”, ;phõnê, muitas vezes é traduzida por “voz”. Em João 3:8, é usada para falar da “voz” do vento, que ilustra os movimentos do Espírito. Aqui a palavra tem dois significados possíveis: “um som, como de um vento impetuoso” (Atos 2:2); ou o som criado pelo discurso simultâneo dos discípulos (Atos 2:4). Uma vez que phõnê está no singular, é mais provável que se refira ao som divino, que pode muito bem ter sido ouvido fora da casa onde os cristãos estavam, embora também seja possível que faça alusão às muitas vozes de Atos 2:4.
- 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Atos 2:2 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4
A multidão - (cba)
Atos 2:6
As pessoas que se encontravam em Jerusalém, incluindo visitantes de terras estrangeiras.
Que se possuiu de perplexidade - (cba)
Atos 2:6
Do gr. sugchunõ, “derramar juntos”. A palavra é peculiar a Atos, em que é usada cinco vezes. A melhor tradução para ela é “confusos” ou “espantados”. Naturalmente, a multidão ficou surpresa ao chegar ao lugar de onde viera o barulho e ouvir os oradores falando em tantas línguas diferentes.
Cada um os ouvia falar - (cba)
Atos 2:6
Uma questão corrente é se o dom recaiu sobre os apóstolos, dando-lhes poder para falar em outras línguas, ou sobre os ouvintes, concedendo-lhes entendimento do que os apóstolos diziam.
Embora Paulo reconheça mais tarde a existência do dom de interpretação de línguas (ver 1 Coríntios 12:30; 1 Coríntios 14:13,27), parece bem claro que o dom do Pentecostes foi derramado sobre os apóstolos, pois foram eles que receberam o Espírito (Atos 2:3,4; ver AA, 40; DTN, 821).
- 30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 1 Coríntios 12:30 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 1 Coríntios 14:13,27 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:3,4
Língua - (cba)
Atos 2:6
Do gr. dialektos (ver com. de Atos 1:19). A lista que se segue (Atos 2:9-11) se refere a grupos linguísticos. É provável que cada orador tenha falado num idioma diferente, de acordo com o grupo ao qual se dirigiu. Dessa maneira, diversas nacionalidades foram atendidas ao mesmo tempo.
- 19 E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.) Atos 1:19 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:9-11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Segunda Edição dos Ensinamentos de Cristo
Atos 2:1-12
Ver Atos 4:13. Depois que os discípulos receberam o batismo do Espírito Santo, os sacerdotes e principais maravilharam-se com as palavras que proferiram, porque os conheciam como homens iletrados e ignorantes. Mas eles pegaramconhecimento deles que tinham estado com Jesus.
Seu ensino era uma segunda edição dos ensinamentos de Cristo, a expressão de verdades simples e grandiosas que lançavam luz em mentes obscurecidas e convertiam milhares em um dia. Os discípulos começaram a entender que Cristo era seu Advogado nas cortes celestiais e que Ele era glorificado. Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes deu expressão ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:5-13
A diferença de línguas que surgiu em Babel muito tem dificultado a difusão do conhecimento e da religião. Os instrumentos que o Senhor empregou primeiramente para difundir a religião cristã, não poderiam ter progredido sem este dom, o qual provou que a sua autoridade era de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão. Atos 3:11 9 porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. 1 Coríntios 16:9 12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e quando se me abriu uma porta no Senhor, 2 Coríntios 2:12 3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; Mateus 2:3 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Atos 2:2