Comentário Bíblico
Adventista
Por isso, se alegrou - (cba)
Atos 2:26
A união com Deus é a fonte de felicidade.
Minha língua - (cba)
Atos 2:26
Ver com. de Salmos 16:9.
Minha própria carne - (cba)
Atos 2:26
Isto é, “Meu corpo”.
Repousará - (cba)
Atos 2:26
Literalmente, “fará tabernáculo” ou “habitará como em um tabernáculo” (ver com. de 2 Pedro 1:13,14). A forma hebraica do Salmo 16 fala da segurança de Davi nesta vida, mas Pedro aplica as palavras do salmista à ressurreição.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:22-36
A partir deste dom do Espírito Santo, Pedro lhes prega a Jesus: e aqui está a história de Cristo. Aqui há um relato de sua morte e de seus sofrimentos, que os discípulos haviam presenciado algumas semanas antes. Sua morte é considerada como um ato de Deus e de maravilhosa graça e sabedoria, de maneira que a justiça divina dever ser satisfeita, Deus e o homem reunidos novamente, e o próprio Cristo glorificado, conforme o conselho eterno que não pode ser modificado. Quanto à atitude do povo, foi um ato néscio e pecaminoso da parte deles. A ressurreição de Cristo suprime a reprovação de sua morte; Pedro fala muito disto. Cristo era o Santo de Deus, santificado e separado para o seu serviço na obra da redenção. Sua morte e sofrimento devem ser a entrada a uma vida abençoada eternamente, não só para Ele, mas para todos os seus. Este feito aconteceu conforme estava profetizado e os apóstolos foram testemunhas. A ressurreição não se apoiou somente nisto, Cristo havia derramado dons milagrosos e poderes divinos sobre os deus discípulos, e estes foram testemunhas de seus efeitos. Através do Salvador os caminhos da vida nos são revelados e somos exortados a esperar a presença de Deus e seu favor para sempre. Tudo isto surge da crença segura de que Jesus é o Senhor e Salvador ungido.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança. Salmos 16:9 22 Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. 23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência de Israel. 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Salmos 22:22-24 11 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; Salmos 30:11 5 A minha alma se farta, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louva com alegres lábios. Salmos 63:5 23 Os meus lábios exultarão quando eu cantar os teus louvores, assim como a minha alma, que tu remiste. Salmos 71:23