Comentário Bíblico
Adventista
Cumprir-se - (cba)
Atos 2:1
Literalmente, “estava se cumprindo” ou “enchendo-se”. Parece que a palavra foi escolhida para indicar que o dia havia chegado. Talvez que fosse o início da manhã.
Dia - (cba)
Atos 2:1
As autoridades rabínicas permitiam um dia para a celebração do Pentecostes aos judeus da Palestina. Já os judeus da diáspora recebiam dois dias para a festa.
Pentecostes - (cba)
Atos 2:1
Do gr. pentêkoslês, do adjetivo que significa “quinquagésimo”, uma referência aos cinquenta dias entre o início da Festa dos Pães Asmos e a Festa das Primícias (Festa das Semanas ou Pentecostes). O primeiro uso desta palavra grega para a Festa das Semanas hebraica ocorre em Tobias 2:1 (escrito por volta de 200 a.C.) e em 2 Macabeus 12:32 (c. 120 a.C.), mostrando que o termo já era empregado pelos judeus muitos anos antes da era cristã (sobre o Pentecostes e sua posição no calendário judaico, ver com. de Êxodo 23:16; Levítico 23:16). Segue-se uma breve síntese dos fatos relevantes e sua relação com o derramamento do Espírito Santo nessa ocasião.
- 16 também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho. Êxodo 23:16 16 até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor. Levítico 23:16
O dia de Pentecostes dependia da data da Páscoa. A Páscoa era celebrada em 14 de nisã. O dia 15 marcava o início da Festa dos Pães Asmos e, no dia 16, um feixe das primícias (da colheita de cevada) era movido perante o Senhor (Levítico 23:5-11). A partir do dia 16, contavam-se sete semanas e um dia, 50 dias, fazendo um cálculo inclusivo, para a Festa das Primícias (da colheita do trigo), também conhecida como Festa das Semanas, por causa das sete semanas que se passavam (Levítico 23:15,16). Essa festa passou a ser chamada de Pentecostes.
- 5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor. 6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos. 7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. 8 Mas por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. 9 Disse mais o Senhor a Moisés: 10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega; 11 e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. Levítico 23:5-11 15 Contareis para vós, desde o dia depois do sábado, isto é, desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento, sete semanas inteiras; 16 até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor. Levítico 23:15,16
No ano da crucifixão, 16 de nisã caiu num domingo (ver Nota Adicional 1 a Mateus 26). Por isso, o Pentecostes, 50 dias inclusivos depois (sete semanas e um dia), também caiu num domingo do mesmo ano. No entanto, não há base bíblica para se considerar o domingo como dia santo por esse motivo (ver com. de Mateus 28:1).
De todas as festas do ano judaico, o Pentecostes era a que mais atraía peregrinos de terras distantes. Os perigos de se viajar por terra e mar, no início da primavera e no final do outono (ver Atos 27:9), impediam as pessoas de se dirigirem de terras distantes em grande número para a Páscoa ou para a Festa dos Tabernáculos. Mas a época do Pentecostes era favorável. Portanto, nenhuma outra celebração teria representantes de tantas nações em Jerusalém. Não haveria outra ocasião em que o dom do Espírito produziría eleitos tão diretos, imediatos e abrangentes. Além disso, a natureza das ofertas, em sua maioria pacíficas e de consagração, conferiam uma atmosfera alegre ao dia. Até mesmo o pão era fermentado, indicando um novo espírito de libertação e comunhão entre os celebrantes, que se regozijavam juntos. O Pentecostes se parecia com um festival de colheita. Inclusive Paulo, que pouco se interessava por esse tipo de observância (Romanos 14:5), demonstrava entusiasmo para celebrar o Pentecostes em Jerusalém, a despeito de suas viagens missionárias na Ásia e na Grécia (Atos 18:21; Atos 20:16).
- 9 Havendo decorrido muito tempo e tendo-se tornado perigosa a navegação, porque já havia passado o jejum, Paulo os advertia, Atos 27:9 5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Romanos 14:5 21 antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso. Atos 18:21 16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. Atos 20:16
Cada aspecto da antiga Festa das Semanas apresentava um significado simbólico que a transformava num tipo da obra que estava prestes a se cumprir. Assim como na Festa das Primícias, era apropriado que fosse a ocasião para a primeira colheita dos campos que “já branquejavam para a ceifa” (João 4:35; ver Êxodo 23:16). Nesta festa, os israelitas se lembravam de que haviam sido escravos no Egito e podiam sentir mais uma vez a liberdade que o êxodo lhes concedera do trabalho servil (Deuteronômio 16:9-12; Levítico 23:31). Portanto, era o momento adequado para o derramamento do Espírito de Deus, uma vez que “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17). Esse Espírito guiaria a igreja pela verdade, a qual liberta todo aquele que a recebe (João 8:32).
- 35 Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. João 4:35 16 também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho. Êxodo 23:16 9 Sete semanas contarás; desde o dia em que começares a meter a foice na seara, começarás a contar as sete semanas. 10 Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o Senhor teu Deus te houver abençoado. 11 E te regozijarás perante o Senhor teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que está dentro das tuas portas, o peregrino, o órfão e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome. 12 Também te lembrarás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumpriras. Deuteronômio 16:9-12 31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Levítico 23:31 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
É interessante relembrar que os rabinos, os quais fizeram o computo do intervalo entre a primeira Páscoa e a entrega da lei no Sinai, concluíram que Deus falou a lei ao povo (Êxodo 20:1) no dia que mais tarde passou a ser observado como o Pentecostes. Por meio dessa tradição, acredita-se que a festa adquiriu um caráter comemorativo.
O Pentecostes era um dia grandioso na experiência israelita, um tipo apropriado para o dia mais grandioso ainda no qual o Espírito de Deus foi disponibilizado a todos aqueles que se prepararam para recebê-lo.
Estavam - (cba)
Atos 2:1
Provavelmente os 120 e outros que se uniram a eles.
Todos - (cba)
Atos 2:1
Evidências textuais apoiam a variante “juntos”. O autor afirma que “eles estavam todos juntos”. Fica claro que existia união entre os crentes. O ciúme revelado na falha em curar o rapaz possesso pelo demônio (Marcos 9:14-29; DTN, 427, 429-431), na luta pela posição mais elevada (Lucas 22:24) e na recusa em lavar os pés uns dos outros (cf. João 13:3-17; DTN, 643, 644) se dissipara do coração deles com a agonia da crucifixão, a glória do Cristo ressurreto e a majestade da ascensão. O Mestre ressuscitara no dia da oferta do feixe movido de cevada, as Primícias, das quais era o antí-tipo. Durante um período de 40 dias, permaneceram em contato com Ele, ainda na terra. Outros dez dias se passaram até chegar o dia de Pentecostes, enquanto aguardavam a promessa do Pai. O que a promessa traria? Os dez dias de expectativa foram repletos de oração perseverante e em unanimidade (Atos 1:14; AA, 36, 37). A mesma unidade deve caracterizar o povo de Deus sempre que este aspira a uma experiência especial com o Senhor, ou espera uma manifestação de Seu poder. Tudo que interfira na unidade dos crentes deve ser removido, para não obstruir o caminho do Espírito, que faz a obra de Deus em Seu povo.
- 14 Quando chegaram aonde estavam os discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas a discutirem com eles. 15 E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. 16 Perguntou ele aos escribas: Que é que discutis com eles? 17 Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; 18 e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. 19 Ao que Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos hei de suportar? Trazei-mo. 20 Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando. 21 E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância; 22 e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê. 24 Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade. 25 E Jesus, vendo que a multidão, correndo, se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. 26 E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu. 27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé. 28 E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 29 Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum.] Marcos 9:14-29 24 Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Lucas 22:24 3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, 4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5 Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6 Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. 8 Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. 10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. 11 Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. 12 Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:3-17 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14
No mesmo lugar - (cba)
Atos 2:1
Talvez fosse o mesmo cenáculo no qual se realizou a última Ceia (Lucas 22:11-14). Também é possível que consistisse no mesmo ambiente no qual os discípulos se abrigaram após a crucifixão e para o qual retornaram depois da ascensão (ver com. de Atos 1:13). Alguns defendem a possibilidade de os discípulos estarem se reunindo em um dos cômodos do templo, que Josefo chama de oikoi, “casas” (Antiguidades, viii.3.2 [65, 66
- 11 E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? 12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos. 13 Foram, pois, e acharam tudo como lhes dissera e prepararam a páscoa. 14 E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. Lucas 22:11-14 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Atos 1:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Leia e apresente Atos 2
Atos 2:1
Vamos ler, receber e apresentar a outros o segundo capítulo do livro de Atos. Precisamos de uma piedade mais profunda e da mansidão sincera do Grande Mestre. Fui instruído ... que todo o livro de Atos é nosso livro de aula. Todos nós precisamos humilhar nosso coração individual e ser convertidos diariamente. ( Carta 32, 1910 ).
Promessa de Cristo cumprida
Atos 2:1-4
Ver Atos 1:8,9; Efésios 4:8. A hora havia chegado. O Espírito estava esperando pela crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo. Por dez dias, os discípulos ofereceram suas petições para o derramamento do Espírito, e Cristo no céu acrescentou Sua intercessão. Esta foi a ocasião de Sua ascensão e inauguração, um jubileu no céu. Ele havia ascendido ao alto, levando cativo o cativeiro, e agora reivindicava o dom do Espírito, para que pudesse derramar sobre Seus discípulos ( The Watchman, 28 de novembro de 1905 ).
- 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:8,9 8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Efésios 4:8
O Reservatório de Poder do Céu não Trancado
Atos 2:1-4
Deus está disposto a nos dar uma bênção semelhante, quando a buscamos com igual fervor.
O Senhor não trancou o reservatório do céu depois de derramar Seu Espírito sobre os primeiros discípulos. Também podemos receber a plenitude de Sua bênção. O céu está cheio dos tesouros de Sua graça, e aqueles que vão a Deus com fé podem reivindicar tudo o que Ele prometeu. Se não temos Seu poder, é por causa de nossa letargia espiritual, nossa indiferença, nossa indolência. Vamos sair dessa formalidade e morte ( The Review and Herald, 4 de junho de 1889 ).
Pentecostes repetido com maior poder
Atos 2:1-4
Ver Oséias 6:3; Joel 2:23,28,29; Zacarias 10:1; Apocalipse 18:1. É com fervoroso desejo que aguardo o tempo em que ocorrerão os eventos do o dia de Pentecostes será repetido com ainda maior poder do que naquela ocasião. João diz: “Eu vi outro anjo descer do céu, com grande poder; e a terra foi iluminada com a sua glória. ” Então, como na época pentecostal, o povo ouvirá a verdade falada a eles, cada um em sua própria língua.
- 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. 28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; 29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:23,28,29 1 Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo, Zacarias 10:1 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
Deus pode soprar nova vida em cada alma que deseja sinceramente servi-Lo, e pode tocar seus lábios com a brasa viva do altar e fazer com que se tornem eloqüentes com Seu louvor. Milhares de vozes serão imbuídas do poder de falar as maravilhosas verdades da Palavra de Deus. A língua gaguejante será liberada e os tímidos serão fortalecidos para prestar corajoso testemunho da verdade. Que o Senhor ajude Seu povo a limpar o templo da alma de toda contaminação e a manter uma conexão tão íntima com Ele para que possam ser participantes da chuva serôdia quando ela derramar ( The Review and Herald, 20 de julho de 1886 ) .
Uma colheita da semeadura de Cristo
Atos 2:1,2,3,4,14,41
Ver Efésios 4:30. Na obra que foi realizada no dia de Pentecostes, podemos ver o que pode ser feito pelo exercício da fé. Aqueles que creram em Cristo foram selados pelo Espírito Santo. Quando os discípulos estavam reunidos, “veio um som ... como de um vento forte e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E apareceram-lhes línguas divididas como de fogo, e pousou sobre cada um deles ”. E Pedro se levantou no meio deles e falou com grande poder. Entre aqueles que o ouviram estavam judeus devotos, que eram sinceros em sua crença. Mas o poder que acompanhou as palavras do orador os convenceu de que Cristo era de fato o Messias. Que obra poderosa foi realizada! Três mil foram convertidos em um dia.
A semente foi lançada pelo maior Mestre que o mundo já conheceu. Por três anos e meio, o Filho de Deus peregrinou na terra da Judéia, proclamando a mensagem do evangelho da verdade e operando com poderosos sinais e maravilhas. A semente havia sido lançada e, após Sua ascensão, ocorreu a grande colheita. Mais foram convertidos por um sermão no dia de Pentecostes do que durante todos os anos do ministério de Cristo. Deus trabalhará tão poderosamente quando os homens se entregarem ao controle do Espírito ( Manuscrito 85, 1903 ).
Segunda Edição dos Ensinamentos de Cristo
Atos 2:1-12
Ver Atos 4:13. Depois que os discípulos receberam o batismo do Espírito Santo, os sacerdotes e principais maravilharam-se com as palavras que proferiram, porque os conheciam como homens iletrados e ignorantes. Mas eles pegaramconhecimento deles que tinham estado com Jesus.
Seu ensino era uma segunda edição dos ensinamentos de Cristo, a expressão de verdades simples e grandiosas que lançavam luz em mentes obscurecidas e convertiam milhares em um dia. Os discípulos começaram a entender que Cristo era seu Advogado nas cortes celestiais e que Ele era glorificado. Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes deu expressão ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:1-4
Não podemos nos esquecer com que frequência, ainda que o mestre estivesse entre eles, houve discussões entre os discípulos sobre qual deles seria o maior, mas agora todas estas discórdias haviam terminado. Oravam juntos, mais do que antes. Se desejamos que o Espírito seja do alto derramado sobre nós, sejamos unânimes. Ponderemos as diferenças de sentimentos e interesses, como as que haviam entre os discípulos. Coloquemo-nos de acordo para amarmo-nos uns aos outros, porque onde os irmãos habitam em unidade, ali o Senhor ordena a sua bênção.
Um vento veemente e impetuoso chegou com muita força. Isto era para significar as influências e a obra poderosa do Espírito de Deus nas mentes dos homens, e por meio deles no mundo. Desta forma, as convicções do Espírito Santo dão lugar às suas consolações, e as fortes rajadas deste vento bendito preparam a alma para as suas brisas suaves e amáveis. Apareceu algo com aparência de chamas de fogo, que iluminou a cada um deles, segundo o que João Batista dizia de Cristo: Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. O Espírito, como fogo, derrete o coração, queima a escória, e acende afetos piedosos e devotos na alma, na qual, como o fogo do altar, são oferecidos sacrifícios espirituais. Foram cheios com o Espírito Santo, mais do que anteriormente. Foram cheios da graça do Espírito, e mais do que antes, foram colocados sob o seu poder santificador; mais separados deste mundo, e mais familiarizados com o outro. Foram ainda mais cheios com as consolações do Espírito, se regozijaram, mais que antes no amor de Cristo e na esperança do céu; e nisto todos os seus temores e pesares foram desfeitos.
Foram cheios dos dons do Espírito Santo; receberam poderes milagrosos para o avanço do Evangelho. Falaram, não de pensamentos ou meditações previas, mas como o Espírito lhes concedia que falassem.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 37

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 191

E Recebereis Poder, Pág. 22

E Recebereis Poder, Pág. 287

E Recebereis Poder, Pág. 289

Este Dia com Deus, Pág. 3
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. Atos 20:16 16 também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho. Êxodo 23:16 22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano. Êxodo 34:22 15 Contareis para vós, desde o dia depois do sábado, isto é, desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento, sete semanas inteiras; 16 até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor. 17 Das vossas habitações trareis, para oferta de movimento, dois pães de dois décimos de efa; serão de flor de farinha, e levedados se cozerão; são primícias ao Senhor. 18 Com os pães oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, um novilho e dois carneiros; serão holocausto ao Senhor, com as respectivas ofertas de cereais e de libação, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor. 19 Também oferecereis um bode para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano para sacrifício de ofertas pacíficas. 20 Então o sacerdote os moverá, juntamente com os pães das primícias, por oferta de movimento perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote. 21 E fareis proclamação nesse mesmo dia, pois tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. Levítico 23:15-21 16 No primeiro mês, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor. 17 E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; por sete dias se comerão pães ázimos. 18 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; 19 mas oferecereis oferta queimada em holocausto ao Senhor: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos eles sem defeito; 20 e a sua oferta de cereais, de flor de farinha misturada com azeite; oferecereis três décimos de efa para cada novilho, dois décimos para o carneiro, 21 e um décimo para cada um dos sete cordeiros; 22 e em oferta pelo pecado oferecereis um bode, para fazer expiação por vos. 23 Essas coisas oferecereis, além do holocausto da manhã, o qual é o holocausto contínuo. 24 Assim, cada dia oferecereis, por sete dias, o alimento da oferta queimada em cheiro suave ao Senhor; oferecer-se-á além do holocausto contínuo com a sua oferta de libação; 25 e no sétimo dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. 26 Semelhantemente tereis santa convocação no dia das primícias, quando fizerdes ao Senhor oferta nova de cereais na vossa festa de semanas; nenhum trabalho servil fareis. 27 Então oferecereis um holocausto em cheiro suave ao Senhor: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano; 28 e a sua oferta de cereais, de flor de farinha misturada com azeite, três décimos de efa para cada novilho, dois décimos para o carneiro, 29 e um décimo para cada um dos sete cordeiros; 30 e um bode para fazer expiação por vós. 31 Além do holocausto contínuo e a sua oferta de cereais, os oferecereis, com as suas ofertas de libação; eles serão sem defeito. Números 28:16-31 9 Sete semanas contarás; desde o dia em que começares a meter a foice na seara, começarás a contar as sete semanas. 10 Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o Senhor teu Deus te houver abençoado. 11 E te regozijarás perante o Senhor teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que está dentro das tuas portas, o peregrino, o órfão e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome. 12 Também te lembrarás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumpriras. Deuteronômio 16:9-12 8 Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecostes; 1 Coríntios 16:8 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:13-15 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Atos 4:24,32 12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão. Atos 5:12 13 quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, 2 Crônicas 5:13 12 E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração para cumprirem a ordem do rei e dos príncipes conforme a palavra do Senhor. 2 Crônicas 30:12 1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! Salmos 133:1 39 E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles; Jeremias 32:39 9 Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito. Sofonias 3:9 6 Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15:6 27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; Filipenses 1:27 2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; Filipenses 2:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 37

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 191

E Recebereis Poder, Pág. 22

E Recebereis Poder, Pág. 287

E Recebereis Poder, Pág. 289

Este Dia com Deus, Pág. 3