Comentário Bíblico
Adventista
Como os ouvimos falar, cada um - (cba)
Atos 2:8
Trata-se de uma declaração composta, na qual o escritor reúne diversos comentários dos representantes de várias das nacionalidades presentes. A fala dos ouvintes surpresos destaca tanto um antegozo quanto uma promessa da propagação do evangelho a todo o mundo, a despeito da variedade de línguas.
Nossa própria língua materna - (cba)
Atos 2:8
Muitos dos presentes, embora de religião judaica, haviam nascido em outras terras e cresceram falando o idioma de sua região natal. A lista (Atos 2:9-11) revela que o autor era um historiador capacitado, que havia pesquisado as nações representadas na ocasião. Mais tarde, ele mesmo participou de pelo menos um Pentecostes (Atos 21:15) e conhecia o tipo de multidão que se reunia nessa época festiva. Lucas observa uma sequência ao mencionar as nações, como se estivesse fazendo um mapa aéreo mental do império romano. Com a Palestina no centro, ele se voltou primeiramente para o leste, depois passou para o norte, o oeste e o sul. Assim se justifica a referência a “todas as nações debaixo do céu”. De modo geral, parece que os judeus da diáspora (João 7:35; Atos 6:1) se dividiam em quatro classes. Essas classes, bem como alguns de seus subgrupos, a que Lucas se refere, são: (1) os da Babilônia e de outras regiões orientais: partos, medos, elamitas; naturais da Mesopotâmia; (2) os da Síria e da Ásia Menor: Judeia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frigia, Panfília; (3) os do norte da África: Egito, partes da Líbia em torno de Cirene; e (4) os de Roma: romanos ou forasteiros de Roma. Portanto, ao que tudo indica, a lista foi apresentada seguindo um esquema conhecido.
- 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:9-11 15 Depois destes dias, havendo feito os preparativos, fomos subindo a Jerusalém. Atos 21:15 35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá ele, que não o acharemos? Irá, porventura, à Dispersão entre os gregos, e ensinará os gregos? João 7:35 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Atos 6:1
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Segunda Edição dos Ensinamentos de Cristo
Atos 2:1-12
Ver Atos 4:13. Depois que os discípulos receberam o batismo do Espírito Santo, os sacerdotes e principais maravilharam-se com as palavras que proferiram, porque os conheciam como homens iletrados e ignorantes. Mas eles pegaramconhecimento deles que tinham estado com Jesus.
Seu ensino era uma segunda edição dos ensinamentos de Cristo, a expressão de verdades simples e grandiosas que lançavam luz em mentes obscurecidas e convertiam milhares em um dia. Os discípulos começaram a entender que Cristo era seu Advogado nas cortes celestiais e que Ele era glorificado. Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes deu expressão ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:5-13
A diferença de línguas que surgiu em Babel muito tem dificultado a difusão do conhecimento e da religião. Os instrumentos que o Senhor empregou primeiramente para difundir a religião cristã, não poderiam ter progredido sem este dom, o qual provou que a sua autoridade era de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|