Comentário Bíblico
Adventista
De repente - (cba)
Atos 2:2
Sem aviso, inesperadamente. Os 120 não faziam a menor ideia de como o Consolador viria.
Do céu - (cba)
Atos 2:2
Literalmente, “de fora do céu”, o lugar de onde o Espírito Santo desceu sobre Jesus em Seu batismo (Mateus 3:16; Lucas 3:21,22).
- 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; Mateus 3:16 21 Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. Lucas 3:21,22
Um som - (cba)
Atos 2:2
Do gr. êchos, “som” ou “barulho”, de onde provém a palavra “eco”. É usada por Lucas no evangelho (Lucas 21:25) para se referir ao “bramido” do mar e das ondas, e pelo autor de Hebreus (Hebreus 12:19) para falar do “clangor” de uma trombeta do Sinai.
- 25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Lucas 21:25 19 e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais; Hebreus 12:19
Um vento impetuoso - (cba)
Atos 2:2
Literalmente, “um vento violento sendo soprado adiante”. Note que não era um vento de fato, mas “como de” ou “semelhante a” um vento. A impressão sensorial causada sobre os que passaram pela experiência era como se fosse um vento. A palavra traduzida por “vento” (pnoê) é usada no NT somente aqui e em Atos 17:25 (“respiração"). Ela é usada neste mesmo sentido na LXX. É possível que Lucas tenha escolhido fnoê para descrever o “fôlego” sobrenatural que os discípulos estavam prestes a vivenciar e que deve tê-los feito recordar a sensação que experimentaram quando o Senhor “soprou sobre eles” e disse: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:22). Mais uma vez, sentiram o impacto da “respiração” divina, que inspira reverência.
- 25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; Atos 17:25 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22
Encheu - (cba)
Atos 2:2
O verbo não tem sujeito, e o contexto não deixa claro a quem se refere. Pode ser tanto ao “som” quanto ao “vento”. Contudo, muitos comentaristas defendem que a referência seja ao “vento”, ou, ao Espírito Santo (cf. João 3:8).
Toda a casa - (cba)
Atos 2:2
Ou, “a casa inteira”, isto é, o “mesmo lugar” de Atos 2:1. O som e o vento têm a capacidade de preencher rapidamente cada canto e orifício de uma construção. O mesmo ocorreu com a vinda do Espírito, que encheu o lugar onde os cristãos estavam reunidos.
Estavam assentados - (cba)
Atos 2:2
No início do dia (ver Atos 2:15), possivelmente aguardando a hora de oração.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Promessa de Cristo cumprida
Atos 2:1-4
Ver Atos 1:8,9; Efésios 4:8. A hora havia chegado. O Espírito estava esperando pela crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo. Por dez dias, os discípulos ofereceram suas petições para o derramamento do Espírito, e Cristo no céu acrescentou Sua intercessão. Esta foi a ocasião de Sua ascensão e inauguração, um jubileu no céu. Ele havia ascendido ao alto, levando cativo o cativeiro, e agora reivindicava o dom do Espírito, para que pudesse derramar sobre Seus discípulos ( The Watchman, 28 de novembro de 1905 ).
- 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:8,9 8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Efésios 4:8
O Reservatório de Poder do Céu não Trancado
Atos 2:1-4
Deus está disposto a nos dar uma bênção semelhante, quando a buscamos com igual fervor.
O Senhor não trancou o reservatório do céu depois de derramar Seu Espírito sobre os primeiros discípulos. Também podemos receber a plenitude de Sua bênção. O céu está cheio dos tesouros de Sua graça, e aqueles que vão a Deus com fé podem reivindicar tudo o que Ele prometeu. Se não temos Seu poder, é por causa de nossa letargia espiritual, nossa indiferença, nossa indolência. Vamos sair dessa formalidade e morte ( The Review and Herald, 4 de junho de 1889 ).
Pentecostes repetido com maior poder
Atos 2:1-4
Ver Oséias 6:3; Joel 2:23,28,29; Zacarias 10:1; Apocalipse 18:1. É com fervoroso desejo que aguardo o tempo em que ocorrerão os eventos do o dia de Pentecostes será repetido com ainda maior poder do que naquela ocasião. João diz: “Eu vi outro anjo descer do céu, com grande poder; e a terra foi iluminada com a sua glória. ” Então, como na época pentecostal, o povo ouvirá a verdade falada a eles, cada um em sua própria língua.
- 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. 28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; 29 e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:23,28,29 1 Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo, Zacarias 10:1 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
Deus pode soprar nova vida em cada alma que deseja sinceramente servi-Lo, e pode tocar seus lábios com a brasa viva do altar e fazer com que se tornem eloqüentes com Seu louvor. Milhares de vozes serão imbuídas do poder de falar as maravilhosas verdades da Palavra de Deus. A língua gaguejante será liberada e os tímidos serão fortalecidos para prestar corajoso testemunho da verdade. Que o Senhor ajude Seu povo a limpar o templo da alma de toda contaminação e a manter uma conexão tão íntima com Ele para que possam ser participantes da chuva serôdia quando ela derramar ( The Review and Herald, 20 de julho de 1886 ) .
Uma colheita da semeadura de Cristo
Atos 2:1,2,3,4,14,41
Ver Efésios 4:30. Na obra que foi realizada no dia de Pentecostes, podemos ver o que pode ser feito pelo exercício da fé. Aqueles que creram em Cristo foram selados pelo Espírito Santo. Quando os discípulos estavam reunidos, “veio um som ... como de um vento forte e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E apareceram-lhes línguas divididas como de fogo, e pousou sobre cada um deles ”. E Pedro se levantou no meio deles e falou com grande poder. Entre aqueles que o ouviram estavam judeus devotos, que eram sinceros em sua crença. Mas o poder que acompanhou as palavras do orador os convenceu de que Cristo era de fato o Messias. Que obra poderosa foi realizada! Três mil foram convertidos em um dia.
A semente foi lançada pelo maior Mestre que o mundo já conheceu. Por três anos e meio, o Filho de Deus peregrinou na terra da Judéia, proclamando a mensagem do evangelho da verdade e operando com poderosos sinais e maravilhas. A semente havia sido lançada e, após Sua ascensão, ocorreu a grande colheita. Mais foram convertidos por um sermão no dia de Pentecostes do que durante todos os anos do ministério de Cristo. Deus trabalhará tão poderosamente quando os homens se entregarem ao controle do Espírito ( Manuscrito 85, 1903 ).
Segunda Edição dos Ensinamentos de Cristo
Atos 2:1-12
Ver Atos 4:13. Depois que os discípulos receberam o batismo do Espírito Santo, os sacerdotes e principais maravilharam-se com as palavras que proferiram, porque os conheciam como homens iletrados e ignorantes. Mas eles pegaramconhecimento deles que tinham estado com Jesus.
Seu ensino era uma segunda edição dos ensinamentos de Cristo, a expressão de verdades simples e grandiosas que lançavam luz em mentes obscurecidas e convertiam milhares em um dia. Os discípulos começaram a entender que Cristo era seu Advogado nas cortes celestiais e que Ele era glorificado. Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes deu expressão ( Manuscrito 32, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 2:1-4
Não podemos nos esquecer com que frequência, ainda que o mestre estivesse entre eles, houve discussões entre os discípulos sobre qual deles seria o maior, mas agora todas estas discórdias haviam terminado. Oravam juntos, mais do que antes. Se desejamos que o Espírito seja do alto derramado sobre nós, sejamos unânimes. Ponderemos as diferenças de sentimentos e interesses, como as que haviam entre os discípulos. Coloquemo-nos de acordo para amarmo-nos uns aos outros, porque onde os irmãos habitam em unidade, ali o Senhor ordena a sua bênção.
Um vento veemente e impetuoso chegou com muita força. Isto era para significar as influências e a obra poderosa do Espírito de Deus nas mentes dos homens, e por meio deles no mundo. Desta forma, as convicções do Espírito Santo dão lugar às suas consolações, e as fortes rajadas deste vento bendito preparam a alma para as suas brisas suaves e amáveis. Apareceu algo com aparência de chamas de fogo, que iluminou a cada um deles, segundo o que João Batista dizia de Cristo: Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. O Espírito, como fogo, derrete o coração, queima a escória, e acende afetos piedosos e devotos na alma, na qual, como o fogo do altar, são oferecidos sacrifícios espirituais. Foram cheios com o Espírito Santo, mais do que anteriormente. Foram cheios da graça do Espírito, e mais do que antes, foram colocados sob o seu poder santificador; mais separados deste mundo, e mais familiarizados com o outro. Foram ainda mais cheios com as consolações do Espírito, se regozijaram, mais que antes no amor de Cristo e na esperança do céu; e nisto todos os seus temores e pesares foram desfeitos.
Foram cheios dos dons do Espírito Santo; receberam poderes milagrosos para o avanço do Evangelho. Falaram, não de pensamentos ou meditações previas, mas como o Espírito lhes concedia que falassem.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 37

Testemunhos Seletos 3, Pág. 145

E Recebereis Poder, Pág. 318

Minha Consagração Hoje, Pág. 53
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. 26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos. Atos 16:25,26 24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Isaías 65:24 1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:1 13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Lucas 2:13 11 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 1 Reis 19:11 10 Montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. Salmos 18:10 16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, espalha os seus aromas. Entre o meu amado no seu jardim, e coma os seus frutos excelentes! Cantares 4:16 12 Então o Espírito me levantou, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do Senhor, desde o seu lugar. 13 E ouvi o ruído das asas dos seres viventes, ao tocarem umas nas outras, e o banilho das rodas ao lado deles, e o sonido dum grande estrondo. Ezequiel 3:12,13 9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Ezequiel 37:9,10 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. Atos 4:31