Comentário Bíblico
Adventista
Chegou ao conhecimento de todos - (cba)
Atos 1:19
Quando o relato da traição de Judas e de seu suicídio se espalhou, é provável que tenha influenciado o povo de Jerusalém a assumir uma postura favorável a Cristo, pois as pessoas perceberam que Jesus fora vítima de uma conspiração dos sacerdotes e da traição de um discípulo. Além disso, as cenas da crucifixão foram testemunhadas por multidões (Lucas 23:27,35; João 19:19,20; DTN, 741, 775-777). Aqueles que ressuscitaram das sepulturas após o grande terremoto apareceram a muitos (Mateus 27:52,53; DTN, 786). O sacrifício de Cristo pelos pecadores não aconteceu em segredo nem ficou escondido (Atos 26:26).
- 27 Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentavam. 35 E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus. Lucas 23:27,35 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. João 19:19,20 52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; 53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. Mateus 27:52,53 26 Porque o rei, diante de quem falo com liberdade, sabe destas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Atos 26:26
Sua própria língua - (cba)
Atos 1:19
Literalmente, “seu próprio dialeto [dialektos]". isto sugere que o aramaico não era a língua de Lucas e que ele não era judeu.
Era chamado - (cba)
Atos 1:19
Alguns sugerem que o uso do verbo “era chamado” fornece uma evidência espontânea de que Lucas escreveu Atos antes da destruição de Jerusalém, em 70 d.C., pois, depois disso, nomes de lugares ligados a eventos foram esquecidos, com exceção dos mais significativos.
Aceldama - (cba)
Atos 1:19
Uma transliteração para o grego do aramaico chaqel dema, “campo de sangue”. A tradição o associa a Hakk ed-Dumm, no lado sul do vale de Hinom, ao sul de Jerusalém (ver com. de Mateus 5:22). O campo comprado com 30 moedas de prata era usado para enterrar estrangeiros que não tinham parentes, nem amigos para sepultá-los (Mateus 27:6-10; Zacarias 11:12,13).
- 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. Mateus 5:22 6 Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. 7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. 8 Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. 9 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, 10 e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor. Mateus 27:6-10 12 E eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata. 13 Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor. Zacarias 11:12,13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 1:15-26
A grande coisa de que os apóstolos deveriam testemunhar diante do mundo era a ressurreição de Cristo, porque é a grande prova de que Ele é o Messias, e o fundamento de nossa esperança nEle. Os apóstolos foram ordenados, não para assumirem dignidades e poderes mundanos, mas para pregar a Cristo e o poder de sua ressurreição.
Foi feita uma apelação a Deus: "Tu, Senhor conhecedor dos corações de todos", algo que nós não conhecemos, e é melhor que cada um conheça o seu. É adequado que Deus escolha os seus servos, e à medida que Ele, através de sua providência ou dos dons do Espírito, mostre a quem tem escolhido, ou o que tem escolhido para nós, devemos nos adequar à sua vontade. Reconheçamos a sua mão na determinação de cada coisa que nos sobrevenha, especialmente em alguma incumbência que nos seja encarregada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22 15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje. Mateus 28:15 16 E cada um lançou mão da cabeça de seu contendor, e meteu-lhe a espada pela ilharga; assim caíram juntos; pelo que se chamou àquele lugar, que está junto a Gibeão, Helcate-Hazurim. 2 Samuel 2:16 15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. Atos 10:15