Comentário Bíblico
Adventista
Então, voltaram - (cba)
Atos 1:12
Os discípulos se afastaram da cruz com profunda tristeza t grande frustração. Após cada uma das apa rições do Mestre ressurreto, foram deixado: em perplexa esperança. Porém, depois de ve o Senhor ser elevado ao céu, eles voltaran com alegria, certos de que Ele viria outra vez.
Para Jerusalém - (cba)
Atos 1:12
Em obediência a ordem de Atos 1:4.
Olival - (cba)
Atos 1:12
O local da ascensão, o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém na dire ção de Betânia, na metade do caminhe para essa vila (ver com. de Mateus 21:1). Bctâni; ficava a 15 estádios (do gr. stadia), ou seja, cerca de 3 km, de distânci; de Jerusalém (João 11:18). Lucas explica que depois do último encontro com os discípulo, em Jerusalém, Jesus “os levou para Betânia (Lucas 24:50), possivelmente por se tratar de um ambiente familiar que Ele muito amava De lá, uma curta caminhada de volta pelt “monte chamado Olival" os levaria de nova Jerusalém.
- 1 Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Mateus 21:1 18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. João 11:18 50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. Lucas 24:50
Jornada de um sábado - (cba)
Atos 1:12
Expressão qu só ocorre nesta passagem das Escrituras referindo-se à distância de Jerusalém ao monte das Oliveiras (ver com. de Êxodo 16:29). Josefo mede esta distância como cinco ou seis stadia, ou estádios {Antiguidades, xx.8.6; Guerra dos Judeus, v.2.3 [70]), cerca de um quilômetro. A Mishnah concorda com esses números, pois deline o “limite do sábado” como 2 mil côvados. Ela diz: “Se um homem que tem permissão de fazê-lo vai além do limite do sábado e depois descobre que o ato [que ele tinha a intenção de fazer] já fora realizado, tem o direito de se mover por 2 mil côvados em qualquer direção. Se ele ficar dentro do limite do sábado, será considerado como se não tivesse saído. Todos aqueles que saírem para salvar vidas podem voltar para o lugar original” {‘Eruhin, 4.3, ed. Soncino, Talmude, p. 306).
Havia maneiras de superar a inconveniência causada por tal “limite”. “Se um homem em jornada [a caminho de casa] for tomado pelo crepúsculo, e souber de uma árvore ou de um muro e disser: ‘Que minha base no sábado seja sob ti’, tal declaração não tem nenhum valor. Se, contudo, disser: ‘Que minha base no sábado seja em sua raiz’, ele poderá caminhar do lugar onde está até a raiz numa distância de 2 mil côvados e da raiz até sua casa mais 2 mil côvados. Portanto, poderá andar 4 mil côvados depois do pôr do sol. Se não souber de nenhuma árvore ou um muro [...] e disser: ‘Que minha posição aLual seja minha base no sábado’, sua posição lhe dá o direito de andar 2 mil côvados para qualquer direção [...] Os sábios, porém, legislaram: as distâncias devem ser quadradas, no formado de um quadrilátero perfeito, mas que ele possa ganhar a área das extremidades” (Mishnah ‘Eruhin, 4.7, 8; ed. Soncino, Talmude, p. 343, 344).
“Os sábios não criaram a lei para acrescentar restrições, mas, sim, para diminuí-las” (ibid, 5.5, ed. Soncino, Talmude, p. 411).
Acredita-se que a origem da medida de 2 mil côvados se encontre na tradição de que a distância da tenda mais afastada no arraial dos israelitas no deserto até a tenda do encontro, ou o tabernáculo (cf. Números 35:5), era o máximo que um hebreu poderia andar sem que se pudesse dizer que ele saiu “do seu lugar no sétimo dia” (Êxodo 16:29). O mais provável é que tenha sido a distância especificada por Josué para ser mantida entre o povo e os levitas que transportavam a arca na travessia do Jordão (Josué 3:4).
- 5 E fora da cidade medireis para o lado oriental dois mil côvados, para o lado meridional dois mil côvados, para o lado ocidental dois mil côvados, e para o lado setentrional dois mil côvados; e a cidade estará no meio. Isso terão por arrabaldes das cidades. Números 35:5 29 Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; fique cada um no seu lugar, não saia ninguém do seu lugar no sétimo dia. Êxodo 16:29 4 (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes. Josué 3:4
Crisóstomo (Homília III, Atos 1:12) supôs que a ascensão deve ter ocorrido no sábado, para justificar a menção à “jornada de um sábado”. Tal conclusão não se faz necessária. Provavelmente a ascensão ocorreu numa quinta-feira (ver Nota Adicional a Mateus 28).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 1:12-14
Deus pode prover lugares de refúgio para o seu povo. Eles suplicaram. Todo o povo de Deus é povo de oração. Agora era o momento de virem problemas e perigos para os discípulos de Cristo; mas se alguém está aflito, ore; isso acalmará as suas preocupações e temores. Agora tinham uma grande obra a fazer, e antes que a iniciassem, oraram fervorosamente a Deus pedindo a sua presença. Esperando o derramamento do Espírito Santo e abundando em oração. Aqueles que estão orando, são os que estão em melhor condição para receber bênçãos espirituais. Cristo prometera enviar logo o Espírito Santo; esta promessa não deveria eliminar a oração, mas vivificá-la e alentá-la. Um pequeno grupo, unido em amor, de conduta exemplar, fervoroso para orar e sabiamente zeloso para promover o progresso da causa de Cristo, provavelmente cresça com rapidez.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. Zacarias 14:4 1 Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Mateus 21:1 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Mateus 24:3 30 E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Mateus 26:30 37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras. Lucas 21:37 52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; Lucas 24:52 50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. Lucas 24:50 18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. João 11:18 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; Atos 10:45