Comentário Bíblico
Adventista
Até ao dia - (cba)
Atos 1:2
Isto é, no 40° dia após a ressurreição (ver Atos 1:3).
Haver dado mandamentos - (cba)
Atos 1:2
Ou, “tendo mandado”, com referência específica à comissão evangélica deixada pelo Senhor (ver Mateus 28:18-20).
Por intermédio do Espírito Santo - (cba)
Atos 1:2
Esta expressão pode ter o sentido de que o Espírito Santo guiaria os discípulos em toda a verdade (João 16:13), ou que Jesus, tanto antes quanto depois da crucifixão, falava como alguém cheio do Espírito Santo. Este último deve ser o significado pretendido, pois tudo ligado à vida de Cristo na Terra foi realizado pelo poder do Espírito: a concepção (Lucas 1:35); o batismo (Lucas 3:21,22); a justificação, ou seja, a manifestação de uma vida justa (1 Timóteo 3:16); a orientação a uma vida de serviço (Lucas 4:1; ver com. de Lucas 2:49); os milagres (Mateus 12:28); e a ressurreição (1 Pedro 3:18).
- 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 21 Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. Lucas 3:21,22 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, Lucas 4:1 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? Lucas 2:49 28 Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. Mateus 12:28 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18
Apóstolos - (cba)
Atos 1:2
Do gr. apostoloi, “aqueles que são enviados”, deapo, “fora”, “longe”, estellõ, “enviar”. Com frequência, no grego clássico, apostolos (plural, apostoloi) está ligado ao envio de um navio ou de uma expedição naval. Também se aplicava ao comandante de um esquadrão e a um embaixador. Esses dois usos, para coisas e pessoas, foi levado para o grego koinê. Por isso, um papiro egípcio do 2° ou 3° século d.C. fala da “conta por um navio [apostolos] de Triadelfo” (J. H. Moulton e G. Millingan, The Vocabulary of the Greek Neiv Testament, p. 70). Os papiros também mostram que, do navio em si, o significado da palavra foi transferido para sua carga, pois ela também era “enviada”. Além de a carga ser chamada de apostolos, os documentos que representavam o navio e sua carga também eram chamados pelo mesmo nome. Desse modo, a palavra podia se referir a uma ordem de despacho de uma navegação, a uma conta de carregamento ou até mesmo a uma licença de exportação. Ao mesmo tempo, tanto no grego clássico quanto no koinê, apostolos pode se referir a uma pessoa, como o faz Josefo ao nomear assim os embaixadores que os judeus enviaram a Roma (Antiguidades, xvii.11.1).
No entanto, nenhum desses significados parece esclarecer a origem da palavra “apóstolo” empregada no início do cristianismo. Paulo foi o primeiro escritor do NT a usá-la (1 Tessalonicenses 2:6, ARC) e, para ele, parece que já se tratava de um termo técnico, o qual designava um grupo específico de homens que desempenhava, com autoridade, funções reconhecidas na igreja (ver 1 Coríntios 4:9; 1 Coríntios 9:1,2). Uma vez que, neste primeiro uso na literatura cristã, a palavra já contava com um significado tão específico dado por certo, é provável que tenha tido uma inauguração oficial anterior. Escrevendo em grego, anos depois da morte de Jesus, Lucas e João usaram a palavra apostolos (Lucas 6:13; Lucas 11:49; João 13:16 [“o enviado”]). Parece que o ofício de apóstolo na igreja apostólica derivava da ordem e da comissão de Jesus aos doze discípulos.
- 6 nem buscamos glória de homens, quer de vós, quer de outros, embora pudéssemos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; 1 Tessalonicenses 2:6 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens. 1 Coríntios 4:9 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 1 Coríntios 9:1,2 13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Lucas 6:13 49 Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; Lucas 11:49 16 Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16
Ao chamar os discípulos de “apóstolos”, é provável que Jesus tenha usado a palavra aramaica shelicha, equivalente ao particípio heb. shaluach, “enviado”. Ao que tudo indica, estas palavras tinham um sentido técnico para judeus e cristãos. A literatura rabíniea usa o termo shaluach (ou, em outra forma, shaliach) para se referir a vários mensageiros investidos de autoridade. Justino Mártir disse (c. 146 d.C.) que os judeus haviam enviado mensageiros pelo mundo a fim de proferir blasfêmias contra Cristo (Dialogue with Trypho [Diálogo com Trifo], p. 17, 108). Eusébio, historiador da igreja no 4° século, declara que escritos já antigos em sua época registravam que sacerdotes e anciãos judeus enviavam homens por todo o mundo a fim de advertir as pessoas contra o cristianismo. Ele chama tais judeus de “apóstolos” e diz que, em sua época, eles viajavam pela diáspora com cartas encíclicas (Commentaria in Isaiam, xviii.l, 2). Epifânio (m. 403 d.C.) registra que esses “apóstolos” conversavam com os principais judeus e viajavam para visitar os judeus de fora da Palestina, restaurando a paz em congregações desordeiras, recolhendo dízimos e as primícias - funções que apresentam paralelos com o apostolaclo de Paulo (ver Atos 11:27-30; Romanos 15:25-28; 1 Coríntios 16:1; Epifânio, Contra Heresias, 1.2, Heresia, xxx.4, 11). O Códice Teodosiano (438 d.C.) observa: “Faz parte desta superstição inútil o fato de os judeus terem chefes das sinagogas, ou anciãos, ou pessoas a quem chamam de apóstolos, que são nomeadas pelo patriarca em determinada época para recolher ouro e prata” (Códice Teodosiano, xvi.8.14; tradução para o inglês em Adolf Harnack, The Mission and Expansion of Christianity, vol. 1, p. 329).
- 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; 28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. 29 E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia; 30 o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo. Atos 11:27-30 25 Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. 26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. 27 Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais. 28 Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha. Romanos 15:25-28 1 Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 1 Coríntios 16:1
Portanto, embora não se possa provar que a palavra apostolos fosse usada no período do NT para se referir aos mensageiros judeus enviados à diáspora, as evidências sugerem que sim e que o uso específico desse termo pela igreja cristã apostólica derivou de um costume semelhante entre os judeus.
Que escolhera - (cba)
Atos 1:2
Ver Marcos 3:13-19.
Foi elevado - (cba)
Atos 1:2
A forma passiva do verbo, usada aqui, em Atos 1:9,11 e em Lucas 24:51 subentende que a ascensão de Jesus foi uma manifestação do poder do Pai.
- 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:9,11 51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. Lucas 24:51
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Autoria do livro de Atos
Atos 1:1-5
Ver Lucas 1:1-4. Lucas, o escritor do livro de Atos, e Teófilo, a quem se dirige, foram agradavelmente associados. De Lucas, Teófilo recebeu muitas instruções e grande luz. Lucas tinha sido o professor de Teófilo e ele ainda sentia a responsabilidade de orientá-lo e instruí-lo, e de apoiá-lo e protegê-lo em seu trabalho.
Naquela época, era costume um escritor enviar seu manuscrito a alguém para exame e crítica. Lucas escolheu Teófilo, como homem em quem confiava, para realizar esta importante obra. Ele primeiro dirige a atenção de Teófilo para o registro da vida de Cristo conforme dado no livro de Lucas, que também havia sido endereçado pelo mesmo escritor a Teófilo. ... Os ensinamentos de Cristo deveriam ser preservados em manuscritos e livros ( Manuscrito 40, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 1:1-5
Nosso Senhor declarou aos discípulos a obra que teriam de fazer. Os apóstolos se reuniram em Jerusalém, pois Cristo havia lhes ordenado que não saíssem dali, mas que esperassem o derramamento do Espírito Santo. Este seria o batismo com o Espírito Santo, que lhes daria poder para fazer milagres e iria iluminar e santificar as suas almas. Isto confirma a promessa divina e nos anima a depender dela, porque ouvimos de Cristo, e nEle todas as promessas de Deus são sim e amém.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:9 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:19 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Lucas 9:51 51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. Lucas 24:51 62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? João 6:62 1 Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, João 13:1,3 28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. João 16:28 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. João 17:13 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17 8 Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. 9 Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. Efésios 4:8-10 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; 20 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:19,20 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24 22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades. 1 Pedro 3:22 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; Isaías 11:2,3 1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele, e ele trará justiça às nações. Isaías 42:1 16 Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espírito. Isaías 48:16 20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. 21 Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre. Isaías 59:20,21 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; Mateus 3:16 28 Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. Mateus 12:28 16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. João 1:16 34 Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; porque Deus não dá o Espírito por medida. João 3:34 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas. Apocalipse 2:7,11,17,29 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:16,13,22 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:15-19 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:45-49 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Atos 1:13 40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, 41 não a todo povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos; 42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. Atos 10:40-42 1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. 2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Mateus 10:1-4 14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; 15 e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os doze, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Marcos 3:14-19 13 Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: 14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Lucas 6:13-16 70 Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo. João 6:70 18 Não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura: O que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. João 13:18 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21 1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), Gálatas 1:1 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; Efésios 2:20 2 para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos; 2 Pedro 3:2 14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Apocalipse 21:14 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:9,11 42 este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. Atos 10:42 30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Marcos 6:30 41 não a todo povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos; Atos 10:41