Comentário Bíblico
Adventista
Comendo com eles - (cba)
Atos 1:4
Do gr. sunalizõ, literalmente, “salgar com”, portanto, “comer com” ou “reunir-se”, “juntar-se em assembléia”. Trata-se de possível referência a um encontro na Galileia (Mateus 28:16-18) para a última reunião, na qual os discípulos viram Jesus ascender ao céu, evento que só é mencionado em Atos 1:6.
- 16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:16-18 6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Atos 1:6
Não se ausentassem de Jerusalém - (cba)
Atos 1:4
Eles deveriam retornar para a capital, o lugar onde Cristo ministrara tantas vezes e onde sofrerá, fora sepultado e ressuscitara dos mortos. Ali, os discípulos receberíam poder e deveríam começar a testemunhar (AA, 31, 32).
Esperassem - (cba)
Atos 1:4
Comparar com Lucas 24:49. A tarefa diante dos discípulos não podería ser realizada apenas por meios humanos. Eles deveriam esperar o tempo designado, no lugar designado, Jerusalém, local de grande perigo e desafio. Os discípulos deveriam esperam, não sair para pescar como Pedro e outros tinham feito pouco antes (João 21:3). Era preciso esperar com anseio pelo poder de Deus; buscar a condição adequada para recebê-lo; e manter oração fervorosa e unidade a fim de ver o cumprimento da promessa.
- 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. João 21:3
A promessa do Pai - (cba)
Atos 1:4
Isto é, referente ao dom do Espírito Santo (ver João 14:16; João 16:7-13).
- 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. João 14:16 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:7-13
De Mim - (cba)
Atos 1:4
A promessa foi proferida por Jesus, mas seu cumprimento seria realizado tanto pelo Pai quanto pelo Filho (ver João 14:16,26; João 15:26; João 16:7-15).
- 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:16,26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:7-15
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Autoria do livro de Atos
Atos 1:1-5
Ver Lucas 1:1-4. Lucas, o escritor do livro de Atos, e Teófilo, a quem se dirige, foram agradavelmente associados. De Lucas, Teófilo recebeu muitas instruções e grande luz. Lucas tinha sido o professor de Teófilo e ele ainda sentia a responsabilidade de orientá-lo e instruí-lo, e de apoiá-lo e protegê-lo em seu trabalho.
Naquela época, era costume um escritor enviar seu manuscrito a alguém para exame e crítica. Lucas escolheu Teófilo, como homem em quem confiava, para realizar esta importante obra. Ele primeiro dirige a atenção de Teófilo para o registro da vida de Cristo conforme dado no livro de Lucas, que também havia sido endereçado pelo mesmo escritor a Teófilo. ... Os ensinamentos de Cristo deveriam ser preservados em manuscritos e livros ( Manuscrito 40, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 1:1-5
Nosso Senhor declarou aos discípulos a obra que teriam de fazer. Os apóstolos se reuniram em Jerusalém, pois Cristo havia lhes ordenado que não saíssem dali, mas que esperassem o derramamento do Espírito Santo. Este seria o batismo com o Espírito Santo, que lhes daria poder para fazer milagres e iria iluminar e santificar as suas almas. Isto confirma a promessa divina e nos anima a depender dela, porque ouvimos de Cristo, e nEle todas as promessas de Deus são sim e amém.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 41 não a todo povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos; Atos 10:41 41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado, 43 o qual ele tomou e comeu diante deles. Lucas 24:41-43 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49 33 De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Atos 2:33 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:20 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13 12 Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer. Lucas 12:12 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. João 7:39 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. João 14:16,26-28 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:7-15 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22