Comentário Bíblico
Adventista
Alcancei do Senhor um varão - (cba)
Gênesis 4:1
O hebraico diz literalmente: "Eu obtive um homem, o Senhor.” Quando Eva segurou seu primogênito em seus braços, ela aparentemente se lembrou da promessa divina de Gênesis 3:15, e alimentando a esperança de que ele seria o prometido Libertador, chamado de 'Qayin', “obtido” (DA 31). Que esperança! Seu desejo ansioso pelo o rápido cumprimento da promessa do evangelho estava condenado a encontrar os mais comoventes dos desapontamentos. Mal sabia ela que esta mesma criança se tornaria a primeiro assassino do mundo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 4:1-2
A palavra indireta "coabitou" destaca o íntimo relacionamento criativo que a sexualidade humana envolve. A alegria criativa deste versículo contrasta com a dura realidade da morte que o pecado (cap. 3) introduziu-na esfera humana.
Caim e Abel
Gênesis 4:1-2
Leia Gênesis 4:1,2. O que aprendemos sobre o nascimento de Caim e Abel?
O primeiro evento registrado pelo autor bíblico imediatamente após a expulsão de Adão do jardim do Éden é um nascimento. Na frase hebraica em Gênesis 4:1, as palavras “o Senhor” (YHWH) estão diretamente ligadas às palavras “um homem”, como indica a seguinte tradução literal: “Adquiri um homem, na verdade o próprio Senhor”. Essa tradução sugere que Eva se lembrou da profecia messiânica de Gênesis 3:15 e acreditou que havia dado à luz seu Salvador, o Senhor. “A vinda do Salvador foi predita no Éden. Depois que Adão e Eva ouviram pela primeira vez a promessa, aguardaram um cumprimento imediato dela. Receberam alegremente seu primeiro filho, na esperança de que fosse o Libertador” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 20 [31]).
- 1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. Gênesis 4:1 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
Caim ocupa a maior parte do relato. Ele não era apenas o primogênito, um filho que os pais quase “adoravam”; no capítulo, ele é o único que fala. Enquanto Eva comentou animadamente sobre o nascimento de Caim, não disse nada no nascimento de Abel, pelo menos nada que esteja registrado no texto, em contraste com o nascimento de Caim. O narrador simplesmente relatou que ela “voltou a dar à luz” (Gênesis 4:2, NVI).
O nome Caim vem do verbo hebraico qanah, que significa “adquirir” e denota a aquisição, a posse de algo precioso e poderoso. Por outro lado, o nome hebraico Hebel, em português Abel, significa “sopro” (Salmos 62:9, NVI), ou “brisa” (Salmos 144:4, NVT), e indica algo evasivo, vazio, falta de substância. A mesma palavra, hebel (abel), é usada repetidamente em Eclesiastes para “vaidade”. Embora não seja nossa intenção ver mais nessas curtas passagens do que aquilo que está contido nelas, talvez a ideia seja de que a esperança de Adão e Eva repousasse somente em Caim, pois acreditavam que ele, e não seu irmão, fosse o Messias prometido.
- 9 Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão; postos na balança, subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro. Salmos 62:9 4 O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. Salmos 144:4
As duas ofertas
Gênesis 4:1-5
O contraste entre Caim e Abel, conforme refletido em seus nomes, não dizia respeito apenas às suas personalidades; também se manifestava em suas respectivas ocupações. Enquanto Caim era “agricultor”, profissão que exigia trabalho físico árduo, Abel era “pastor de ovelhas” (Gênesis 4:2), o que implicava sensibilidade e compaixão.
Essas duas ocupações não apenas explicam a natureza das duas ofertas (alimentos de Caim e uma ovelha de Abel), mas também falam das duas atitudes psicológicas e mentalidades diferentes associadas a elas: Caim trabalhava para “adquirir” o fruto que produzia, enquanto Abel tinha o cuidado de “guardar” as ovelhas que recebia.
Leia Gênesis 4:1-5 e Hebreus 11:4. Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim? Como devemos entender o que aconteceu ali?
- 1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:1-5 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4
“Sem derramamento de sangue não poderia haver remissão de pecado; e eles deviam mostrar sua fé no sangue de Cristo como a expiação prometida, oferecendo em sacrifício o primogênito do rebanho. Além disso, as primícias da terra deviam ser apresentadas diante do Senhor em ação de graças” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 47 [71]).
Enquanto Abel obedeceu às instruções divinas e, conforme o texto hebraico, ofereceu as primícias da terra, além da oferta queimada de animal, Caim se recusou a fazê-lo. Ele não trouxe um animal para ser sacrificado, mas apenas uma oferta do “fruto da terra”. Foi um ato de flagrante desobediência, em contraste com a atitude de seu irmão. Com frequência, essa história tem sido considerada um caso clássico de salvação pela fé (Abel e sua oferta de sangue) em contraste com uma tentativa de ganhar a salvação pelas obras (Caim e o fruto da terra).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:1-7
Quando Caim nasceu, Eva disse: "Alcancei do Senhor um varão". Quem sabe se ela pensou que fosse a semente prometida? Se foi assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa "vaidade": quando ela pensou que tivesse a semente prometida em Caim, cujo nome significa "possessão", ela se deixou absorver tanto com ele, que o outro filho era como vaidade para ela. Observe que cada filho tinha uma chamada. A vontade de Deus para todos nós é que cada ser humano tenha algo que fazer neste mundo, e os pais devem criar os seus filhos para que trabalhem.
"Devem dar-lhes uma Bíblia e uma chamada", dizia um Senhor bondoso chamado Dod, "e que Deus seja com eles". Podemos supor que, após a queda, Deus mandou que Adão derramasse o sangue de animais inocentes e, uma vez mortos, queimasse parte de iodos os corpos com fogo. Assim foram prefigurados o castigo que merecem os pecadores, isto é, a morte do corpo, e a ira de Deus, da qual o fogo é um emblema bem conhecido, além dos sofrimentos de Cristo. observe que a adoração religiosa a Deus não é uma nova invenção. Ela existiu desde o princípio; ela é "o bom caminho antigo" (Jeremias 6:16).
As ofertas de Caim e Abel foram diferentes. Caim demonstrou ter um coração orgulhoso e incrédulo. Como consequência, tanto ele como a sua oferta foram rejeitados. Abel aproximou-se de Deus na qualidade de pecador e, conforme o que o Senhor havia estabelecido, por meio de seu sacrifício expressava humildade, sinceridade, obediência e fé. Deste modo, ao buscar o benefício do novo pacto de misericórdia por meio da semente prometida, o seu sacrifício tinha uma expressão que foi aceita por Deus. Abel fez a sua oferta por fé; porém, Caim não o fez assim (Hebreus 6:4). Em todas as épocas têm existido duas classes de adoradores, assim como foi com Caim e Abel, a saber: os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método de salvação do Evangelho, que procuram agradar a Deus com métodos projetados por eles mesmos, e os crentes humildes, que se aproximam dEle pelo caminho que Ele mesmo revelou. Caim entregou-se ao sentimento da ira maligna contra Abel, abrigando em si um espírito maligno de descontentamento e rebelião contra Deus.
O Senhor observa todas as nossas paixões e descontentamentos pecaminosos. Não há sequer um olhar de ódio, inveja ou enfado que escape ao seu olhar vigilante. Deus arrazoou com este homem rebelde; se tomasse o caminho correto, seria aceito. Alguns entendem este fato como um anúncio da misericórdia. "se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás". A mesma palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. É como se Deus dissesse: "Mesmo que não tenhas feito o bem, ainda não te desesperes; o remédio está à mão". A Bíblia diz que Cristo, que é a grande oferta pelo pecado, está à porta (Apocalipse 3:20). Portanto, pode-se dizer que aqueles que não vão à porta para pedir o benefício desta oferta pelo pecado, merecem perecer em seus pecados. A aceitação da oferta de Abel, por parte de Deus, não mudou o direito de primogenitura, tornando-o seu. Então, por que é que Caim enfureceu-se de tal maneira? As paixões e inquietações pecaminosas se desvanecem quando se busca a sua causa de modo estrito e justo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele. Números 31:17 25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:25 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou. Gênesis 5:29 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12