Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
Gênesis 4:15
Não está totalmente claro que idéia antecedente se pretende com esta palavra. A RSV, seguindo a LXX, a Siríaca e a Vulgata, traduz, "Não é assim!" Em outras palavras, à declaração de Caim: "Todo aquele que me encontrar me matará", respondeu Deus, "Não tão!".
Sete vezes - (cba)
Gênesis 4:15
Isso implica uma penalidade mais severa para qualquer um que assassinar Caim (ver Levítico 26:18,21,24,28; Salmos 79:12; Provérbios 6:31). Proteção especial foi concedida a ele em harmonia com o princípio, “A vingança é minha; Eu retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19). O joio deve crescer junto com o trigo; deve-se permitir que os frutos do pecado alcancem maturidade, a fim de que o caráter de sua semente se manifeste. A vida de Caim e sua descendentes deveriam ser exibições da operação do pecado em seres racionais (PP 78).
- 18 Se nem ainda com isto me ouvirdes, prosseguirei em castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 21 Ora, se andardes contrariamente para comigo, e não me quiseres ouvir, trarei sobre vos pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados. 24 eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 28 também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. Levítico 26:18,21,24,28 12 E aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, setuplicadamente, a injúria com que te injuriaram, Senhor. Salmos 79:12 31 E, se for apanhado, pagará sete vezes tanto, dando até todos os bens de sua casa. Provérbios 6:31 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Romanos 12:19
Uma marca - (cba)
Gênesis 4:15
Alguns comentaristas viram nesta marca um sinal externo anexado a pessoa de Caim, enquanto outros acreditam que ele recebeu um sinal de Deus como uma promessa divina que nada poria em perigo sua vida. Fosse o que fosse, não era um sinal da presença do perdão de Deus, mas apenas de proteção temporal.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um segundo diálogo entre Deus e Caim
Gênesis 4:9-16
O texto ecoa o diálogo de Deus com Adão e Eva (Gênesis 3:9-19) e leva a um juízo divino. Em Gênesis 4:10 contem-nos a primeira referência explícita das Escrituras à importância do sangue na teologia biblica (Levítico 17:11). O sangue que "clamava"' estava acusando o assassino, e o Juiz celestial ouviu o clamor (Salmos 34:18). A maldição divina separou Caim (que também era um homem, do heb. 'adam) da terra (heb. 'adamah): No entanto, a misericórdia de Deus ainda estava em ação e o protegeu da punição humana (comparar com Êxodo 12:13). A natureza do "sinal" não fica clara.
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:9-19 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Gênesis 4:10 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. Levítico 17:11 18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18 13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. : Êxodo 12:13
Marca de Caim
Gênesis 4:15
Deus deu a cada homem sua obra; e se alguém se desviar da obra que Deus lhe deu, para fazer a obra de Satanás, para contaminar seu próprio corpo ou levar outro ao pecado, a obra desse homem é amaldiçoada, e a marca de Caim é colocada sobre ele. A ruína de sua vítima clamará a Deus, assim como o sangue de Abel ( The Review and Herald, 6 de março de 1894 ).
Qualquer homem, seja ele ministro ou leigo, que busca compelir ou controlar a razão de qualquer outro homem, torna-se um agente de Satanás, para fazer sua obra, e aos olhos do universo celestial ele carrega a marca de Caim ( Manuscrito 29 , 1911 ).
A punição de Caim
Gênesis 4:9-16
Leia Gênesis 4:9-16. Por que Deus perguntou: “Onde está Abel, o seu irmão?” Qual é a relação entre o pecado de Caim e o fato de se tornar “fugitivo e errante pela terra” (Gênesis 4:12)?
- 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. 15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Gênesis 4:9-16 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Gênesis 4:12
A pergunta de Deus a Caim relembra a pergunta feita pelo Senhor a Adão no Éden: "Onde você está?"
Caim, porém, não reconheceu seu pecado. Ao contrário, o negou, algo que Adão não fez, embora tentasse colocar a culpa em outro. Caim, por sua vez, desafiou abertamente a Deus, que não perdeu tempo confrontando-o com seu crime. Quando o Senhor fez a terceira pergunta “O que foi que você fez?”, Ele nem mesmo esperou por uma resposta, apenas relembrou a Caim que sabia de tudo, pois a voz do sangue de Abel O alcançava desde a terra (Gênesis 4:10), imagem que significava que Deus sabia sobre o assassinato e reagiria. Abel havia voltado à terra, estava enterrado, uma ligação direta com a queda e com o que o Senhor disse que aconteceria a Adão (ver Gênesis 3:19).
- 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Gênesis 4:10 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19
Leia Gênesis 4:14. O que significam as palavras de Caim: “da Tua presença terei de me esconder”?
O sangue de Abel tinha sido derramado na terra. Por isso, ela foi amaldiçoada novamente (Gênesis 4:12). Como resultado, Caim foi condenado a se tornar um refugiado, longe do Senhor. Somente quando Caim ouviu a sentença divina, reconheceu o significado da presença de Deus, pois sem Ele, temeu por sua própria vida. Mesmo após ter assassinado a sangue frio seu irmão e ter se rebelado, o Senhor mostrou misericórdia para com ele, e ainda que Caim tenha se retirado “da presença do Senhor” (Gênesis 4:16), Ele lhe deu algum tipo de proteção. Não sabemos o que exatamente era esse “sinal” (Gênesis 4:15), mas foi dado apenas por causa da graça de Deus para com ele.
- 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Gênesis 4:12 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Gênesis 4:16 15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. Gênesis 4:15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:8-15
A maldade do coração termina no assassinato praticado com as mãos. Caim matou Abel, o seu próprio irmão, e filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado; o seu irmão mais novo, a quem deveria ter protegido; um bom irmão, que jamais lhe havia feito algum mal. Que efeitos fatais do pecado de nossos pais foram estes, e como os seus corações devem ter se enchido de angústia! observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim. Nega o crime, como se fosse capaz de escondê-lo de Deus. Procura esconder um homicídio deliberado, através de uma mentira deliberada, o assassinato é um pecado que clama. O sangue pede sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado. Quem conhece o alcance e o peso de uma maldição divina, o quão longe é capaz de ir, o quão profundo é capaz de penetrar? os crentes salvam-se dela somente em Jesus Cristo, e herdam a bênção. Caim foi amaldiçoado pela terra. Ele encontrou o seu castigo ali mesmo, onde escolheu a sua sorte e colocou o seu coração.
Toda criatura é para nós aquilo que Deus faz dela, um consolo ou uma cruz, uma bênção ou uma maldição. A maldade dos maus traz a maldição a tudo o que fazem, e a tudo o que possuem. Caim se queixou não de seu pecado, mas de seu castigo. Uma grande dureza de coração fica patente, quando os nossos sofrimentos nos preocupam mais do que os nossos pecados. Deus tem propósitos sábios e sãos ao prolongar a vida, até mesmo dos homens maus. É inútil inquirir sobre qual foi o sinal posto sobre Caim. sem dúvida, era conhecido como uma marca de infâmia sobre ele, e como um sinal de Deus para que não o matassem. Abel falava, por meio de seu sangue, mesmo estando morto. Isto fala da odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os primeiros acessos de ira, e nos ensina que o justo deve esperar perseguições.
Expressa também que existe um estado futuro e uma recompensa eterna para desfrutar, pela fé em Cristo e por seu sacrifício expiatório. Ele nos fala da excelência da fé no sacrifício, e no sangue expiatório do Cordeiro de Deus. Caim matou o seu irmão porque as suas próprias obras eram más, e as de seu irmão justas (1 João 3:12). Como consequência da inimizade posta entre a semente da mulher e a semente da serpente, estourou a guerra que se tem pelejado desde então. Estamos todos comprometidos nesta guerra; ninguém está em uma posição neutra; o nosso Capitão declarou que aquele que não é a favor dEle é contra Ele. Apoiemos decididamente, porém com mansidão, a causa da verdade e da justiça contra Satanás.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Assim veio também a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Jeú, filho de Hanâni, contra Baasa e contra a casa dele, não somente por causa de todo o mal que fizera aos olhos do Senhor, de modo a provocá-lo à ira com a obra de suas mãos, tornando-se como a casa de Jeroboão, mas também porque exterminara a casa de Jeroboão. 1 Reis 16:7 11 Não os mates, para que meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os ó Senhor, escudo nosso. Salmos 59:11 4 E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel. Oséias 1:4 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:52 24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes. Gênesis 4:24 18 Se nem ainda com isto me ouvirdes, prosseguirei em castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 21 Ora, se andardes contrariamente para comigo, e não me quiseres ouvir, trarei sobre vos pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados. 24 eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 28 também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. Levítico 26:18,21,24,28 12 E aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, setuplicadamente, a injúria com que te injuriaram, Senhor. Salmos 79:12 31 E, se for apanhado, pagará sete vezes tanto, dando até todos os bens de sua casa. Provérbios 6:31 4 E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. 6 Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los; mas não vos chegueis a qualquer sobre quem estiver o sinal; e começai pelo meu santuário. Então começaram pelos anciãos que estavam diante da casa. Ezequiel 9:4,6 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. Apocalipse 14:9,11