Comentário Bíblico
Adventista
Com o passar do tempo - (cba)
Gênesis 4:3
Literalmente, “no final dos dias”. Isso denota a passagem de um período de tempo considerável e indefinido, podendo indicar a época da colheita. Para entendê-lo como significando o fim de uma semana ou de um ano, como tem sido feito por alguns comentadores, dificilmente parece justificado neste caso, uma vez que não há nenhuma razão particular por que qualquer um deles deve ser mencionado aqui. A palavra 'yamim', "dias", é, no entanto, usada em um número de casos em que o contexto deixa claro que se trata de um ano. Em tais casos, foi traduzido como “ano” (ver Êxodo 13:10; Números 9:22; 1 Samuel 2:19; 1 Samuel 27:7; 2 Crônicas 21:19;etc.).
- 10 Portanto guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. Êxodo 13:10 22 Quer fosse por dois dias, quer por um mês, quer por mais tempo, que a nuvem se detinha sobre o tabernáculo, enquanto ficava sobre ele os filhos de Israel permaneciam acampados, e não partiam; mas, alçando-se ela, eles partiam. Números 9:22 19 E sua mãe lhe fazia de ano em ano uma túnica pequena, e lha trazia quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. 1 Samuel 2:19 7 E o número dos dias que Davi habitou na terra dos filisteus foi de um ano e quatro meses. 1 Samuel 27:7 19 No decorrer do tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença, e morreu desta horrível enfermidade. E o seu povo não lhe queimou aromas como queimara a seus pais. 2 Crônicas 21:19
Uma oferta ao Senhor - (cba)
Gênesis 4:3
“Oferta”, 'minchah'. 'Minchah' é usado nas leis Levíticas para a oferta de gratidão sem sangue, consistindo de farinha e óleo, ou farinha preparada como líbano (Levítico 2:1,4,14,15). Aqui, no entanto, a palavra tem um significado mais amplo e inclui ofertas de refeições e sacrifícios de animais, porque é usado como uma designação não apenas pela oferta incruenta de Caim, mas também pelo sacrifício de Abel (ver Gênesis 4:4). Não é afirmado que tanto Caim quanto Abel construíram um altar para suas ofertas, mas obviamente eles deveriam ter feito (ver PP 71). A próxima vez que a oferta de um sacrifício for relatada na Bíblia, seu altar é mencionado (Gênesis 8:20). O sistema de ofertas de sacrifícios tinha sido introduzido por Deus na época em que o homem foi expulso do jardim (PP 68, 71). Os versos seguintes deixam claro que Caim sabia que estava fazendo algo errado em trazer o tipo de presente que ele ofereceu a Deus. Ele havia sido ensinado que o sangue do Filho de Deus expiaria por seus pecados. Seguindo a regra divinamente instituída de sacrificar um cordeiro por seus pecados, ele mostraria lealdade a Deus, que ordenou o sistema sacrificial, e expressaria fé no plano de redenção (Hebreus 11:4). A prevalência universal de sacrifícios entre povos antigos apontam para um preceito divino ao invés da invenção humana como sua origem(ver DA 28).
- 1 Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso; 4 Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite. 14 Se fizeres ao Senhor oferta de cereais de primícias, oferecerás, como oferta de cereais das tuas primícias, espigas tostadas ao fogo, isto é, o grão trilhado de espigas verdes. 15 Sobre ela deitarás azeite, e lhe porás por cima incenso; é oferta de cereais. Levítico 2:1,4,14,15 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, Gênesis 4:4 20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar. Gênesis 8:20 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4
O que foi que tornou a oferta de Caim inaceitável para Deus? Ele reconheceu, emparte, de má vontade, as reivindicações de Deus sobre ele. Mas um espírito secreto de ressentimento e rebelião o levou a atender às reivindicações de Deus de uma maneira de sua própria escolha, ao invés do que seguir precisamente o plano ordenado por Deus. Ostensivamente ele obedeceu, mas a maneira de sua obediência revelou um espírito desafiador. Caim se propôs a se justificar por suas próprias obras, para ganhar a salvação por seus próprios méritos. Recusando-se a se reconhecer um pecador que precisava de um salvador, ele ofereceu um presente que não expressava penitência pelo pecado - uma oferta sem sangue. E "sem derramamento de sangue não há remissão", pois "é o sangue que faz expiação pela alma” (Hebreus 9:22; Levítico 17:11; PP 71, 72).
- 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida. Levítico 17:11
Caim reconheceu a existência de Deus e Seu poder de dar ou reter os terrenos de bênçãos. Sentindo-se vantajoso viver em boas relações com a Deidade, Caim considerou expediente para apaziguar e evitar a ira divina por meio de um presente, mesmo que seja oferecido a contragosto. Ele não conseguiu perceber que a conformidade parcial e formal com o explícito requisitos de Deus não poderiam ganhar Seu favor como um substituto para a verdadeira obediência e contrição de coração. Hoje faremos bem em examinar nossos corações para que nós, como Caim, não sejamos encontrados oferecendo a Deus presentes sem valor e inaceitáveis.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 4:3-5
Não é dado nenhum indicativo dos elementos importantesde um sacrifício, como o altar, horário específico e os objetos usados. Deus aceitou o sacrifício de Abel, mas não o de Caim: O texto não apresenta uma explicação clara para isso: A atitude do doador parece importante: enquanto Caim levou apenas "do fruto da terra" (Gênesis 4:3), Abel ofereceu das primícias de seu rebanho, inclusive da gordura (Gênesis 4:4). Hebreus 11:4 destaca a importância da motivação ao dar a Deus: Abel ofertou pela fé. Autores biblicos posteriores desenvolveram mais o tema de Deus olhar para o motivo do doador (1 Samuel 16:7; Oséias 6:6; Mateus 5:24).
- 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Gênesis 4:3 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, Gênesis 4:4 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4 7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao. 1 Samuel 16:7 6 Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Mateus 5:24
As duas ofertas
Gênesis 4:1-5
O contraste entre Caim e Abel, conforme refletido em seus nomes, não dizia respeito apenas às suas personalidades; também se manifestava em suas respectivas ocupações. Enquanto Caim era “agricultor”, profissão que exigia trabalho físico árduo, Abel era “pastor de ovelhas” (Gênesis 4:2), o que implicava sensibilidade e compaixão.
Essas duas ocupações não apenas explicam a natureza das duas ofertas (alimentos de Caim e uma ovelha de Abel), mas também falam das duas atitudes psicológicas e mentalidades diferentes associadas a elas: Caim trabalhava para “adquirir” o fruto que produzia, enquanto Abel tinha o cuidado de “guardar” as ovelhas que recebia.
Leia Gênesis 4:1-5 e Hebreus 11:4. Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim? Como devemos entender o que aconteceu ali?
- 1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão. 2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:1-5 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4
“Sem derramamento de sangue não poderia haver remissão de pecado; e eles deviam mostrar sua fé no sangue de Cristo como a expiação prometida, oferecendo em sacrifício o primogênito do rebanho. Além disso, as primícias da terra deviam ser apresentadas diante do Senhor em ação de graças” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 47 [71]).
Enquanto Abel obedeceu às instruções divinas e, conforme o texto hebraico, ofereceu as primícias da terra, além da oferta queimada de animal, Caim se recusou a fazê-lo. Ele não trouxe um animal para ser sacrificado, mas apenas uma oferta do “fruto da terra”. Foi um ato de flagrante desobediência, em contraste com a atitude de seu irmão. Com frequência, essa história tem sido considerada um caso clássico de salvação pela fé (Abel e sua oferta de sangue) em contraste com uma tentativa de ganhar a salvação pelas obras (Caim e o fruto da terra).
O crime
Gênesis 4:3-8
Leia Gênesis 4:3-8. O que levou Caim a matar seu irmão? Veja também 1 João 3:12.
- 3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:3-8 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12
A reação de Caim foi dupla: “Caim ficou muito irritado e fechou a cara” (Gênesis 4:5). Ao que parece, a raiva de Caim foi dirigida a Deus e a Abel. Ele sentiu raiva de Deus porque pensava que estava sendo vítima de injustiça, e raiva de Abel porque tinha ciúmes de seu irmão. Ciúmes de quê? Devido à oferta? É evidente que algo mais aconteceu nos bastidores e que não é revelado nesses poucos textos. Caim entristeceu-se, pois sua oferta não havia sido aceita.
As duas perguntas de Deus em Gênesis 4:6 estão relacionadas às duas condições de Caim. Observe que o Senhor não o acusou. Da mesma forma que fez com Adão, Deus fez perguntas, não porque não soubesse as respostas, mas porque desejava que Caim olhasse para si mesmo e entendesse a razão de sua própria condição. Como sempre, o Senhor procura redimir Seu povo, mesmo quando este O abandona abertamente. Então, depois de perguntar, Deus aconselhou Caim.
Primeiro, o exortou a “fazer o bem”. Foi um chamado ao arrependimento e à mudança de atitude. Deus prometeu a Caim que ele seria “aceito” e perdoado; mas isso deveria acontecer nos termos Dele, não nos de Caim.
Por outro lado, “se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine” (Gênesis 4:7). O conselho divino revelou a raiz do pecado e esta se encontrava no próprio Caim. Novamente, Deus o aconselhou, procurando guiá-lo no caminho que devia seguir.
O segundo conselho divino diz respeito à atitude que se deveria tomar em relação àquele pecado, que estava à porta e cujo desejo era contra Caim. Deus recomendou autocontrole: “é necessário que você o domine”. O mesmo princípio ecoa em Tiago: “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1:14). O evangelho oferece não só o perdão, mas também a vitória sobre o pecado (1Co 10:13). Caim não tinha ninguém para culpar por seu pecado, exceto a si mesmo. Em geral, não é isso também o que acontece a todos nós?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 4:1-7
Quando Caim nasceu, Eva disse: "Alcancei do Senhor um varão". Quem sabe se ela pensou que fosse a semente prometida? Se foi assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa "vaidade": quando ela pensou que tivesse a semente prometida em Caim, cujo nome significa "possessão", ela se deixou absorver tanto com ele, que o outro filho era como vaidade para ela. Observe que cada filho tinha uma chamada. A vontade de Deus para todos nós é que cada ser humano tenha algo que fazer neste mundo, e os pais devem criar os seus filhos para que trabalhem.
"Devem dar-lhes uma Bíblia e uma chamada", dizia um Senhor bondoso chamado Dod, "e que Deus seja com eles". Podemos supor que, após a queda, Deus mandou que Adão derramasse o sangue de animais inocentes e, uma vez mortos, queimasse parte de iodos os corpos com fogo. Assim foram prefigurados o castigo que merecem os pecadores, isto é, a morte do corpo, e a ira de Deus, da qual o fogo é um emblema bem conhecido, além dos sofrimentos de Cristo. observe que a adoração religiosa a Deus não é uma nova invenção. Ela existiu desde o princípio; ela é "o bom caminho antigo" (Jeremias 6:16).
As ofertas de Caim e Abel foram diferentes. Caim demonstrou ter um coração orgulhoso e incrédulo. Como consequência, tanto ele como a sua oferta foram rejeitados. Abel aproximou-se de Deus na qualidade de pecador e, conforme o que o Senhor havia estabelecido, por meio de seu sacrifício expressava humildade, sinceridade, obediência e fé. Deste modo, ao buscar o benefício do novo pacto de misericórdia por meio da semente prometida, o seu sacrifício tinha uma expressão que foi aceita por Deus. Abel fez a sua oferta por fé; porém, Caim não o fez assim (Hebreus 6:4). Em todas as épocas têm existido duas classes de adoradores, assim como foi com Caim e Abel, a saber: os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método de salvação do Evangelho, que procuram agradar a Deus com métodos projetados por eles mesmos, e os crentes humildes, que se aproximam dEle pelo caminho que Ele mesmo revelou. Caim entregou-se ao sentimento da ira maligna contra Abel, abrigando em si um espírito maligno de descontentamento e rebelião contra Deus.
O Senhor observa todas as nossas paixões e descontentamentos pecaminosos. Não há sequer um olhar de ódio, inveja ou enfado que escape ao seu olhar vigilante. Deus arrazoou com este homem rebelde; se tomasse o caminho correto, seria aceito. Alguns entendem este fato como um anúncio da misericórdia. "se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás". A mesma palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. É como se Deus dissesse: "Mesmo que não tenhas feito o bem, ainda não te desesperes; o remédio está à mão". A Bíblia diz que Cristo, que é a grande oferta pelo pecado, está à porta (Apocalipse 3:20). Portanto, pode-se dizer que aqueles que não vão à porta para pedir o benefício desta oferta pelo pecado, merecem perecer em seus pecados. A aceitação da oferta de Abel, por parte de Deus, não mudou o direito de primogenitura, tornando-o seu. Então, por que é que Caim enfureceu-se de tal maneira? As paixões e inquietações pecaminosas se desvanecem quando se busca a sua causa de modo estrito e justo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Mas, decorridos alguns dias, o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra. 1 Reis 17:7 6 Mas durante todo este tempo não estava eu em Jerusalém, porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei da Babilônia, fui ter com o rei; mas a cabo de alguns dias pedi licença ao rei, Neemias 13:6 1 Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso; 2 e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. 3 O que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor. 4 Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite. 5 E se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite. 6 Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; é oferta de cereais. 7 E se a tua oferta for oferta de cereais cozida na frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite. 8 Então trarás ao Senhor a oferta de cereais que for feita destas coisas; e será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9 E o sacerdote tomará da oferta de cereais o memorial dela, e o queimará sobre o altar; é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. 10 E o que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor. 11 Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento; porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor. Levítico 2:1-11 12 Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de melhor, as primícias destes que eles derem ao Senhor, a ti as tenho dado. Números 18:12