Comentário Bíblico
Adventista
Para louvor - (cba)
Efésios 1:6
Como resultado da revelação da graça de Deus na adoção, o universo obteve uma concepção verdadeira do caráter e dos propósitos de Deus e responde com expressões de louvor. Um dos propósitos do plano da salvação é vindicar o caráter de Deus perante o universo (ver Efésios 3:10,11; PP, 68; cf. DTN, 625, 626).
Glória de Sua graça - (cba)
Efésios 1:6
A abundância e plenitude da graça de Deus é um tema de destaque nesta epístola e é apresentado como o motivo principal de confiança e esperança (sobre graça, ver com. de Romanos 3:24).
Concedeu gratuitamente - (cba)
Efésios 1:6
Do gr. churitoõ, “dotar de graça", “tornar gracioso”. Aqui, obviamente se aplica o primeiro significado. A ideia é de graça concedida gratuitamente, pela qual fomos enriquecidos ou ornamentados. Aquele que entregou Seu Filho à morte ignominiosa também proporciona outras riquezas (Romanos 8:32). A misericórdia, o lavor e a boa disposição de I )eus para conosco permitem um relacionamento com Ele que não seria possível de outra forma. Deus não pode ser comprado nem subornado ou seduzido; o que Ele laz é o resultado da própria boa vontade por Seu propósito.
No Amado - (cba)
Efésios 1:6
Outra forma da expressão-chave desta epístola (ver com. de Efésios 1:1). A designação do Filho como o Amado é apropriada neste contexto. Os crentes são atraídos a Deus pelo Amado, como resultado, podem ser chamados de filhos amados (Efésios 5:1).
- 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1:1 1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1
Deus ama aqueles que recebem Sua graça da mesma maneira como ama Filho.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O Evangelho é a verdadeira ciência
Efésios 1:3-6
Ver João 1:12; Colossenses 1:26,27; . Essas alturas divinas que o verdadeiro crente pode alcançar. Todos os que quiserem podem ver o mistério da piedade. Mas é somente por meio de uma compreensão correta da missão e da obra de Cristo que a possibilidade de sermos completos Nele, aceitos no Amado, é colocada ao nosso alcance. Seu longo braço humano abraça a família humana; Seu braço divino agarra o trono do Infinito, para que o homem possa ter o benefício do infinito sacrifício feito em seu favor. E para todos quantos O recebem, Ele dá o poder de se tornarem filhos de Deus, mesmo para aqueles que crêem em Seu nome.
- 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, 27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:26,27
Muitos há que são muito exaltados em sua própria opinião para receber este mistério. Existe uma ciência que o Altíssimogostaria que esses grandes homens entendessem; mas eles não podem ver a Verdade, a Vida, a Luz do mundo. A ciência humana não é iluminação divina. A ciência divina é a demonstração do Espírito de Deus, inspirando fé implícita Nele. Os homens do mundo supõem que essa fé está abaixo da observação de suas grandes e inteligentes mentes, algo muito baixo para dar atenção; mas aqui eles cometem um grande erro. É muito alto para sua inteligência humana alcançar.
A mensagem do evangelho está longe de ser oposta ao verdadeiro conhecimento e realizações intelectuais. É em si mesma ciência verdadeira, verdadeiro conhecimento intelectual. A verdadeira sabedoria está infinitamente acima da compreensão dos sábios do mundo. A sabedoria oculta, que é Cristo formado no interior, a esperança da glória, é uma sabedoria tão elevada quanto o céu. Os profundos princípios de piedade são sublimes e eternos. Só uma experiência cristã pode ajudar-nos a compreender este problema e a obter os tesouros do conhecimento que foram escondidos nos conselhos de Deus, mas agora são revelados a todos os que têm uma ligação vital com Cristo. Todos os que quiserem saberão da doutrina ( The Review and Herald, 18 de julho de 1899 ).
Exaltando o Caráter de Cristo
Efésios 1:6
Ver Efésios 2:7; Mateus 3:16,17; Lucas 17:10; Efésios 1:20,21; Hebreus 4:15,16; Hebreus 9:24. Os homens mais talentosos da Terra poderiam encontrar emprego abundante, de agora até o julgamento, para todas as suas faculdades dadas por Deus, em exaltar o caráter de Cristo. Mas eles ainda falham em apresentá-lo como Ele é. Os mistérios da redenção, abrangendo o caráter divino-humano de Cristo, Sua encarnação, Sua expiação pelo pecado, poderiam empregar as penas e os mais elevados poderes mentais dos homens mais sábios de agora até que Cristo seja revelado nas nuvens do céu em poder e grande glória . Mas, embora esses homens devam procurar com todo o seu poder dar uma representação de Cristo e de Sua obra, a representação ficaria muito aquém da realidade. ...
- 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16,17 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17:10 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:20,21 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:15,16 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24
O tema da redenção empregará as mentes e línguas dos redimidos por eras eternas. O reflexo da glória de Deus brilhará para todo o sempre na face do Salvador ( Carta 280,1904 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 1:3-8
As bênçãos celestiais e espirituais são as melhores bênçãos. Tendo-as, não podemos ser miseráveis; porém, sem estas, não podemos ser nada mais do que miseráveis. Este fato vem da escolha deles em Cristo, antes da fundação do mundo, para que fossem feitos santos por meio da separação do pecado, sendo separados para Deus e santificados pelo Espírito Santo, como consequência de sua eleição em Cristo. Todos aqueles que são escolhidos para a felicidade final são escolhidos para que tenham a santidade como meio para alcançarem este final. Foram predestinados ou preordenados com amor, para que tenham a oportunidade de ser adotados como filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus, e serem abertamente recebidos nos privilégios deste elevado relacionamento com Ele.
O crente reconciliado e adotado, o pecador perdoado, deve dar todo o louvor por sua salvação a seu bondoso Pai. O seu amor estabeleceu este método de redenção, não poupou o seu próprio Filho, e trouxe os crentes para que ouvissem e abraçassem esta salvação. Foi uma riqueza de sua graça garantir o seu próprio Filho, e entregá-lo gratuitamente. Este método da graça não estimula o mal; mostra o quão odioso é o pecado, e o quão merecedor é da vingança. As atitudes do crente e as suas palavras devem declarar os louvores da misericórdia divina.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 109

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 113

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 140

Nossa Alta Vocação, Pág. 151

Nos Lugares Celestiais, Pág. 21

Nossa Alta Vocação, Pág. 48

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 834
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, 8 que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, 12 com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo; 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Efésios 1:7,8,12,14,18 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, Efésios 3:10,11 4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4 21 esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor. Isaías 43:21 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. 11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações. Isaías 61:3,11 9 E esta cidade me servirá de nome de gozo, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem de todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou. Jeremias 33:9 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. Lucas 2:14 23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Romanos 9:23,24 15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 2 Coríntios 4:15 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11 19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Filipenses 4:19 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:8-10 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:14-16 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ma quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 4:11 24 De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele. 25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Isaías 45:24,25 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:6 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:22-26 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abund muitos. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. Romanos 5:15-19 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5 20 Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão. Salmos 22:20 5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos. Salmos 60:5 30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; 31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. Provérbios 8:30,31 1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele, e ele trará justiça às nações. Isaías 42:1 1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome 2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; 3 e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado. Isaías 49:1-3 7 Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos. Zacarias 13:7 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Mateus 17:5 35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. João 3:35 17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. João 10:17 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; Colossenses 1:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Exaltai-O, Pág. 109

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 113

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 140

Nossa Alta Vocação, Pág. 151

Nos Lugares Celestiais, Pág. 21

Nossa Alta Vocação, Pág. 48

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 834