Comentário Bíblico
Adventista
A serpente - (cba)
Gênesis 3:1
Com a serpente, surge na narrativa uma nova figura que exercerá tremenda influência na história subsequente do mundo. Moisés passa da descrição das condições perfeitas do paraíso para a história da queda, devido à qual a Terra foi transformada de um mundo de felicidade, amor e perfeição, para um mundo de tristeza, ódio e maldade. Moisés não descreve como foi o período feliz no Éden, o tempo passado em completa ventura, no estudo da natureza, no cultivo do jardim, como Deus havi a ordenado, e na comunhão diária com o Criador nas horas frescas do entardecer (Gênesis 3:8).
Mais sagaz que todos os animais selváticos - (cba)
Gênesis 3:1
A serpente é apresentada como uma criatura mais sagaz que os outros animais. A palavra "sagaz", 'arunz, é algumas vezes usada na Bíblia para indicar uma desfavorável tendência de caráter (Jó 5:12; Jó 15:5), com a conotação de ser "astuto" ou "ardiloso", mas geralmente é empregada no sentido favorável de ser prudente (ver Provérbios 12:16,23; Provérbios 13:16; Provérbios 14:8,15,18; Provérbios 22:3; Provérbios 27:12). Este último sentido, o favorável, parece preferível aqui, porque a serpente era um dos seres que Deus havia declarado como sendo "bom" e até "muito bom" (Gênesis 1:25,31). O caráter malévolo das serpentes de hoje é resultado da queda e da subsequente maldição, e não uma característica desse animal ao ser criado.
- 12 Ele frustra as maquinações dos astutos, de modo que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito. Jó 5:12 5 Pois a tua iniqüidade ensina a tua boca, e escolhes a língua dos astutos. Jó 15:5 16 A ira do insensato logo se revela; mas o prudente encobre a afronta. 23 O homem prudente encobre o conhecimento; mas o coração dos tolos proclama a estultícia. Provérbios 12:16,23 16 Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez. Provérbios 13:16 8 A sabedoria do prudente é entender o seu caminho; porém a estultícia dos tolos é enganar. 15 O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos. 18 Os simples herdam a estultícia; mas os prudentes se coroam de conhecimento. Provérbios 14:8,15,18 3 O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena. Provérbios 22:3 12 O prudente vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena. Provérbios 27:12 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:25,31
Dificilmente precisaria ser refutada a objeção de que a serpente não era um animal verdadeiro, mas um ser sobrenatural, em vista da declaração explícita de que ela era, de fato, um animal. Contudo, a Bíblia toda deixa bem claro que o responsável pela queda do homem não foi a serpente em si, mas Satanás (ver João 8:44; 2 Coríntios 11:3,14; Romanos 16:20). Contudo, em sentido figurativo, Satanás é ocasionalmente chamado de "serpente", porque a usou como médium em sua campanha para enganar o homem (ver Apocalipse 12:9; Apocalipse 20:2).
- 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 2 Coríntios 11:3,14 20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Romanos 16:20 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Apocalipse 20:2
A queda de Lúcifer, que havia sido o primeiro entre os anjos do Céu (Isaías 14:12,13; Ezequiel 28:13-15), obviamente precedeu a queda do homem (ver PP, 35, 36). Deus conversava diariamente com o homem no jardim, e não o havia deixado na ignorância sobre os eventos ocorridos no Céu. O Criador o havia colocado a par da apostasia de Satanás e de outros anjos, a respeito de cuja chegada Adão precisava estar alerta. Talvez Adão e Eva esperassem ver Satanás aparecer como um anjo e se sentissem preparados para enfrentá-lo como tal e rejeitar suas tentações. Mas, em vez disso, ele falou a Eva através de uma serpente, tomando-a de surpresa. Isso, porém, de maneira alguma desculpa o pecado de Eva, embora seja verdade que ela foi enganada (ver 1 Timóteo 2:14; 2 Coríntios 11:3).
- 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; Isaías 14:12,13 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Ezequiel 28:13-15 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 1 Timóteo 2:14 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3
A prova de nossos primeiros pais foi permitida como um teste de lealdade e amor. Esse teste era essencial para o desenvolvimento espiritual e a formação do caráter. Se tivessem saído do teste incólumes, o resultado teria sido felicidade eterna. Uma vez que Deus não permitiria serem tentados acima de sua capacidade para resistir (1 Coríntios 10:13), não deixou que Satanás se aproximasse deles numa forma semelhante à dEle, nem em qualquer outro lugar a não ser nessa árvore (SP1, 34). Satanás, portanto, surgiu na forma de uma criatura, não só inferior a Deus, mas bem inferior ao próprio homem. De modo que Adão e Eva, ao permitirem que Satanás os persuadisse a transgredir o mandamento de Deus, por meio de um mero animal, ficaram duplamente sem desculpa.
Disse à mulher - (cba)
Gênesis 3:1
Usando a serpente como médium, Satanás achou um momento em que pôde se dirigir à mulher sozinha. Sempre é mais fácil persuadir uma pessoa a fazer algo errado quando ela está longe de um ambiente protetor. Tivesse Eva permanecido junto ao marido, sua presença teria sido uma proteção para ela, e a história sem dúvida teria tido uma sequência diferente.
É assim que Deus disse - (cba)
Gênesis 3:1
Satanás se dirigiu à mulher com uma pergunta que parecia inocente, mas era cheia de astúcia. Tem sido debatido se a pergunta deve ser traduzida como: (1) "Não comereis de toda árvore do jardim?", com o significado de: "Há algumas árvores no jardim das quais vocês não podem comer?", ou (2) "Não comereis de nenhuma árvore do jardim". O hebraico permite ambas as traduções e carrega, portanto, certa ambiguidade. Satanás planejou que suas palavras fossem indefinidas e ambíguas. Seu propósito era óbvio. Ele desejava semear dúvidas no coração da mulher quanto à verdadeira fraseologia, o exato significado do mandamento divino e, especialmente, com respeito à lógica e à justiça de um mandamento desse tipo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 3:1-6
Estes versículos falam da origem do pecado na Terra; Em Gênesis 3:8-14; Gênesis 3:16-19 narram seus resultados: em Gênesis 3:15 menciona o remédio. Todavia, o pecado em si remonta à rebelião no Céu (sobre a origem do PECADO no Céu. ver Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:15-17; Apocalipse 12:7-9; confira em 1 João 3:4 mais sobre a natureza essencial do PECADO; quanto aos resultados universais do PECADO sobre a natureza humana, ver Gênesis 8:21; Salmos 51:5; Jeremias 17:9; Marcos 7:21; Romanos 3:23; Romanos 5:10; Romanos 6:16,23; Efésios 2:3; Tiago 4:1,2; 1 Pedro 5:8).
- 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gênesis 3:8-14 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:16-19 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:12-14 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. 16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Ezequiel 28:15-17 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 1 João 3:4 21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21 5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:5 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9 21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, Marcos 7:21 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:16,23 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Tiago 4:1,2 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
Mas
Gênesis 3:1
Liga a história da queda ao relato da criação. A conjunção "mas" é usada para destacar a importante conexão Depois de uma criação perfeita, o leitor ingênuo esperaria outra "boa história", que ilustrasse o maravilhoso plano de Deus para a humanidade.
sagaz
Gênesis 3:1
O termo pode ser tanto negativo quanto positivo e é usado com frequência na literatura de Sabedoria (a mesma palavra hebraica é traduzida por "prudente", em Provérbios 12:16,23; Provérbios 13:16). No contexto mais amplo, o uso em comparação sugere uma conotação negativa. A sagacidade tirou os seres humanos do jardim de um estado de harmonia perfeita, levando-os a uma sensação de vergonha, ao reconhecer a própria nudez (Gênesis 3:10,11). O ardil da serpente é ressaltado por sua habilidade de falar e pelo vocabulário da pergunta. Não foi um ataque direto, mas uma abordagem mais sutil, tendo em vista semear dúvida. Na mitologia da época, era comum encontrar serpentes que se opunham à divindade-criadora. Jó 26:12-14 descreve a criatural que Deus derrotou a criação. Apocalipse 12:9 e Apocalipse 20:2 identificam a serpente com Satanás, aquele que desafiou a Deus no contexto do grande conflito.
- 16 A ira do insensato logo se revela; mas o prudente encobre a afronta. 23 O homem prudente encobre o conhecimento; mas o coração dos tolos proclama a estultícia. Provérbios 12:16,23 16 Em tudo o homem prudente procede com conhecimento; mas o tolo espraia a sua insensatez. Provérbios 13:16 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Gênesis 3:10,11 12 Com o seu poder fez sossegar o mar, e com o seu entendimento abateu a Raabe. 13 Pelo seu sopro ornou o céu; a sua mão traspassou a serpente veloz. 14 Eis que essas coisas são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pequeno é o sussurro que dele, ouvimos! Mas o trovão do seu poder, quem o poderá entender? Jó 26:12-14 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Apocalipse 20:2
Não comereis de toda
Gênesis 3:1
A serpente modificou sutilmente a ordem original e positiva divina (Gênesis 2:16), ao torná-la negativa e colocar a ordem no plural. Parece semelhante, mas o significado fora alterado por completo.
A Serpente
Gênesis 3:1
Leia Gênesis 3:1; 2 Coríntios 11:3; Apocalipse 12:7-9. Quem era a serpente e como esta enganou Eva?
- 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9
O texto começa com “a serpente”. A sintaxe da frase sugere ênfase: Além disso, “a serpente” tem o artigo definido, indicando que se trata de uma figura bem conhecida, como se o leitor já devesse saber quem é. Assim, a existência desse ser é afirmada desde a primeira palavra do capítulo.
As Escrituras identificam a serpente como o inimigo de Deus (Isaías 27:1) e explicitamente a chamam de “diabo e Satanás” (Apocalipse 12:9). Da mesma forma, no antigo Oriente Próximo, a serpente personificava o poder do mal.
- 1 Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar. Isaías 27:1 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9
“Para realizar sua obra sem que fosse percebido, Satanás preferiu fazer uso da serpente como médium, um disfarce bem adequado ao seu propósito de enganar. Naquele tempo, a serpente era uma das criaturas mais astutas e belas da Terra. Tinha asas e, enquanto voava, apresentava um esplendor deslumbrante, tendo a cor e o brilho de ouro polido” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 29 [53]).Ao falar sobre o diabo, em qualquer forma que apareça, a Bíblia não traz uma simples metáfora. Satanás é descrito como um ser literal e não apenas um símbolo retórico ou um princípio abstrato para representar o mal ou o lado tenebroso da humanidade.A serpente não se apresentou como inimiga de Deus, ao contrário, se referiu às palavras de Deus, as quais ela repetiu e parecia apoiar. Ou seja, desde o início, podemos ver que Satanás gosta de citar Deus e, como se verá mais tarde, até cita as próprias Escrituras (Mateus 4:6).Observe também que a serpente não discutiu imediatamente com a mulher, mas fez uma pergunta indicando que acreditava no que o Senhor disse. Afinal, perguntou: “É verdade que Deus disse [...]” (Gênesis 3:1)? Assim, desde o início, podemos ver o quanto esse ser era astuto e enganador.
- 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:6 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Gênesis 3:1
Uma sucessão de quedas
Gênesis 3:1-6
Se a corrida tivesse cessado de cair quando Adão foi expulso do Éden, estaríamos agora em uma condição muito mais elevada física, mental e moralmente. Mas enquanto os homens deploram a queda de Adão, que resultou em tão indizível desgraça, eles desobedecem às injunções expressas de Deus, assim como Adão, embora tenham seu exemplo para adverti-los de fazer o que ele fez ao violar a lei de Jeová. Quem dera aquele homem tivesse parado de cair com Adão. Mas houve uma sucessão de quedas. Os homens não aceitarão o aviso da experiência de Adão. Eles condescenderão com o apetite e a paixão em violação direta da lei de Deus, e ao mesmo tempo continuarão a lamentar a transgressão de Adão, que trouxe o pecado ao mundo.
Desde os dias de Adão até os nossos, houve uma sucessão de quedas, cada uma maior do que a anterior, em todas as espécies de crime. Deus não criou uma raça de seres tão desprovidos de saúde, beleza e poder moral como agora existe no mundo. Doenças de todo tipotem vindo a aumentar terrivelmente na corrida. Isso não foi pela providência especial de Deus, mas diretamente contrário à Sua vontade. Ocorreu pelo desprezo do homem pelos próprios meios que Deus ordenou para protegê-lo dos terríveis males existentes ( The Review and Herald, 4 de março de 1875 ).
Satanás usa instrumentos
Gênesis 3:1
No Éden, Satanás usou a serpente como seu instrumento. Hoje ele se vale dos membros da família humana, esforçando-se por meio de todas as espécies de astúcia e engano para bloquear o caminho da justiça aberto para os resgatados do Senhor caminharem ( Carta 91, 1900 ).
O fruto proibido
Gênesis 3:1-6
Leia Gênesis 2:16,17 e Gênesis 3:1-6 (ver também João 8:44). Compare as palavras da ordem divina a Adão com as palavras da serpente à mulher. Quais são as diferenças entre as falas e qual é o significado dessas diferenças?
- 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:1-6 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Observe os paralelos entre a conversa de Deus com Adão (Gênesis 2:16,17) e a conversa de Eva com a serpente. É como se a serpente tivesse substituído Deus e soubesse ainda mais do que Ele. A princípio, ela apenas fez uma pergunta, dando a entender que a mulher talvez tivesse entendido mal a ordem divina; porém, em seguida, Satanás questionou abertamente as intenções de Deus e até O contradisse.
O ataque de Satanás envolvia duas questões: a morte e o conhecimento do bem e do mal. Enquanto Deus afirmou de maneira clara e enfática que a morte deles seria certa (Gênesis 2:17), Satanás disse que, ao contrário, não morreriam, sugerindo que os humanos eram imortais (Gênesis 3:4). Enquanto Deus proibiu Adão e Eva de comer do fruto, Satanás os encorajou a fazê- lo, pois, comendo-o, seriam como Deus (Gênesis 3:5).Os dois argumentos de Satanás, imortalidade e semelhança com Deus, convenceram Eva a comer o fruto. É preocupante o fato de que tão logo a mulher decidiu desobedecer a Deus e comer o fruto proibido, ela se comportou como se Deus não estivesse mais presente e tivesse sido substituído por ela mesma. O texto bíblico alude a essa mudança de personalidade. Na avaliação de Eva sobre o fruto proibido, a Bíblia usou a linguagem de Deus: “vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer” (Gênesis 3:6). Isso lembra a avaliação de Deus sobre Sua criação: “e viu [...] que era boa” (Gênesis 1:4, ARC, etc.).Essas duas tentações, a de ser imortal e a de ser como Deus, estão na raiz da ideia de imortalidade das antigas religiões egípcia e grega. O desejo de imortalidade, que acreditavam ser um atributo divino, obrigava essas pessoas a buscar a condição divina a fim de adquirir a imortalidade. Sorrateiramente, essa forma de pensar se infiltrou nas culturas judaico-cristãs e deu origem à crença na imortalidade da alma, que ainda subsiste em muitas igrejas.
- 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:4 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3:5 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:4
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:1-5
Satanás atacou os nossos primeiros pais para levá-los a transgredir, e a tentação causou-lhes uma fatalidade. O tentador foi o Diabo, que entrou na serpente. O plano de Satanás era arrastar os nossos primeiros pais ao pecado e, assim, colocar separação entre eles e o seu Deus. Deste modo, o Diabo foi desde o princípio um homicida e um grande realizador de maldades. A pessoa tentada foi a mulher: a tática de Satanás foi entabular uma conversa com ela, enquanto se encontrava sozinha. Existem muitas tentações perante as quais o fato de a pessoa estar a sós, fornece uma grande vantagem ao tentador; ao passo que a comunhão entre os santos cuida em grande medida da fortaleza e segurança deles. Satanás tirou proveito, ao encontrar a mulher sozinha, e nas proximidades da árvore proibida.
Satanás tentou Eva para, através dela, derrubar Adão. A sua tática é nos tentar por meios dos quais não suspeitamos, e por pessoas que possuam a maior influência sobre nós. Satanás colocou em dúvida se era ou não pecado comer do fruto daquela árvore. Não deixou o seu desígnio aparente no princípio; porém, formulou uma pergunta que parecia inocente. Aquele que deseja estar a salvo, deve ter o cuidado de não conversar com o tentador, pois este citou mal o mandamento, falando de forma sarcástica. O Diabo, um mentiroso juramentado, é também desde o princípio um escarnecedor; e os escarnecedores são seus filhos. A artimanha de Satanás consiste em falar da lei divina como sendo duvidosa ou irracional e, assim, atrai as pessoas ao pecado; a nossa sabedoria consiste em mantermos firme a nossa crença no mandamento de Deus, e um elevado respeito por Ele.
Como foi que Deus disse? Não mentireis, não tomareis o seu nome em vão, não vos embriagueis, e outros mandamentos como estes? Se estou certo de que Ele o disse, para mim está dito corretamente; e, por sua graça, eu o cumprirei. Entabular uma conversa como esta com a serpente foi uma fraqueza de Eva. Por sua pergunta, Eva deveria ter notado que a serpente não tinha boas intenções; portanto, deveria ter retrocedido. Satanás ensina os homens primeiramente a duvidar, e em seguida a negar. Promete-lhes benefícios se comerem deste fruto. O seu objetivo é introduzir o descontentamento com o seu estado presente, como se este não fosse tão bom quanto poderia ou deveria ser. Nenhum estado por si mesmo dará contentamento, a menos que a mente seja posta nele. Satanás os tenta para que busquem uma ascensão, como se fossem dignos de serem deuses.
O próprio Satanás arruinou-se quando desejou ser como o Altíssimo, e, logo, procurou infectar os nossos primeiros pais com o mesmo desejo para também arruiná-los. O Diabo ainda atrai as pessoas à sua esfera de interesse, a fim de sugerir-lhes pensamentos maus acerca de Deus, e falsas esperanças de alcançarem benefícios por meio do pecado. Portanto, tenhamos sempre bons pensamentos a respeito da pessoa de Deus, como sendo Ele mesmo o Supremo bem, e pensemos mal sobre o pecado, como sendo o supremo mal: deste modo resistiremos ao Diabo, e ele fugirá de nós.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 10

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 118

Filhas de Deus, Pág. 14

Cristo Triunfante, Pág. 17

Cristo Triunfante, Pág. 220

O Grande Conflito, Pág. 531

Patriarcas e Profetas, Pág. 54
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:13-15 1 Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar. Isaías 27:1 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 2 Coríntios 11:3,14 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Apocalipse 20:2 28 Nisso abriu o Senhor a boca da jumenta, a qual perguntou a Balaão: Que te fiz eu, para que me espancasses estas três vezes? 29 Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; oxalá tivesse eu uma espada na mão, pois agora te mataria. Números 22:28,29 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10 7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4:3,6,9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 10

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 118

Filhas de Deus, Pág. 14

Cristo Triunfante, Pág. 17

Cristo Triunfante, Pág. 220

O Grande Conflito, Pág. 531

Patriarcas e Profetas, Pág. 54